[RESOLVIDO] Chave única - Alteração

Senhores,

No formulário de único registro, na opção:
Chave Única
adicionei o campo de CPF, e ao incluir um novo registro o SC bloqueou, mas após incluir, alterei este campo para outro número de CPF que já existe no BD, e o SC não bloqueou.

Conclusão: Chave única é utilizado pelo SC apenas ao Incluir, isto é BUG ?

Versão: 7.01.0019

Att,

Jocimar

Crie via Banco a restrição através do Unique Constraints …

Comigo funcionou…

Abraços

evanzelli,

Obrigado pela sugestão, mas no meu caso vou aguardar a correção do bug do SC.

Grato,

Jocimar

É Bug sim, mesmo porque se você criar um registro com o CPF em branco, e for criar outro registro com o CPF em branco vai dizer que o CPF já existe!

Então,

Estamos no SC 8.00.0017 e isto ainda não foi corrigido.
Até quando ?

Att,

Jocimar

Jocimar, em questões de bugs, eu sempre abro um tópico específico do problema lá no BUG. Notei que o pessoal olha com mais rapidez!

Morais,

No início deste ano, criei um e-mail, onde coloquei a relação dos link’s com a descrição completa do bug, e fiquei enviando este e-mail, sempre adicionando os novos link’s “bugs”, e nunca vi resultado disto, não acredito em mais nada de correção. Está mais ou menos como a nossa política.

Mantenho comigo esta relação para saber onde encontrei problemas para não perder tempo brigando com isto.

Se tivemos correção de bug’s, não haveria problemas de alguns anos, assim como de outros usuários.

É triste esta verdade, mas estamos no Brasil. Mesmo com um fórum deste tamanho não conseguimos fazer a pressão necessária para a correção da ferramenta.

Att,

Jocimar

Entendo seu sentimento Jocimar, mas entendo o lado da NM também. A empresa tem que manter receitas de alguma forma, e a consequência disso é fazer lançamentos de novas versões sob pressão! Isso acarreta os problemas que se encontra hoje e vem se perpetuando desde as versões anteriores, atuais e ate as futuras (caso não mude a gestão dos processos da empresa).

O problema da NM não é a ferramenta, e sim a Gestão. O gestor com mentalidade de técnico se limita a um patamar de crescimento da empresa.

Ele não enxergar por exemplo uma coisa chamada “Retenção de talentos”, onde muitas empresas de TI sofre quando perde um bom funcionário para outra empresa, (O cara que fazia a diferença) por causa de muitas vezes centavos acaba preferindo ir trabalhar em outra empresa por pagar pouco mais.

Não enxerga as boas práticas de projetos como por exemplo:

Gerenciamento de Escopo (Implementações e correções demora muito),
Gerenciamento de Tempo (Não existe cronograma de correções de bugs, nem muito menos de novas versões),
Gerenciamento de Custo (Será que o preço que cobram é justo de acordo com o produto que entregam? Acredito que o custo do desenvolvimento do SC esta sendo muito alto pra justificar os preços da ferramenta com defeito (bug’s)),
Gerenciamento de Stakeholders (A Equipe da NM esta motivada? Estão sendo bem reconhecidos?. Isso faz uma diferença enorme em um projeto),
Gerenciamento da Qualidade (ISSO AQUI ELES NÃO TEM MESMO, equipe de teste, monitoramento, acompanhamento, correção e ajustes, e principalmente feedback dos clientes),
Metodologia Científica (Banco do conhecimento para auxílio a suporte a novos funcionários) tipo um EAD não apenas aquelas vídeo aulas do site (seria outa maneira de receita para empresa, #ficaadicaNM).

A ferramenta Scriptcase é muito boa, sem dúvidas, mas parece que os próprios criadores não consegue progredir com o potencial que a mesma tem a oferecer. Lamentável.

Então Frek,

Lamentável que uma empresa como a NM use a metodologia utilizada pelos políticos deste nosso Brasil.
Somente lucros …

Já havia comentado sobre a gestão da NM, não há. Como é possível numa release estragar a correção anterior ?, gestão de qualidade, e aí vão “apagando fogo”

Att,

Jocimar

Corrigido na versão 8.00.0028

Att,

Jocimar

Corrigido? Acabou com a minha vida… vejam o link!!!
http://www.scriptcase.com.br/forum/index.php/topic,10310.new.html#new

Procurem enviar os bugs para bugs@netmake.com.br e para feedback@netmake.com.br. Quando não obtiverem resultados

Alexandre,

Verdade. Foi o que acabei de fazer agora, sobre um bug que relatei e não foi solucionado.

No feedback varias pessoas na netmake recebem o e-mail. E não somente o setor de bugs.

Todos os e-mail’s que enviei para bugs@netmake.com.br, nenhum deles foi resolvido.
Prefiro postar aqui, e quando for resolvido relato também aqui. Assim os demais ficam sabendo, e problemas relatados podem ser medido o tempo para solução.
Já as mensagens enviadas para bugs@ demoram muito mais, quando são esquecidos por eles, sem falar que ficam enviando perguntas que já estão na mensagem inicial.

No geral, o SC é cheio de bug’s e falta muito a corrigir, então entendo que temos que postar aqui para todos acompanharem. O fato de não funcionar algo não quer dizer que seja bug, pois faço muitos testes antes de postar.

Acredito que 2015 seja um ano que a NM possa acabar com bastante bug’s, visto a última release, pois contemplou mais correções.

Att,

Jocimar

Alexandre,

Não discordo de que várias pessoas recebem o e-mail, a questão é, temos visto correções no SC ?, não, não está havendo, caso estes e-mail’s fossem levados a sério não teríamos release anterior a esta com mais correções ?
Aqui no fórum temos o espaço para bug’s, com o objetivo de compartilhar na comunidade, e acredito que este teria que ser o único “canal” para NM ler e resolver.

Att,

Jocimar

Na minha opinião, independente de ser bug ou não, deixo cada um fazer o que faz de melhor, e chaves únicas de registros quem é especialista e o banco de dados, deixo ele cuidar de chaves , fks , triggers

Você está correto nos seus propósitos, mas, para não para minha situação!
Atualmente prefiro as regras de negócios na aplicação.
Estas decisões depende de uma série de variáveis e análise para o projeto, tanto no seu desenvolvimento quanto para sua manutenção, clientes que usarão a app. Não há uma regra geral.

Retornando ao SC, a opção de Chave Única é opcional, mas têm que funcionar, independente do BD ter regras para isto ou não, são duas “coisas” que têm que ter suas regras e “vidas” em separado.

Att,

Jocimar