[RESOLVIDO] Formulário com Campo Virtual p/ Atualização

Boa tarde. Sou novo no Scriptcase e estou com algumas dúvidas acerca deste campo. Não tenho interesse em deletar o registro, apenas alterar o seu estado no campo destinado para isso.

Gostaria de forçar o preenchimento de outros dados para que a mudança efetivamente ocorra, então seria um campo virtual onde eu colocaria o nome “Encerrar” mas faria também uma edição em outros campos, como por exemplo o campo resultado.

Ao clicar o botão encerrar abriria um formulário onde eu editaria os valores e atualizaria ambos os valores como o status que é a intenção de encerrar.

Apesar da falta de ajuda no fórum vou postar o que depois de mais de 3 horas e meia de suporte consegui alcançar.

O operador de suporte me aconselhou usar checkboxes e tudo mais porém o que eu preciso é facilitar a vida de meu cliente, visto que ele pediu expressamente da seguinte forma e não dar um jeito para fazer da forma que pode ser feita.

Bom depois deste tempo a solução ainda não foi encontrada no entanto o que foi feito até então é:

Transformar o campo virtual em LABEL. Em segundo lugar utilizar o campo de ajuda na forma de TEXTO pois lá é permitido o uso de html e também php.

Feito isso estou tentando encontrar uma forma de conseguir o ID de cada linha do formulário visto que por $_GET eu consegui linkar para um outro formulário onde eu faria exatamente o que preciso.

O que resta descobrir para ter a solução completa é conseguir passar o ID deste formulário do tipo Grid Editável (View) para um formulário de registro único o ID de cada registro.

Alguma solução em questão de variáveis globais ou eventos ajax? Eu não consegui até o momento em nenhuma das 2 formas. Agradeço se alguém puder contribuir.