[RESOLVIDO] Após atualização para 9.10, não consigo criar mais aplicaçoes

Tenho o scriptcase 9.10 rodando em um servidor ubuntu. Estava tudo normal até a atualização. Tento criar aplicações do tipo formulário, consulta ou gráfico, já na primeira tela de criação de aplicação as tabelas ficam lendo e nunca aparecem. A conexão está funcionando pois consigo editar, compilar e executar as aplicações já criadas. Abaix:qo está o erro do log do apache:

PHP Fatal error: Uncaught ValueError: mb_convert_encoding(): Argument #3 ($from_encoding) contains invalid encoding “undefined” in /var/www/html/scriptcase/devel/lib/php/functions.inc.php:3008\nStack trace:\n#0 /var/www/html/scriptcase/devel/lib/php/functions.inc.php(3008): mb_convert_encoding()\n#1 /var/www/html/scriptcase/devel/tpl/scriptcase/body_wizard_create_app_tables.tpl.php(71): conv_utf8_all()\n#2 /var/www/html/scriptcase/devel/tpl/scriptcase/body_wizard_create_app_tables.tpl.php(2): sg_load()\n#3 /var/www/html/scriptcase/devel/class/template/nmTemplate.class.php(228): include(’…’)\n#4 /var/www/html/scriptcase/devel/class/page/nmPageWizard.class.php(6261): nmTemplate->Display()\n#5 /var/www/html/scriptcase/devel/class/page/nmPageWizard.class.php(5509): nmPageWizard->GetTables()\n#6 /var/www/html/scriptcase/devel/class/page/nmPageWizard.class.php(101): nmPageWizard->CheckAjax()\n#7 /var/www/html/scriptcase/devel/class/page/nmSite.class.php(95): nmPageWizard->__construct()\n#8 /var/www/html/scriptcase/devel/lib/php/base_ini.inc.php(1653): nmSite->Run()\n#9 /var/www/html/scriptcase/devel/lib/php/base_ini.inc.php(2): sg_load()\n#10 /var/www/html/scriptcase/devel/iface/wizard.php(25): include_once(’…’)\n#11 /var/www/html/scriptcase/devel/iface/wizard.php(2): sg_load()\n#12 {main}\n thrown in /var/www/html/scriptcase/devel/lib/php/functions.inc.php on line 3008.

Já foi atualizando assim m do nada, sem backup?

Caro @ronaldop,

Realizamos um teste atualizando o Scriptcase para a versão mais recente que foi lançada hoje (9.10.010), e ao criar novas aplicações (seja através da opção “Nova aplicação” ou “Aplicações em lotes”), nenhum erro foi retornado e as aplicações (que necessitam de tabelas) foram criadas normalmente.

O teste foi realizado em um servidor Ubuntu na versão 22.04.3, e em diferentes bancos de dados.

Sugerimos que você entre em contato com o suporte da ferramenta para que a equipe possa auxiliá-lo com mais profundidade.

Nossos cumprimentos!

Tenho um backup semanal automático, mas eu tinha feito algumas alterações no projeto essa semana. Vacilei.

O Yuri da Netmake entrou em contato comigo e achamos um paleativo para funcionar por enquanto. Ao clicar em criar nova aplicação, basta selecionar a localização, alterando de “Herdar o idioma padrão do projeto” para o idioma que você usa. Depois basta apertar no botão de atualização que tem ao lado direto de onde se seleciona as tabelas. Assim é possível criar a aplicação.

O Yuri da Netmake resolveu o problema e me enviou o arquivo com a correção. No meu caso, o problema estava acontecendo porque minhas tabelas e campos do mysql possuem acentuação, usam latin1, e o meu projeto também tem acentuação, usa charset ISO-8859-1. Portanto eu não preciso usar a Conversão do charset para UTF8 pelo banco de dados e isso não estava previsto no código. Mas com arquivo enviado pelo Yuri da Netmake, tudo foi resolvido.

Obrigado Yuri.