[RESOLVIDO] Erro ao excluir registros no Oracle

Ao fazer a exclusão de um registro esta aparecendo a mensagem “ociexecute(): ORA-00942: table or view does not exist”, mas o registro é excluido.

A versão que estou utilizando é a 8.1.054

Alguém já passou por esse problema.

Bom dia!

Vc tem algum código pra excluir esse registro ou é o botão excluir padrão do formulário do scriptcase mesmo? O que está reclamando aí é que não existe a tabela ou view. Quando vc deleta esse registro vc já não tem alguma rotina que exclua registros de alguma outra tabela?

Bom dia!

Não fiz nenhuma rotina de exclusão, estou utilizando o botão padrão de excluir.

Hilton,

A princípio parece perda de conexão com o banco Oracle logo após a exclusão. Crie um outro form acessando essa mesma tabela e clique em EXCLUIR pra ver se o comportamento é o mesmo. Se não for, pode ter algo no teu form que está provocando esse erro.

Tenho três formulários no meu projeto, em dois deles o erro ocorre e no outro o erro não ocorre…

Muito estranho.

Coloquei o meu formulário em modo debug e veja o que encontrei no momento da exclusão do registro.

Verifiquei que o scriptcase esta colocando aspas “” no nome da tabela, ao verificar a chave estrangeira …

SQL: (oci805): SELECT COUNT(*) FROM “ARBO.AACESSOS” WHERE IDAPLICACAO = ‘10’ 942: ORA-00942: table or view does not exist

ADOConnection._Execute(SELECT COUNT(*) FROM "ARBO.AACESSOS" WHERE IDAPLICACAO = '10', false) % line  782, file: adodb-oci8.inc.php

ADODB_oci8.Execute(SELECT COUNT(*) FROM “ARBO.AACESSOS” WHERE IDAPLICACAO = ‘10’) % line 2746, file: form_ARBORIBUS_AAPLICACOES_apl.php
form_ARBORIBUS_AAPLICACOES_apl.nm_acessa_banco() % line 1165, file: form_ARBO_AAPLICACOES_apl.php
form_ARBORIBUS_AAPLICACOES_apl.controle() % line 1691, file: index.php

Analisando o restante das sentenças as aspas não aparece, por isso ele exclui o registro.

Veja se para o ORACLE tem conexão PDO use ela, para fazer um teste.

Ao criar a conexão para Oracle não tem a opção de escolher o tipo de drive que vai utilizar …

Acesse o item “Dependência” do menu da aplicação e verifique as configurações existentes.

Obrigado Yuri,

A dependência criada automaticamente pelo SC continha aspas “” no nome da tabela. Apaguei a dependência e criei outra. Ela foi criada sem as “” e o formulário funcionou sem problemas …

Muito obrigado pela dica.

Obrigado!

Problema solucionado.

Fica a dica para a Netmake solucionar o problema de forma definitiva.

Boa noite,

Resolvido na release 8.1.058.

Versão disponivel para download ou atualização.