** RESOLVIDO ** Capturar Usuário Logado

Olá pessoal.

Eu tenho uma aplicação onde ao gravar um novo registro na base, eu preciso registrar a Data e também qual foi o usuário que inseriu o registro nos campos Dt Cadastro e Usuario Cadastro.
E também ao atualizar eu gravo qual foi a ultima data de alteração e o ultimo Usuário que alterou o registro.

Com as datas não tenho problemas, porém não estou conseguindo encontrar uma forma de capturar o usuário que está na sessão.

OBS: Para entrar na minha aplicação, tenho um formulário com Login e Senha.

Desde já agradeço a ajuda.

Olá Andre,
No formulário de login, crie uma variável global para armazenar o nome do usuário logado:
$gloLogin={loginUsuario};
sc_set_global($gloLogin);

Nos formulários da sua aplicação onde deseja gravar o login do usuário, vá na opção Formulário / Atribuir Valores
Selecione o campo onde será gravado o login; coloque a opção “Valor Definido” e preencha com o nome da variável global: [gloLogin]

Espero ter ajudado.
[]s
allan

Olá André,

Eu já tive alguns probleminhas ao trabalhar com sessões dentro de algumas aplicações, principalmente aquelas abertas em iframes… até hoje não descobri o motivo, mas acabei optando por utilizar cookies… É uma boa alternativa, pelo menos resolveu meus problemas.

Na aplicação de Login, basta setar o cookie com o comando:

setcookie("usuarioid", $login, time()+3600, "/", ".site.com.br", 1);

[tt]usuarioid -> nome do cookie
$login -> valor a ser gravado
time()+3600 -> tempo para expirar em segundos
“/” - gravar o cookie para todas as páginas a partir do diretório raiz do site
“.site.com.br” - domínio
1 - usar https (1- sim / 0 - não)[/tt]

e nas aplicações desejadas basta recuperar o cookie no evento onInit():

$usuarioid = $_COOKIE["usuarioid"];

Att.
Robson

Bom Dia,

A solução dos nosso companheiros são boas e corretas, é só você escolher de fato o que lhe encaixa melhor… Eu geralmente utilizo a variável global mesmo como o Allan falou.

Robson, pode ser que o seu PHP não esteja configurado corretamente para “SESSION”, umas das propriedades do PHP que é importante é o session.save_path se ele não estiver configurado, ou não tiver permissão de escrita no diretório, pode ser que não funcione, etc… Ambiente é um problema sempre complicado, as vezes funciona aqui, ali já não funciona, etc… Mas na maioria das vezes é configuraçào de fato.

Rodrigo Lins.

Valeu pessoal, estou postando atrasado, mas muito obrigado pela resposta rápida!

Funcionou perfeitamente.

Só tive que fazer uma modificação, pois no momento em que eu atribuí o usuario da sessão para minha variável, eu recuperei o nome, e eu precisava do código do usuario.
$usuario= $_SESSION[‘usuario’];

Então na minha aplicação eu criei um campo novo, que recebeu este nome,
e à partir deste nome, consigo recuperar o código do Usuario e grava-lo na base.

Muito obrigado!