[resolvido] auto incremento

Pessoal, atualizei hj a versão do SC e estou com um BUG urgente…
Tenho um formulário com auto-incremento manual e agora o campo chave não retorna mais para o formulário e da erro:

SELECT num_proposta, data, corretor, corretor2, cliente, imovel, valor, obs, NUMCOM, situacao, num_evento, midia, cartorio, data_assinatura, reserva, NUM01, NUM02, NUM03, DAT01, DAT02, DAT03, Campo22, Campo23, Campo24, unidade, tabela_preco, interveniente_nome, interveniente_nacionalidade, interveniente_estado_civil, interveniente_cpf, interveniente_profissao, interveniente_conjuge, interveniente_conjuge_rg, interveniente_conjuge_cpf, interveniente_rg, interveniente_regime, interveniente_conjuge_profissao, interveniente_endereco, interveniente_bairro, interveniente_cidade, interveniente_cep, interveniente_fone, cliente2, obs2, cheque_banco, cheque_agencia, cheque_conta, cheque_cheque, cheque_valor, email, financeiro, deposito, upload_deposito, cheque_data, data_liberacao, usuario_liberacao, gerente, diretor, gerente2, diretor2, extenso, vl_comissao, extenso_comissao, vl_galvao, extenso_galvao from proposta WHERE (num_proposta =)
Retorna vazio o campo ({num_proposta}).
Também outro problema é que tenho uma ligação tipo botão. e quando passo vazio o sistema tbm da o mesmo erro… eu teria que passar vazio para abrir um modo de edição

Pessoal, fiz um teste aqui e o problema é o seguinte:

1 - Quando tenho uma ligação tipo botão e passo vazio o formulário não abre para Incluir um novo Registro
2 - Mesmo marcando para retornar após a inclusão, não retorna para o último registro.

PRECISO DE UMA SOLUÇÃO URGENTE PARA O CASO.

PESSOAL DA NETMAKE, FAVOR ENTRA EM CONTATO, JÁ QUE O CHAT NÃO ATENDE SEM CONTRATO.

Não atende chat para tirar duvidas, mas pode encaminhar para bug@netmake.com.br … so n lembro se eh bug ou bugs …

De qualquer jeito, deve estar saindo uma versão agora a tarde com essas correções.

Após atualização todos os formulários que recompilo apresentam o mesmo ERRO descrito pelo Cleverson. Fiz atualizações hoje e NADA DE CORRIGIR O BUG, continua com erro.

PESSOAL DA NETMAKE, FAVOR DAR UM RETORNO POIS TAL ERRO COMPROMETE TODA A PRODUTIVIDADE DE DESENVOLVIMENTO.

Renato

o erro é o seguinte: O Scriptcase realizar um controle do Select de acordo com os botões de Navagação exibidos, quando os botões são removidos o scriptcase auto detectar que voce ira fazer um controle da sua chave primaria. Quando a aplicação é executada sem os botões de navegação é gerado um input pedindo o valor da chave primaria, caso não informado o erro acontece, iremos lançar uma release provavelmente a release 5.1.018 contendo esta correção.

OBS: Algumas pessoas estão colocando o campo Chave primaria (auto-incremento automatico ou manual) como Chave Única, selecionando apenas esse campo, não vejo muita logica colocar esse campo como chave unica, pois o conceito de chave unica é para não deixar inserir valores repetidos, exemplo “cpf iguais”.

Como o auto-incremento o proprio banco é gerado não vejo necessidade em colocar o campo como Chave Unica.

o tópico ta marcado como RESOLVIDO, como que foi resolvido esse problema por favor…

É um BUG e vai ser resolvido talvez na release 0.18, como disse o Yuri. Mas tem um tópico rolando ai de alguns paliativos para ir socorrendo enquanto isto.

http://www.netmake.com.br/forum/index.php?topic=2395.0

É o problema é que os nossos clientes não são iguais aos clientes de NetMake, que esperam, no nosso caso ele dispensam e isso é ruim, pelo menos pra mim, hoje já é sabado dia 23/10 e nada da dita correção, fiz uma gambiarra e tirei o update automatico do campo ID e fiz manual ele no evento beforeinser, pelo menos por enquanto resolveu, hoje o meu cliente trabalha até meio dia e não posso deixar ele mais meio dia parado pela falta de atenção de NetMake que não tem nada a ver com ele…

Como eu disse no outro tópico, sempre duplicar as aplicações e trabalhar na cópia até os testes finais é uma boa prática de desenvolvimento neste caso.

Agostinho, só para tirar uma dúvida, tu não fez testes antes de colocar a aplicação no seu cliente?

Pergunto pq do jeito que vc expôs seu problema parece que a aplicação parou no cliente, sem intervenção alguma sua.

Não estou defendendo a NM, mas tem que ter cuidado com atribuições de responsabilidade.

Tenho uma aplicação funcionando no meu cliente. O cliente pede para mudar algo, eu vou no meu ambiante DEV altero a aplicação. No DEV a aplicação não funcionam, mesmo que por motivo de BUG da ferramenta. Vou mandar a aplicação para PROD mesmo assim? De quem é a responsabilidade do cliente parado? Eu entendo que seja minha.

Cleyton eu fiz teste na aplicação que eu alterei, porque a alteração foi no dicionario de dados devido a alguns nomes de campos que o cliente pediu alteração para melhor entendimento de seus funcionarios, exemplo, eu tinha no cadastro de cliente o campo DOCUMENTO, q aparecia na tela Documento, o clienteme pediu para coloar CNPJ/CPF, porque tinha 1 ser tentando colocar o numero da identidade neste e não entendi a mensagem que dizia NUMERO CPF/CPF INVALIDO, coisas de usuario, dai ele me sugeriu alterações e mais alguns campos, alterei tudo isso e apenas rodei a aplicação para ver se as alterações apareciam, e dai gerei a publicação geral e mandei…falha minha nao ter conferido, mas isto não isenta a NM de soltar uma release que bagunça o que ja ta pronto e funcionando…

Como eu disse antes, não isenta a NM não.

Eu mesmo sou um ferrenho defensor do boicote ao suporte da NM. Sempre digo a amigos que me perguntam sobre o SC para não pagar o suporte. Isto para tentar forçar a empresa a melhorar o suporte ao cliente que paga por ele.

Para evitar este problema, gere somente a aplicação que vc alterou, nunca gere uma publicação geral. No pior dos casos somente a aplicação vai parar.

Mas observe as orientações de cópia, exportação, backup no prod que vc vai ter menos problemas com os bugs do SC.

Ja esta anotado e guardado, de hoje em diante tomarei essas precauções, e estou vendo tambem outra ferramenta o PostgreSQL PHP Generator Professional, gera layouts mais rapido e mais bonitos, mais limpos, ja faz o relacionamento mestre detalhe e tudo mais, to pensando seriamente em compra, custa pouco $69 apenas. a unica coisa é que eu teria que comprar duas licenças 1 para MYSQl e outra para PostGresSQL, mas mesmo assim não fica caro.

Senhores,
estamos liberando a release 5.1.018, (26/10) contendo esta correção.