Quero saber se o formulário está em modo de inserção ou atualização, existe alguma macro para informar isso?
Formulario,> Layout>cabeçalho e rodapé
Visualmente é como o Jean disse, ou verificando os botões que aparecem pois no modo de inserção aparece o botão incluir e no modo de edição aparece o atualizar e o excluir, mas se você precisa fazer algum teste por exemplo se estiver no modo de edição exiba tal campo, você poderia testar o estado variável que é chave primária na sua tabela ligada a este form no método onload que é onde é feito a carga dos campos, por exemplo se seu chave primária for id então testa se id já foi preenchido no onload
if(!empty({id}))//testando se não está vazio{
//faz alguma coisa
}else//id está vazio
{
//faz outra coisa
}
Não só os botões, mas também aparece escrito !
Obrigado Jean, funcionou, coloquei pra verificar se o ID da minha tabela estava vazio. Bem observado. Agradeço!
Opa… os créditos são se paulomarcelo…
engraçado…acabei de cair num problema que precisei justamente dessa solução…
uma mão lavando a outra…
Não esqueça de colocar o tópico como resolvido… basta editar sua primeira postagem e colocar (resolvido) no inicio do topico…
abraços.
Cara eu usei isso hoje sem nem saber que tinha essa dúvida aqui, igualzinho xD
Estou usando um formulário de registro único.
A variável {id} sempre está em branco.
Isso funciona para formulário de registro único?
Sugiro abrir um tópico novo e especificar melhor sua dúvida
Se for novo registro a propriedade {id} , que deve ser um campo na tabela, chave primária e auto increment, sempre vem vazia, até o preenchimento do formulário é a salva dos dados.