[Resolvido] Migração Mysql 5.6 para MariaDB 10.0.15

Bom dia,
Alguém já migrou do Mysql 5.6 produção com base de dados e tudo para o MariaDB 10.0?
Pelo que li basta fazer backup, desinstalar o mysql, instalar o MariaDB e fazer um mysql_upgrade.
Nada mais precisa ser feito, nem mesmo restore.
Este é o caminho das pedras?
Por favor se alguém já o fez poste sua experiência.
Pretendo migrar meu servidor do mysql para o MariaDB agora no Carnaval e isto ajudaria muito.
Obrigado

Alexandre bom dia,

Pelo que vi, realmente é só fazer upload das tuas bases de dados do MySQL para o MariaDB. Fiz isto aqui e funcionou certinho, em meus testes. Uma fora de ver como funciona é pegando uma base de dados somente e migrando para MariaDB. Em estando tudo certo, faz-se com as demais.

Kleyber,
Pelo que li é somente desinstalar o mysql. Instalar o mariadb e rodar o comando mysql_upgrade. Não é necessário fazer backup e restore, ou seja, upload dos dados.

Alexandre, vou fazer o teste e posto aqui minha experiência. Já estou estudando tudo sobre o MariaBD. O que você tiver de novidade posta aqui, eu vou fazer o mesmo. Abraço.

Pode deixar Fred eu irei colocar as novidades.

Alexandre, a migração é muito simples. O problema são as incompatibilidades. Eu fiz a migração com sucesso pro Ubuntu 14.10. Porém eu uso muito código desenvolvido manualmente, e inclusive a função mysql_query() nos relatórios TCPDF. Sendo assim esta dando o erro!

mysql_query(): No such file or directory

Fui dar uma olhada na documentação e existe esse conflito, porém o erro que esta dando no meu não é desse conflito não. Agora terei que estudar pra descobrir.

https://mariadb.com/kb/en/mariadb/installation-issues-with-php5/

Parece erro do socket.
O php não está conseguindo conectar no maridb.
Ai o mysql_query não executa.
Veja no my.cnf do mysql onde ele colocava o mysqld.sock e veja no maria db onde ele esta colocando o mysqld.sock.
se forem caminhos diferentes ajuste o my.cnf do mariadb para ficar igual o path do socket

Outra coisa que pode tentar fazer é usar o php5-mysqlnd ao invés do php5-mysql.
Pois aqui https://mariadb.com/kb/en/mariadb/installation-issues-with-php5/ fala que pode ser por causa do php5-mysql ser compilado com uma lib cliente diferente da lib do mariadb.
O php5-mysqlnd resolve esta situação.
apt-get install php5-mysqlnd

O caminho é esse: /var/run/mysqld/mysqld.sock (o que esta no my.cnf do mysql)

O apt-get install php5-mysqlnd apesar de ter instalado com sucesso não resolveu.

No scriptcase quando edita a conexão ela passa no teste?

Engraçado é que ele manda colocar o mysqlnd driver como melhor solução:
" Switch to using the mysqlnd driver in PHP (Recommended solution).
Run with a lower error reporting level:

$err_level = error_reporting(0);
$conn = mysql_connect('params');
error_reporting($err_level); 

Recompile PHP with the MariaDB client libraries.
Use your original MySQL client library with the MariaDB. "

Você reiniciou o apache depois de instalar o php5-mysqlnd?

Eu tenho uma base aqui de 12Gb que não quer migrar para o MariaDB. Deve ser muito teimosa.
O erro ocorre na hora de trazer os dados de campo blob.
Ele diz que o campo é muito grande é irá fazer conversão para log text ou raw e blablabla.
Terei que estudar melhor esta migração

Pois é, reiniciei o apache e até agora nada! Tô ficando preocupado. Não respondi antes porque ontem fui dormir cedo. Sobre os campos blob aqui só uso pra logo marca e deu certo tranquilo. Acredito que deve ter uma limitação em espaço com MariaDB, não sei!

Sobre o erro

ERRO
mysql_query(): No such file or directory
ERRO
mysql_query(): A link to the server could not be established

Obs(Da esses 2 erros ao mesmo tempo) vou ter que estudar mais um pouco! Meu código é o seguinte:

Tenho uma instrução SQL:
$Sql1 = “SELECT bla bla bla…”;

E uso o mysql_query para tratar o select. Exemplo:

$exe_sql1=mysql_query($Sql1) or die (mysql_error());

Em seguida tenho um simples “While” usando o mysql_fetch_array para pegar os dados da query:

while($receita1 = mysql_fetch_array($exe_sql1)){


}

O erro é justamente no mysql_query. Isso funcionava de boa!

Outra coisa estou tendo esse erro ao dar um apt-get update:

W: Erro GPG: http://mirror.jmu.edu trusty InRelease: As assinaturas a seguir não puderam ser verificadas devido à chave pública não estar disponível: NO_PUBKEY CBCB082A1BB943DB

O que seria esse GPG ?

tentou acessar a base pelo prompt do mariadb para testar os comandos ?

Estou com os seguintes erros ao tentar atualizar o MariaDB no Ubuntu:

Tentei atualizar pelo terminal mas o erro persiste:

Então no terminal eu fiz: apt_get install -f

Alguém pode me auxiliar… O problema que agora to com meus projetos em produção tudo parado!

Fred,
Você não instalou a chave do repositório.
Por isto dá estes erro GPG.
Siga o tutorial do https://downloads.mariadb.org/mariadb/repositories/#mirror=edatel
lá tem como instalar a chave.
Quanto ao erro de conexão.
Acho que terá que compilar a extensão do php para o mysql com o mariadb instalado.
Se quiser mais tarde podemos fazer isto.
É super simples de compilar extensões no php.

me chame no skype: simaoebuhler

Agora que vi. Você é doido de testar uma migração no ambiente de produção?
ou você testou somente no seu micro de desenvolvimento?

Pessoal faça backup geral do mysql antes de tentar migrar para o mariadb.
Resolvido com Fred os erros na migração dele.