[RESOLVIDO] Consulta não ordena data

Quando visualizo a consulta e clico em ordenar no campo vencimento ele não ordena corretamente. Em todos os campos esta ordenação acontece normalmente.

Verifique a ordenação na visualização da consulta. As datas de vencimentos estão fora de ordem.

Reproduzi o problema em outra consulta da tabela orders do banco do Samples e o resultado foi o mesmo. Não ordena quando clica na data.
Segue o link da aplicação:
http://lideraweb.com.br/sc9_201812131639_export_samples_erro_de_ordenacao_de_campos_de_data_com_quebra.zip

Criei uma quebra dinâmica pela data agrupando mês e ano.

Passos:

  1. Execute a consulta que abre inicialmente pelo resumo
  2. Clique em um mês do resumo para detalhá-lo
  3. Clique no botão de ordenação do campo Orderdate e observe que não há nenhuma mudança, nem crescente nem decrescente.

No debug o order by ignora o dia de vencimento conforme tópico:
https://forum.scriptcase.com.br/index.php/topic,18044.msg93421.html#msg93421

Não abra mais de um tópico para o mesmo assunto!!

Já foi, mas foi no Bugs, tem como migrar isso aqui pra lá? Segui as orientações que estava lá. Só falta enviar o e-mail.

Olá Eliel,

Assim como foi informado no email, isto não é um bug.

A ordenação crescente/decrescente, por coluna, não dá suporte a quando você tem um campo que faz parte da quebra (no caso a Orderdate) e que esteja sendo exibido na consulta, a ordem da quebra sempre vai prevalecer.

Caso você tenha mais alguma dúvida, pode entrar em contato conosco ou pelo nosso suporte.

Um botão de ordenação que não ordena pra mim é no mínimo um defeito de fabricação.
Mas eu contornei o problema inserindo um alias para o mesmo campo e ocultando o campo da quebra na consulta e exibindo o alias no lugar.