** RESOLVIDO ** Como fazer uma aplicação de login

Sou novo no SC e não faço a minima ideia de como fazer uma aplicação de login de usuários. Sei que tenho que criar uma aplicação de controle e tal, mas estou perdidão. Alguém pode me dar uma mão?

Veja no site do fornecedor da linguagem, existem aplicações prontas, se vor na V5 o proprio SC cria automaticamente.

Boa Tarde Cleydson,

Para fazer a tela de login, de fato, é necessário criar uma aplicação do tipo controle… Se estiver utilizando a versão 5 do ScriptCase, nele já possui um Módulo de Segurança (Menu Arquivo -> Novos Módulos -> Segurança), onde ele irá auxiliar na criação e irã gerar toda a aplicação e controle do login.

Caso, não esteja utilizando a versão 5, na base de exemplos do site existe um exemplo simples de como proceder.
E neste link do forum, tem uma certa explicação

http://www.netmake.com.br/forum/index.php?topic=1248.0

Espero ter ajudado.

Rodrigo Lins.

Eu já visitei a base de exemplos, mas só exibe o projeto funcionando, seria interesante se houvesse um tutorial ou algo parecido. OU será que só eu que não estou estou vendo uma explicação lá? Ahh! Lembrando que estou utilizando o SC 4.

Na base de exemplos não está aparecendo o link para o tutorial, a NM deve estar fazendo ajustes no site ou nos tutos.

quando mudou o site foi removido os exemplos dos sistemas para v4.

Ahh tá, achei que eu não estava sabendo utilizar a base de exemplos. Mas e aí? Ou eu compro o SC 5 ou fico sem suporte? Não achei legal essa atitude deles não. Será que terei que pagar mais uma anuidade pra ter direito ao suporte e assim eles me passarem a informação que eu desejo? É o meu primeiro projeto no SC, e por isso estou tão perdido.

A NM as vezes faz algumas coisas que não entendemos mesmo Cleydson. Qual motivo teriam para deixar de dar suporte tão cedo para uma versão anterior? Ainda mais que a nova versão ainda está dando tantos probleminhas? Parece que estão querendo força o pessoal que ainda está com a V4 a migrar para V5. É o que parece.

na verdade o fornecedor não deixou de dar suporte a versão anterior, mas indisponibilizou os exemplos de sistema spara tal versão, acho qeu deveriam manter sim, eu devo ter aqui, em algum lugar, posso deixar disponivel no portal da associação.

Pois é Cleyton eu tb tenho a mesma opnião. E Harold, eu agradeceria muito mesmo se você disponibilizasse o tutorial para mim. Obrigado pela força que vocês estão me dando…

Legal Harold. E gostaria de convidar o pessoal do fórum a participar da Associação. Conheci o site o pouco tempo e tem muita coisa legal lá. Vamos participar pessoal.

É galera, estou penando aqui e até agora não consegui fazer uma aplicação de login no SC4. Tô apanhando feio. Será que alguém me dá uma mãozinha.

Vlw. :slight_smile:

Boa Tarde,

Você já entrou em contato com o suporte? Pode ser que eles já possuam um tutorial ou algo parecido para fazer um login na V4.

Ou nos informe qual a dúvida ou ajuda que está necessitando ainda, até que ponto chegou, etc…

Rodrigo Lins.

Eu consegui fazer a aplicação de controle buscar se o usuário existe ou não na minha tabela de usuáruios. Criei uma ligação com a minha aplicação de menu. Se o usuário e a senha forem corretos ele chama o menu. Até aí tudo bem. Agora quero saber como eu configuro o menu paara que se eu entrar diretamente nele ele peça o login.

Na aplicação menu: Vá em segurança e habilite a opção usar segurança.

Cleydson… não sei se você conseguiu tudo… mas vai um resumo doq fazer pra conseguir um Login:

Crie uma aplicação tipo CONTROLE, nela crie doi campos (LOGIN E SENHA)!!

No evento “ONVALIDATE”, coloque o seguinte código (para buscar na sua tabela de usuários se o login existe!!):

//INICIO LOGIN
sc_reset_apl_status();
sc_reset_apl_conf();

sc_lookup(dslogin,“Select usrcodigo, usrnome from tb_usuarios where usrlogin=’{loglogin}’ and usrsenha=’{logsenha}’”);

if(empty({dslogin})) {
sc_error_message(“Login ou Senha inválido.”);
}else{
sc_apl_status(‘mnu_principal’,‘on’); //“destrava” o menu principal para o usuário logado
sc_apl_status(‘cns_usuarios_fil’,‘on’); //“destrava” a consulta de usuários para o usuário logado
sc_apl_status(‘frm_usuarios’,‘on’); //“destrava” o cadastro de usuários para o usuário logado
sc_apl_status(‘frm_parametros’,‘on’); //“destrava” os parametros para o usuário logado
}
//FIM LOGIN

Esse "sc_apl_status(’…’,‘on’); " habilita as aplicações para que o usuário consiga acessá-los… pois, como disse o Clayton, em cada APLICAÇÃO, APLICAÇÃO -> CONFIGURAÇÃO, você pode marcar a opção “usar segurança” assim ninguem consegue acessar a APLICAÇÃO diretamente (sem logar), pois é apenas no “ONVALIDATE” do login que essas aplicações serão “liberadas”. Se o usuário tentar usar direto a aplicação sem ter passado pela tela de Login… ele não permite o acesso!!

Estudando o codigo do login acima, você consegue tb controlar oq cada usuário pode acessar!

Qq duvida, escreve ai…
Espero ter ajudado vc e a quem vier a precisar disso!!
T+!!

Bom Dia,

Seria basicamente o que os nossos companheiros falaram, lembrando que para habilitar segurança nas aplicações não é necessário ir em cada uma individualmente, você pode utilizar a ferramenta chamada “Edição Expressa” e habilitar segurança para todas as aplicações (exceto o Login) de uma única vez.

Rodrigo Lins.

Isso Waae, era o post que eu estava procurando a um mês e não achava. Um tutorial da aplicação, o que eu consegui até agora foi no chute. Vlw tb cleyton e Rodrigo pelas dicas. Vou testa-las agora mesmo e dou um retorno do resultado. T+

Era isso mesmo, funcionou perfeitamente, valeu mesmo pelas dicas waae. Agora o sistema está redondinho. T+ pessoal.

PS.: Lembrando ae, para quem ler este post, que o sc_apl_status é case sensitive.

Que bom !!!
T+!!!

Jaqueline Andrade
EdataLink TI
www.edatalink.com.br