[Resolvido] - Máscara em função Concat Mysql

Olá pessoal.
Tenho a seguinte consulta:

No campo telefone tenho o seguinte código:

SELECT CONCAT( te.num_telefone, ' - ', tp_te.tipo_telefone) as Telefone FROM tb_telefone te INNER JOIN tipo_telefone tp_te ON te.id_tipo_telefone = tp_te.id_tipo_telefone WHERE (te.id_paciente = {pa.id_paciente})

Teria como formatar esse número do telefone para:

(12) 3133-5522 - Fixo
(12) 3333-1111 - Fixo
(12) 9-9744-1211 - Celular

Obrigado.

Formatar direto no SQL??
Tem sim mais vai ter que desenvolver uma Function que faça isso

Caro Willian.
Seria no próprio sql sim.
Já tenho a solução com apoio de um colega de outro fórum.
Segue abaixo a solução caso alguém mais necessite de algo parecido.

SELECT CASE WHEN LENGTH(te.num_telefone) = 10 THEN CONCAT(SUBSTR(CONCAT('(',te.num_telefone),1,3) , ') ' , SUBSTR(CONCAT('(',te.num_telefone),4,4) , '-' , SUBSTR(CONCAT('(',te.num_telefone),8,5) , ' - ' , tp_te.tipo_telefone ) WHEN LENGTH(te.num_telefone) = 11 THEN CONCAT(SUBSTR(CONCAT('(',te.num_telefone),1,3) , ') ' , SUBSTR(CONCAT('(',te.num_telefone),4,1) , '-' , SUBSTR(CONCAT('(',te.num_telefone),5,4) , '-' , SUBSTR(CONCAT('(',te.num_telefone),9,5) , ' - ' , tp_te.tipo_telefone ) ELSE te.num_telefone END AS Telefone FROM tb_telefone te INNER JOIN tipo_telefone tp_te ON te.id_tipo_telefone = tp_te.id_tipo_telefone WHERE (te.id_paciente = {pa.id_paciente});

Isso mesmo no seu caso você aplico direto no SQL eu particularmente criaria uma Function assim poderia aplicar onde quisesse sem ter que escrever tudo de novo.
Mais e isso ai sim, valeu por compartilhar com o pessoal daqui.
abraços

Function direto no mysql no banco é isso?

Por mudar a quantidade de caracteres, fixo / celular seria uma função mesmo, use a máscara do campo, se não me engano dá pra deixar mais de uma formatação tipo com 8 ou 9 dígitos.
Se não der faça pelo onRecord,
um if no campo usando a função php strlen para descobrir a quant de caracteres do campo e monta concatenando campo com texto.

Isso mesmo

Nunca fiz function direto no banco, mas vou ver como se faz esse trem.
Esse código resolveu meu problema pois estava meio encrencado com isso. Heheheh.
Assim que possível postarei um upgrade desse código.
Recebi tanta ajuda desse fórum que esse código não é nada Willian.
Se posso ajudar atrapalhar jamais.