(RESOLVIDO?)Erro no insert

Alguem sabe o que é isso ?

Undefined index: line
Undefined index: file

Tudo bom jean, geralmente acontece quando uma variavel nao esta recebendo um valor que era esperado.

Att Arquimedes

Opa… tudo bem…
Esse erro apareceu num form grid view quando eu habilitei o modo debug e atualizei o valor de um campo qualquer…

volte e meia quando um usuário vai tentar modificar uma informação em um registro aparece uma mensagem falando " Registro inexistente…etc"

daí é só fechar o form, abrir novamente e efetuar a operação de atualização… mas acontence em média 1x a cada 100 tentativas.

Boa noite Jean,

Sempre resolvi esse problema(Registro Inexistente) colocando o campo auto increment da tabela como auto incremento(automático) no scriptcase.

Formulário > Atribuir Valores.

Faça isso e veja se resolve.

Grato.

mas já é assim…e quem controla minhas chaves é o banco…
mas estive estudando sobre concorrência de dados, já que minha aplicação tem muitos usando os mesmo recursos, parece que preciso melhorar os índices nas tabelas…

valew…

Jean,

por padrão o sc não coloca.
as vezes passa despercebido.
veja no modo de inclusão.

abs

mas se vc esta com o banco definido o autoincrement nao precisa setar no SC pois apos a inserção o banco irá retornar o ID numerico sequencial, o SC é apenas se vc nao definir o autoincrement…

O pior é que não acontece sempre… em cada 1000 registros…acontece com 1…
vai entender…!!

Jean boa noite.
Não sei se já resolveu o problema que está tendo.
Mas, toda vez que se fala em processamento concorrente, imediatamente se depara com o controle para que antes da inclusão seja feito um travamento da tabela para inserir. Dessa forma nunca ocorrerá problemas.
No Oracle existem comandos para tal.
Não sei o banco que está usando, porém se estamos falando de banco de dados, ele deve ter algum tipo de segurança neste sentido.
Neste caso utilizando auto-incremento, você pode criar o auto-incremento no banco e criar procedure de banco para que certifique que na hora da inclusão a tabela esteja travada para o insert. O banco trava a tabela e realiza o auto-incremento, sem você se preocupar.
Não sei se existe função no SC, mas com toda a certeza existe no PHP e no JS e essas ferramentas vc tem no SC.
No SC terá que controlar pelo onbeforeinsert(), tratar o travamento da tabela, colocar o autoincremento realizado pelo banco e veja se ocorre novamente.
Minha opinião sobre controle de ID auto-incremento eu prefiro controlar pelo banco, constraints, procedures de backgroud, trigger , inclusive erros. Dessa forma tudo que se refere a inclusão, alteração, exclusão estará no SGBD. Tudo que se refere regras do negócio, o banco tem que controlar. Se alguém mexer na aplicação pelo menos os dados não apresentarão inconsistência.
Espero que tenha ajudado.
Abrs,
JLMonteiro

opa…tava mornando esse assunto hem…
o problema simplesmente desapareceu…
mas quanto à incremento é controlado pelo SGBD…

estou com aproximadamente 12 pessoas(simultaneamente) trabalhando no sistema utilizando as mesmas tabelas e não estão tendo problemas…
já chegou em picos de 20 pessoas e não me relataram problemas…
tenho vários inserts em lote e nenhum estra em conflito co outro…
enfim, por enquanto tá indo tudo bem…
Obrigado pela atenção.