[RESOLVIDO] Controle de Estoque da Empresa e de Clientes

Boa Noite,

Recebi um pedido de um cliente para criar um controle de estoque para a sua empresa, a particularidade é que o mesmo sistema deverá controlar o estoque da Empresa e Também de Alguns clientes que irão armazenar produtos com ele. Então estou pensando qual seria a melhor forma de fazer isso:

1-Usar nas Tabelas de Produtos, Entrada e Saida e Movimentação(kardex) um campo id_cliente na hora das Inserções Perguntar o Tipo de estoque (cliente ou empresa) e após a escolha o sistema resolve o resto.

2-Usar a opção acima e criar telas separadas para o estoque da Empresa e Para o Estoque do Cliente e Colocar cada uma das opções em um ítem do Menu do Sistema.

3-Criar Tabelas separadas no Banco para Clientes e Empresa, ou seja, duplicar as tabelas de Estoque ou usar um banco de dados separado Cliente e um para Empresa

Poderiam dar uma opinião para a tomada de decisão?

Obrigado desde já

Marcelo boa noite,

Eu fiz isto em um sistema de um cliente aqui que tem duas lojas: uma é a matriz e a outra é a filial Então existe movimentação de estoque por transferência (sempre da matriz para a filial). Para isto eu usei uma tabela para as duas empresas, sendo que cada produto é duplicado (1 registro para cada empresa). Assim minha opção e sugestão é usar uma mesma tabela, mas fazendo essa duplicação de registros, onde existe um campo que vai ter o mesmo valor para ambos, assim garantindo o relacionamento entre eles, na hora de haver movimentação.

Kleyber Boa Noite,

Acredito que entendi, no seu caso produtos iguais e duplicados terão como referência o id da empresa. No meu caso, seria o id do cliente, porque a empresa terá diversos clientes armazenando com eles. E quando for estoque da EMPRESA O ID DO CLIENTE será NULO.

Acho que é isso...

Obrigado e se puder me dar uma Luz além da que já deu eu agradeço. Me fale se o meu raciocínio está correto!

Obrigado

Marcelo

Marcelo,

Acho que a sugestão do Kleyber se aplica bem à sua necessidade. A tabela de produtos será única e os seus registros não deverão estar, necessariamente, relacionados às empresas. Ou seja na sua tabela de produtos deverá constar lá: Tintas, Arruela, BMW, Moto Honda, Farinha de Trigo, etc etc etc sem identificação de quem pertença cada um, porque você poderá ter várias empresas controlando produtos exatamente iguais.

O que precisará conter um relacionamento entre a empresa (Matriz, Filial, Agregada, etc etc etc) e o Produto é a tabela de movimentação dos Produtos… eu costumo ter uma única tabela pra isso também, crio apenas um FLAG que define o tipo de movimentação: Entrada, Saída, Transferência, Doação, Empréstimo, etc etc etc…

Forte abraço.

Bom dia Jovito,

Agradeço a presteza e ajuda sua e do Kleyber, ontem mesmo comecei a fazer da forma que o nosso amigo tinha explanado e já estou na labuta para finalizar essa etapa do projeto.

Muito Obrigado e um ótimo final de semana para os TODOS…

Apenas para “palpitar”…

Para os ítens, eu tenho uma tabela comum para todos os armazens/lojas/almoxarifados ou como queiram chamar.
Somente deixo em outra tabela, para cada um dos “locais”, as quantidades e valores.

Se for apenas controlar quantidades, todos os modelos são válidos, mas se tiver que controlar custos, dai complica um pouco.

A disposição.

Para o momento, apenas iremos controlar quantidade mesmo…Não necessitaremos controlar os custos.

Obrigado pela ajuda

Marcelo