[RESOLVIDO] Erro ao salvar campo de data com valores do sistema

Bom dia. Não estou certo se isso é um bug do sistema, ou não, mas o fato é que desde a última atualização do SC minhas aplicações passaram a apresentar o erro abaixo quando defino no campo de data que na INSERÇÃO/ALTERAÇÃO salvar a data/hora do sistema:

“Erro ao alterar a base de dados:
[Microsoft][ODBC Driver 13 for SQL Server][SQL Server]A conversão de um tipo de dados varchar em um tipo de dados datetime resultou em um valor fora do intervalo.”

Além disso também tive problemas com a conexão de banco de dados, que tive que alterar.

Por favor, alguma sugestão?

Coloque no modo debug e investigue a instrução SQL que o SC está gerando.

Notei que o problema ocorre apenas quando executo a aplicação localmente, acessando o banco de dados em meu computador. A diferença é que no servidor de BD, o SQL está em ingles, respeitando o formato “aaaa-mm-dd”. E e meu computador está em Português (“dd-mm-aaaa”) e é aí que dá o erro. Que não ocorria antes… :thinking:.

seus ambiente de produção e desenvolvimento devem ser iguais.

Farei esse ajuste.
Obrigado, abraço.

Haroldo, por favor, tire uma dúvida. Eu não consigo entender essa questão dos ambientes de produção e desenvolvimento serem iguais. Porque até a atualização do SC, estava tudo funcionando, inclusive subindo backup do banco de dados MSSQL da máquina local para o servidor.
E da mesma forma, rodando a aplicação localmente acessando o banco de dados local ou no servidor.
Ou seja, teoricamente, até então isso era transparente para o SC9. E agora não é mais.
Na minha cabeça não faz sentido o fato de meu computador estar em português e o Servidor em inglês. Justamente pelo fato de estar funcionando anteriormente.
Terei que reinstalar o SQL por conta disso? Ou estou entendendo errado?
Obrigado.

Quando afirmo equiparar os ambientes, é em suas versões e configurações. Versão php, versão banco, configurações do php, configurações do banco.

O idioma dos computadores não afetam.

Se seu computador está em português, não significa que seu banco deva estar também. Não é comum salvar a data no formato dd-mm-aaaa

Oi Haroldo, entendi. Mas as datas não estão sendo salvas no formato “dd-mm-aaaa”. Isso é apenas display do campo na aplicação. O formato salvo no banco de dados é o padrão “aaaa-mm-dd”.
O que muda, mas isso é configuração de banco de dados provavelmente, é que quando abro uma Consulta/Query diretamente no banco de dados, tenho que ajustar o comando “select”. Por exemplo:

[code]
localhost:
select * from Dbacpembq where DtAbertura >= ‘04/06/2023’ and DtAbertura <= ‘07/06/2023’

server:
select * from Dbacpembq where DtAbertura >= ‘2023/04/06’ and DtAbertura <= ‘2023/07/06’

[code]

Mas isso nunca afetou a aplicação sendo executada localmente ou no servidor. E agora, quando executo localmente, está apresentando erro ao definir um campo de data para salvar com a data/hora do sistema utilizando a opções disponíveis dentro das configurações do campo tipo data.
Vou ver o que eu descubro por aqui.
Muito obrigado pela paciência e ajuda.

Pessoal, aparentemente é um BUG no ScriptCase mesmo. Consegui mostrar o problema para o pessoal do suporte e eles identificaram o erro.
Vamos aguardar a correção.

Resolvido com a ajuda do time de suporte ScriptCase. Era uma configuração no ambiente PHP que por algum motivo foi alterada, aparentemente, durante a última atualização.