[RESOLVIDO] Como usar CPF/CNPJ como chave

Bom dia,

tenho um banco de dados com uma tabela clientes onde é necessário que o campo CPN/CNPJ seja PK. O problema é que o Scriptcase entende que o campo é chave primária e não deixa, em modo de inserção, eu digitar conteúdo algum no campo.
Já desmarquei a opção read only do campo e não posso usar um campo numérico de auto incremento, tem que ser o CPF/CNPJ mesmo.

Alguém passou por algo parecido?

É vamos ajudar um pouco pq se não esse fórum não caminha.

Flávio faça assim para facilitar sua vida, crie na tabela um campo PK autoincrement, além de ele já te ajudar como index ele não precisa ser preenchido, no seu campo cpf/cnpj basta que você use como campo único, ou seja não poderá se repetir. Você ganha em desempenho e facilita sua vida no SC.

Na aba de configurações do form tem uma opção chamada chave única…
marque o cpf/cnpj.

Então eu realmente gostaria de usar o campo CNPJ/CPF como chave, não tem como mesmo? Terei que usar um campo id autoincremento?

Flavio não testei essa opção mas acho que dentro do campo lá em baixo tem a opção “Valor no Banco de Dados” uma das opções é Vlor Informado veja se alterando esta opção dá certo.

tem sim… basta nao deixa-lo como identidade que acredito será desabilitado o auto-incremento…

Bom, estranho…

consegui da seguinte forma.
Eu gero o formulário novamente, mudo o tipo para varchar e depois volto para CPF e CNPJ.
Aparentemente funcionando legal.

É porque ele fez automaticamente o que o saulo disse.

Quando você coloca ele com PK automaticamente o scriptcase coloca ele como valor auto-incremento automático, se você ir lá em editar campos e tirar essa opção do select deixa-la em branco. Funcionará da forma que você quer.

Mas não vejo dificuldade em usar um AI xD.