Apesar da falta de ajuda no fórum vou postar o que depois de mais de 3 horas e meia de suporte consegui alcançar.
O operador de suporte me aconselhou usar checkboxes e tudo mais porém o que eu preciso é facilitar a vida de meu cliente, visto que ele pediu expressamente da seguinte forma e não dar um jeito para fazer da forma que pode ser feita.
Bom depois deste tempo a solução ainda não foi encontrada no entanto o que foi feito até então é:
Transformar o campo virtual em LABEL. Em segundo lugar utilizar o campo de ajuda na forma de TEXTO pois lá é permitido o uso de html e também php.
Feito isso estou tentando encontrar uma forma de conseguir o ID de cada linha do formulário visto que por $_GET eu consegui linkar para um outro formulário onde eu faria exatamente o que preciso.
O que resta descobrir para ter a solução completa é conseguir passar o ID deste formulário do tipo Grid Editável (View) para um formulário de registro único o ID de cada registro.
Alguma solução em questão de variáveis globais ou eventos ajax? Eu não consegui até o momento em nenhuma das 2 formas. Agradeço se alguém puder contribuir.