[RESOLVIDO] Caixa 2 x Sonegação

Pessoal uma pergunta de processo, alguém saiba possa me explicar. Questão PDV…
Cria orçamento, depois vira o pedido, mas fiquei preocupado com o seguinte, como no pedido ele já gera contas a receber e baixa estoque, sendo que no meu conhecimento somente pode ser feito isto após a emissão da nota fiscal que pode baixar estoque e gerar contas a receber? Estou interpretando errado o processo legal? Pode me ajudar? Fiquei preocupado devido a isto…
Não quero fazer nada de errado tipo Caixa 2 ou sonegação…

o melhor é consultar o contador, a empresa para qual esta desenvolvendo deve ter o dela (ou o seu, se for sistema para uso próprio), peça para por email de como proceder, assim voce a a resposta e documentado as instruções

Estou desenvolvendo um sistema apenas, não tem cliente… daí minha pergunta…

a não ser que tenha um contador no fórum qualquer resposta voce terá que checar.

a suposição de como funciona muitos podem dar opinião, mas para ter 100% de certeza, o melhor é verificar com um profissional da área.

Joelton,

As explicações do Haroldo no grupo do Whats estão perfeitas.
Siga as instruções e seja feliz.

O importante é ter consciência ( que felizmente vc tem ) que fazer o errado, nunca é certo!

Olá, de acordo com a colaboração do @InfinitusWeb o processo ficou da seguinte forma…

Orçamento: não incide contas a receber nem movimentação de estoque;

Pedido: Poderia gerar contas a receber dada a situação de entrega futura, mas me apeguei na questão que normalmente um contas a receber trabalha somente com nota fiscal, não com boleto a parte, neste pré suposto, não existira movimentação financeira… já a questão estoque, não existe baixa, mas deixa aquela quantidade de itens indisponíveis no estoque, ou seja ficando reservado enquanto o pedido estiver aberto, caso cancelado, retorna a ser disponível;

Documento Fiscal(NFe/NFCe): Na emissão do documento será realizado a geração do contas a receber e baixa no estoque.

Esta preocupação tive de forma intensa quanto ao fazer o certo, não tenho intenção em ceder prerrogativas erradas para atender clientes, este é um tipo que não quero atender, salvo quando ele não tem emissor de documentos fiscais, aí faço qualquer coisa que queira, afinal não terá problemas.

Caso queira corrigir, sugerir outras possibilidades, agradeceria muito a todos.

Mais uma vez agradeço a atenção do @InfinitusWeb, pois pode parecer algo simples, mas é muito sério que envolve questões criminais.

Algumas possibilidades de movimentação
Transação : Entrada Automática Por Compras (tipo de movimento E)
Transação: Saída Automática por Vendas: (tipo de movimento S)
Transação: Entrada Manual para ajusta de inventário (tipo movimento E)
Transação: Saída Manual para ajusta de inventário (tipo movimento S)
Transação: Saída em Consignação (S)
Transação: Entrada por Retorno de Consignação (E)
E quantas transações forem necessárias
Fonte: @InfinitusWeb

O fundamento da preocupação é que um sistema não pode emitir Nota Fiscal ou Cupom Fiscal opcionalmente em uma venda e o valor da venda e do documento fiscal devem ser os mesmos. Assim, se o sistema libera o ato da venda, baixar estoques e controlar contas a receber sem emitir o documento fiscal, este sistema estará, de acordo com o governo, automatizando o caixa dois.