** RESOLVIDO ** ATUALIZAR O CAMPO SELECT

Olá galera

Esse é meu primeiro topico, estou começando a usar o SC5 e estou gostando.

Vi uma formulario de que existem dois campos select. Um campo é o estado e outro é cidade fiz um ajax e está funcionando legal, escolhe o estado e lista as cidades…

Ele cadastra normal na base de dados o número da cidade. O problema é que não estou conseguindo mostrar esses dados no campo select quando é para atualizar, ele grava o codigo mais na tela do formulario ele nao mostra no campo select a cidade e o estado que foi gravado…

Alguem sabe resolver isso…???

abs

Valter

Bom Dia,

Como está o seu select? Ex. SELECT cod_cidade, nome_cidade FROM cidades WHERE estado = ‘{estado}’ ?

Quando o formulário é aberto na atualização, é mostrado o que exatamente? O código? Se for o código, é por causa do select mesmo.

Rodrigo Lins.

No cadastro de clientes que é onde esta os campos estado e cidade… na tabela no banco de dados tbl_clientes so existe o campo id_cidade…

No formulario coloquei um “Novo campo” no que chama estado… esse campo estado não existe na minha tbl_clientes ele só vai servir para usar ele com o ajax para carregar a cidade corretamente isso é consegui fazer o ajax funciona normal carrega certinho…

quando dou inserir ele grava na tbl_clientes todos os dados e o codigo do campo cidade…

Depois de tudo gravado, quando eu uso as setas para avançar ele não carrega os campos “select estado e cidade”.

Não sei como SC5 trabalha mais quando eu coloquei na meu banco de dados o codigo estado na tbl_clientes também, ele funcionou carregando os campos cidades e estado no formulario

Pergunto isso fica redundante no meu banco de dados, se através do código cidade eu já sei qual o estado que ela pertence eu não precisaria colocar o código de estado na tabela de clientes também somente o código da cidade.

abs!!!

Bom Dia,

Na verdade seria isto mesmo, porque o campo cidade é dependente (neste caso) do campo estado, então ele tem um cláusula WHERE pelo do campo Estado, se este campo estado não existe não tabela ou seja na primeira vez que carrega não tem valor… o campo cidade, também deverá vir assim, tendo em vista que o SELECT irá retornar vazio.
A solução seria ter o campo estado na tabela do banco de dados, pois assim ele deve carregar corretamente os dados.

Espero ter ajudado.
Rodrigo Lins.

valeu pela ajuda, era isso mesmo… logo coloco mais duvidas aqui rssrs

abs

Valter,

Como ja comentei em alguns posts anteriores: As vezes precisamos abtraiar alguns conceitos no projeto do Bando de Dados em detrimento de algumas implementações na aplicação (Leia-se projeto no SC).

Como você disse, num projeto de BD relacional fica “redundante” ter o campo do estado e da cidade, sendo que pela cidade você encontra o estado. A implementação de combos carregadas por AJAX no SC é um exemplo da implementação justificável desta redundância.

Com isso, apesar da redundância, vc economiza algumas JOINS mais na frente. rsrs

Valeu!!! Cleyton, é isso mesmo… Isso é mau de programador php que faça tudo na unha… mais vou me adaptando ao SC5 que é uma ótima ferramenta para projeto rápidos e nao muito grandes.

Obrigados a todos pela ajuda!!!

abs

Legal!!! Mas só para ficar o registro: O SC é uma ferramenta para qualquer tamanho de projeto. Vai da experiência do desenvolvedor. Quanto mais intimidade, melhor o projeto e a performance. Tenho um sistema de gestão de campanhas políticas que tem hoje, exatamente 692 aplicações.