Apos ultimas atualizações o ORDER BY não esta funcionando direto no SQL… Acho que tem varias pessoas com a mesma situação, isso em novas aplicações as antigas estão 100¨%
Aproveitando a questão do colega, seria algo que a Netmake deveria esclarecer: Afinal de contas, devemos usar o ORDER BY diretamente no SELECT da consulta para já vir ordenado (o que seria natural fazer) ou usar a macro sc_select_where(add) = "ORDER BY "; no evento onScriptInit?
@yuri_esteves, @HenriqueB fica a pergunta.
@Ayrton_Veloso
Na grid estou utilizando o order by direto no select e está funcionado.
Debian 12, PHP 8.1 e Scriptcase 9.10.017 (6)
Minhas aplicações são novas.
E no teste usei o MariaDB 10.11, PostgreSQL 16 e Firebird 5
Sempre usei no direto no select, mas esta ai uma boa pergunta.
Aplicações antigas já que utilizam o ORDER BY direto no SELECT, sim, estão ok !
novas aplicações que estão com esse BUG alguns colegas também estão da mesma forma
Olhe Configuração do SQL abaixo do SELECT tem uma opção “Campos para ordenação da consulta” Se algum campo estiver marcado ai e tiver definido uma ordem no SQL para mim aqui deu problema.
Boa noite, passei por esse problema, então utilizei a ordem das colunas, por exemplo:
select coluna_1, coluna_2, coluna_3 from tabela order by 2
Ou seja, ordenando pela segunda coluna.
Com essa ação funcionou.
muito legal srsrs… a idea e o suport corrigir isso, creio que muitos colegas utilizam dentro do SQL isso.
Prezado @Ayrton_Veloso,
ligue o mode debug e execute o SQL gerado em algum gerenciador de banco de dados, para verificarmos o retorno.
Prezados, @buhlerax, @ronaldobraz, @Ayrton_Veloso, @Kleyber, @JamersonDelfino
Na item SQL da consulta, tem uma configuração de ordenação dos campos da consulta. Verifiquem se algum campo está selecionado, pois esta marcação pode sobrescrever a opção do SQL.
Desmarque o campo para testar.