[RESOLVIDO] Pegar mensagem de erro do banco de dados no botão run

Prezados bom dia tudo bem?
Eu estou com um probleminha e não consegui resolver, procurei as macros mas a que aparentemente resolve meu caso, funciona nem aplicações tipo formulário e meu caso é consulta com botão run.

Meu caso é o seguinte: no evento onRecord do botão RUN, eu estou executando dois inserts, e eu gostaria que quando fosse identificado duplicidade de registros pela chave de índice unique que criei no mysql, eu pudesse trataar a mensagem bruta que vem do banco, não é bonito para o usuário ver a mensagem do jeito que vem, até porque vem nome de campos e toda a sintaxe de sql no retorno.

Exite uma macro ou alguma maneira de ser identificada duplicidade e eu poder tratar com uma mensagem amigável?

Estou usando o scriptcase 8.1.

Desde já agradeço a ajuda

Olá Marcelo,
como você disse, a macro {sc_erro_insert} só funciona em formulários.
Eu acho que antes de fazer o insert, vai ter que pesquisar se o registro existe.
Eu tentei capturar se existe erro usando try / catch, mais nâo gera erro.

Atenciosamente,
Mauricio

1 Curtida

É amigo, eu havia pensado nisso, mas não achei que fosse o que eu deveria fazer já que existem tantas macros e até que faz isso, o que é show, mas o que quebra é ter limitação de eventos, então vou ter que fazer a validação mesmo. Obrigado

vc pode fazer o INSERT com sc_lookup também.

1 Curtida

Perfeito Haroldo, o sc_lookup(rs, $insert_sql); não retornou o erro para ser tratado em uma mensagem amigável, mas pelo menos escondeu a mensagem grotesca. Não insere com duplicidade e não mostra a mensagem bruta. Neste caso resolveu.

Obrigado!!!

1 Curtida