[RESOLVIDO] Classe FPDF no SC v8 not found

Gostaria de saber se o SC v8 esta trabalhando normalmente com a classe FPDF. Ou se mudou alguma coisa…
Pois após importar um projeto deu um erro:

Fatal error: Class ‘fpdf’ not found in /opt/NetMake/v8/wwwroot/scriptcase/app…

As pastas fpdf_html, tfpdf e fpdf no wwwroot/scriptcase/prod/third não existem mais.
Não uso Report PDF, uso FPDF puro em uma Blank.

Fico grato pelas informações.

Abraço!

Pelo informado no seminário, a classe pdf na v8 mudou para tcpdf

http://www.tcpdf.org/

Pois é Haroldo, todos os meus relatórios são em FPDF, dei duro pra fazer e aprender! Agora tarei que fazer tudo em TCPDF. É esse o problema em desenvolver com ferramentas RAD. Não temos garantia de nada com relação a evolução da mesma, espero que não mudem de TCPDF pra outra qualquer… Vou agora correr atrás desse prejuízo que não faço ideia ainda quanto tempo vou investir pra consertar.

Lamentável…

Haroldo / Fred,

Neste caso não se pode simplesmente adicionar a biblioteca FPDF e declarar no nosso projeto?

Caros,

Não adquiri a Versão 8 e nem por curiosidade baixei uma trial.

Mas entendo que se usar a classe fpdf em blank, não há problemas.

Imagino que: utilizar comandos da classe fpdf em aplicações report pdf da v8, aí sim terão problemas, a não ser que sejam apenas macros do sc para esse tipo de aplicação.

Não vejo isso como negativo, a classe fpdf eh uma classe muito antiga, e necessitavámos de uma classe mais moderna principalmente com suporte a UTF-8.

Eu terei os mesmos problemas na migração, por isso imagino já em aplicar um conversor direto na base do sc para traduzir os comandos da classe fpdf para a classe tcpdf.

Não sei se vou pular da V7 direto para V9, então para migrar de versões meu custo de investimento seria muito alto, por isso somente depois de 1 ano depois da v9 liberada eu realize esse investimento.

Concordo com relação a evolução. Mas não espera a mudança de uma hora pra outra. Em fim, vou focar na mudança o quanto antes. Abraço!

Kleyber eu tentei fazer isso, perdi o dia todo e não consegui! Acho que tem que mexer dentro do projeto do SC e isso só a NM pode fazer.

Depois de estudar bastante a biblioteca TCPDF resolvi recriar todos os meus relatórios de FPDF para TCPDF. Não muda muita coisa, e ate achei mais fácil que o FPDF. O problema que tenho em torno de 100 relatórios pra fazer… Tô %$%¨$#…

Mas fiquei empolgado porque com essa biblioteca tem como escrever HTML e CCS dentro do próprio PDF e isso é fantástico! Abre um leque de infinitas possibilidades.

Eu nao sei se funcionaria.

Mas um chute que eu daria seria o seguinte no sc7 o fpdf fica alojado em prod/third

ja tentou pegar esta pasta e colocar la no sc8 ?

Sim! Porém o SC internamente faz as referências a classe, isso teria que mudar dentro da ferramenta. Mas como o TCPDF é mais avançado estou acreditando que vale a pena investir os estudos no tcpdf, a lógica é quase a mesma, muda quase nada.

Entendi,

Como por enquanto eu uso os meus relatorios via BLANK, devido a minha familiaridade de trabalhar direto com o FPDF ao inves do REPORTPDF, nao tenha esta restricao.