[RESOLVIDO] Gravar informação de campo (quer encontre através de consulta ou não)

Bom dia,

Tenho um formulário que contem um campo que vai consultar a outra tabela.
Até aqui tudo bem… no campo coloquei como “Data type: Text Auto-Complete” e no “Lookup settings” criei o select à tabela onde vai procurar a informação.

A questão é que eu queria ter um campo que fosse consultar a tabela, mas caso não encontrasse/retomasse informação pudesse escrever qualquer coisa nesse campo e gravar na base de dados.

Exemplo:
tbl_principal (Id, id_cliente, morada)
tbl_clientes (id, cliente, nome)

Eu quero que a tbl_principal, campo id_cliente, faça a consulta à tbl_clientes, mas caso não encontre aceite qualquer coisa que se coloque e grave na tabela tbl_principal.

Obrigado pela ajuda

Caso ninguém responder ao Post com outra sugestão, tem essa Dica minha, porque infelizmente
o SC não faz este procedimento simples que ‘ele deveria’ ter por padrão, muitas vezes precisamos
fazer isso, ‘caso não existir na tabela’ incluir automaticamente.

2 Curtidas

Obrigado, mas penso que esta sugestão seja para incluir valor na tabela que estamos a consultar caso não tenha os dados que estamos a consultar.
O que eu queria: na tabela principal, o campo “nomefruta” consultar a tabela “tbl_frutas”. Se houver correspondência de dados vai buscar o que tiver na tabela “tbl_frutas”, senão escreve o que colocarmos no campo.(não necessito que vá criar na tbl_frutas criar uma nova fruta).

O que me está a acontecer é na tabela principal consigo escrever qualquer coisa no campo “nomefruta” mas como este campo tem um select, quando grava o campo fica sem registo na base de dados.

Obrigado

Bom dia Jailton,

Fiz dessa maneira, mas o user tem de ter os COOKIE activos e varia de browser para browser, Não funciona muito bem. Passei para o suporte do Scriptcase, mas parece que não me respondem.
Haverá maneira de contornar este problema?

Essa dica que eu passei é o que podia ‘quebrar o galho’ que eu sei neste caso, agora você deve
esperar o suporte ou outro usuário caso tiver outra dica melhor que possa resolver o seu caso,
porque por padrão o Scriptcase não tem essa função automática para esses tipos de campos.

1 Curtida

Obrigado, vou esperar por alguma outra ideia, ou esperar até que o suporte responda, e se responder deve ser uma resposta muito, mas muito vaga… digo eu :slight_smile:

O Suporte não vai lhe dar uma solução para esse caso, pois o componente não esta com erro.

O que pode ser feito é você criar seu próprio componente (na unha) e via js copiar para o campo da tabela com o comportamento que deseja.

1 Curtida

Haroldo, vou ver se eles respondem, mas tb vou tentar criar um componente para fazer o que pretendo. Obrigado

OK… tens razão. Não deram solução. Vou tentar fazer o próprio componente. Obrigado na mesma pelas sugestões.