(Resolvido) Falha na ordenação do Grid

Amigos,

Estou montando um grid simples com uma quebra pela data.
Acontece que a data, apesar de estar definida como “ordem” na cláusula ORDER BY do SQL, não aparece ordenada.
Se eu selecionar a ordenação pela coluna, é ordenado apenas a quebra e não a linhas.
Tenho uma imagem da consulta, mas não encontro como anexa-la aqui no fórum.
Me ajudem nisso também. hehehehe

Qual a solução? Verifiquei nos vídeos do SC e, apesar da formatação da data estar no formato MMDDYYYY, também está fora de ordem.

vá na configuração da quebra e diga que deseja ordenar a quebra.

bom dia!
Já fiz isso e continua o problema. :frowning:

Aprendi a colocar imagens, dai fica mais fácil para mostrar o problema. hehehe


Se alguém puder ajudar…

Continuando com o problema.
E a ordenação também não ocorre no resumo do grid e, por conseguinte, nem nos gráficos.

Coloquei um vídeo no Youtube com mais detalhes: http://youtu.be/r3bWYgLVSPo

Resumo:

  • SQL com ordenação por data

  • Grid com quebra por data no formato YYYY-MM

  • As linhas com os dados, ficam fora de ordem de data, mas agrupados pela quebra.

  • Grid com quebra por categoria (campo numerico)

  • As linhas com os dados, ficam fora de ordem de data, mas agrupados pela quebra.

  • Resumo e gráfico da quebra por data, fora da ordem YYYY-MM

  • Mesmo grid, sem as quebras fica tudo ordenado pela data. OK

  • Campo “Ordenação com Quebra” , da configuração da quebra, SIM ou NÃO, não muda o resultado.

Será BUG do SC ou do jorgepopel?

Jorge,

Poderias nos mostrar o teu SQL principal?

Kleyber,

O SQL usado:
SELECT
seq,
empresa,
data,
categoria,
tipo,
documento,
valor,
descricao
FROM
mei_lancamentos
WHERE
empresa = [v_codEmpresa]
ORDER BY
data

Jorge,

O teu SQL está correto. Uma suspeita é na hora do SC (re)montar o SELECT, pra criar as quebras. Experimente tirar o ORDER BY do teu SELECT e faça as quebras por data normalmente, pra ver o que acontece. É só uma opinião.

Kleyber,

Testei sua sugestão, mas não mudou nada.

Criei uma regra para a ordenação, pela data. Dai, selecionando essa regra, ordena de acordo. Mas se mudo a quebra, fica uma zona.

:frowning:

Mesmo com as atualizações do SC, agora na versão 7.00.0016 o erro da quebra continua.

Como algo tão simples como ordenar por data YYYYMMAA pode não funcionar no SC?

Lembrando que preciso a ordenação dentro das Quebras.

Amigos,

Já tratei desse problema em msg anteriores, mas ainda não obtive solução.

Tenho uma consulta com duas quebras:

  • por data (mensal), no formato YYYYMM
  • por categoria, campo select

No grid, apesar de não ordenar por data dentro da quebra (outro problema sem solução), em princípio está OK.

Este problema ocorre no resumo:

  • apenas a ordenação da quebra por categoria funciona.
  • a quebra por data não é ordenada pela data.

A imagem acima resume, meu suplício.

Já tive um problema assim.
Além do campo data na minha tabela (dd/mm/yyyy), tinha outros dois auxiliares mes e ano. Depois eu concatenava-os ou usava em separado, conforme a minha necessidade, já que esse problema não consegui resolver de outra forma.

Esse dois campos servem para Filtro, Concatenação, Ordenação correta, Qubra de grupos (concatenados ou separados), Resumo, etc.

Grave os valores nesses campos auxiliares no momento em que salvar os registros, fiz via código: separo mês e ano da Data.

Espero que ajude.

Boa noite,

Reportei este problema para nossa equipe de bugs.

att,
Bernhard Bernsmann

Ao acessar a configuração do campo DATA na quebra, existe uma opção de ORDENAÇÃO (Ordem na qual o campo aparecerá na quebra), já tentou configurar por está opção?

Ao acessar a configuração do campo DATA na quebra, existe uma opção de ORDENAÇÃO (Ordem na qual o campo aparecerá na quebra), já tentou configurar por está opção?

Ôpa!

Yuri, já tentei sim, esta opção.
Já tentei a sugestão do Kleyber, também.

Verifiquei que nos vídeos do SC, quando fala das quebras, a ordenação não está de acordo. Em nenhum formato, seja YMD, DMY, MDY, YM

Vou verificar novamente, mas acho que já tinha ajustado isso.

Jorge,

Fiquei na d[uvida. O Sr. já testou a sugestão passada pelo Yuri?

att,
Bernhard Bernsmann

Ola, estou começando agora a estuda o sc 7, deparei-me com esta situação de ordenação da consulta, a consulta que eu queria era por nome com a classificação em ordem alfabética, tinha o seguinte feiot pelo sc:
SELECT
idpaciente,
panome,
patelefone,
pacelular,
convenio_idconvenio
FROM
paciente

Resolvi a classificação por ordem alfabética de nome de paciente acrescentando o seguinte na consulta sql: ORDER BY panome, gerei a consulta, vi que ficou exatmente como desejado

Bom dia a todos,

Hoje me deparei com um problema idêntico ao do JorgePopel, e ao pesquisar aquí no forum, entendi que é um problema crônico do SC.

Eu já havia tentado tudo que foi citado neste tópico e não consigo ordenar.

Alguém conseguiu uma solução?

abraços,