[RESOLVIDO] Mensagem de Exclusão do banco

Prezados!!
Existe uma maneira de personalizar a mensagem de retorno de exclusão do relacionamento do banco ?
O SC permite uma mensagem, mas logo após vem a msg do BD, ou seja a msg do SC não substitui a msg que retorna do BD. Existe uma solução no SC. Obrigado.

1 Curtida

Olá, irmão, tudo bem? Espero que sim.

Se não me falha a memória, o projeto possibilita alterar as mensagens padrões do ScriptCase em sua execução, incluindo as que são utilizadas nas exclusões.

Verifica nas configurações do projeto e se você encontrar a mensagem de exclusão igual à que aparece e que você deseja alterar, faça um teste alterando a mesma.

Você pode até utilizar o dicionário de dados para criar mensagens específicas e chamá-las em situações necessárias.

Certinho? Que Deus te abençoe e que dê tudo certo no teu projeto.

Olá Luis, obrigado pela info.
Já fiz essa mudança, mas retorna as 2 mensagens, ou seja, a que eu criei e a que vem do banco.
Vou continuar buscando um jeito, porque fica muito estranho a informação técnica ao usuário.
Abc,

Entendi. Boa sorte, irmão. Tomara que você encontre a solução.
Qualquer coisa posta um print pra gente ver a mensagem pra termos uma ideia melhor da situação.
Que Deus te abençoe.

Bom dia Isaías. Você está mandando mostrar sempre as mensagens que vem do banco?

Kleyber, Bom dia!
Onde posso desabilitar essas mensagens que vem do banco?.
Já busquei no SC e não encontrei, até desabilitei todas as mensagens de erro do formulário e não resolveu.
Agradeço antecipadamente qualquer ajuda. Obg.

Obrigado Luis, Bom dia!.

No Form, costuma ser aqui:

Desabilitar Opção Erro SQL

Mas seria interessante você nos mostrar a tela do erro que vem do banco…

Kleyber, Boa Tarde!
No form posso excluir o “View SQL” ok, mas continua vindo esta mensagem de não permissão de exclusão quando existe uma chave estrangeira. Ok, não deve excluir mesmo nesta situação, quero mudar a mensagem. No form, já fiz testes retirando todos os itens que geram mensagens de erro no form.
Obrigado pela ajuda.

Boa noite, irmão, tudo bem? Espero que sim.

Existe um jeito de você contornar esta situação.

Você pode criar um método no evento BeforeDelete para pesquisar nesta tabela de chave estrangeira que é exibida pelo erro se existe lá algum registro vinculado a este que o usuário quer excluir.

Se houver, você usa a macro sc_error_message para exibir sua própria mensagem e então usa a macro sc_error_exit para cancelar a exclusão.

Aí caso não haja registros vinculados, o ScriptCase poderá excluir normalmente o registro.

Que Deus te abençoe.

Luis, Obrigado pela luz, ao procurar nas macros, encontrei a solução pronta que é a que segue:
no evento OnAfterDelete coloquei o código previsto na macro e coloquei a mensagem comum e mais amigável. e bingo !!!

sc_error_continue(“delete”);
if (!empty({sc_erro_delete}))
{
$tmp = strrpos({sc_erro_delete}, “]”);

if ($tmp !== false)
{
	{sc_erro_delete} = substr({sc_erro_delete}, $tmp + 1);
}
sc_error_message("Ops!!, Não é possível exclusão.<br>Este registro está relacionado<br>com outra tabela.");
sc_erro_exit;

}

1 Curtida