[RESOLVIDO] Aparecer o valor do campo autoincremento no formulário

Prezados,

Eu gostaria que aparecesse a numeração do campo autoincremento no meu formulário, como eu faço?
Sei que por padrão ele fica escondido, porém na minha aplicação ele precisa aparecer.

Obrigado

mas o campo não fica escondido por padrão.

De qualquer forma ir em Posicionar Campos no formulário.

O problema quando eu tento inserir um novo registro no formulário ele não aparece o número do autoincremento (aparece o label e o campo fica sem nada), somente depois que eu insiro todos os dados e salvo e depois eu navego entre os registros já cadastrados, aí aparece no campo os valores do autoincremento.

Queria que fica assim, igual da imagem abaixo.


autoincremento.JPG

Sim é claro.

Se é o banco é quem vai controlar o seu valor (Autoincrement automático) por que abrir para o usuário digitar???

Eu queria só que aparecesse o valor do campo no formulário, sem precisar digitar.
Quando inserir Novo formulário aparecer já o valor.

Como?

O Id Autoincrement só é gerado depois da inserção do registro.

Você pode criar um campo manual do tipo label para ser exibido somente na inserção e colocar um lookup nele Select max(id)+1 from tabela. Mas pergunto qual a relevância em saber esse valor na inserção?

Seria para o usuário ver o número do cadastro que será gerado.

Caso não seja possível no final quando salvar seria possível então aparecer uma mensagem tipo pop-up com o número do Id Autoincrement que foi gerado?
Porque na minha aplicação será importante para o usuário saber este id.

Muito obrigado!

Já dei a dica de como fazer.

Desculpa, como sou novo na ferramenta e achei que fosse mais intuitiva, pois não sou programador nato, demoro para pegar as coisas.

obrigado pela ajuda Haroldo,

A Ferramenta é intuitiva quando se segue o padrão dela.

Minha dica foi:

  • Criar um campo manual (o pessoal aqui chama de virtual) to tipo label
  • incluir um lookup automático com a query Select max(id)+1 from tabela principal da aplicação
  • habilitar esse campo só no modo de inclusão e escondê-lo no modo de alteração.

Deu certo mais o lookup automático aparece quando o campo é select…no label não aparece, não sei como fazer aparecer quando o tipo é label, mas deu certo a lógica

obrigado,

Campo Tipo Texto habilitado como Label.

Deu certo obrigado!

Já pensou que se duas pessoas estiverem fazendo o registro irá aparecer o mesmo auto incremento para elas?
Por isto o auto incremento somente é mostrado depois da inclusão efetivada.
Pois o banco ou o software somente irá gerar depois de incluído.
Edição simultânea.
Fulano A -> ID 256
Fulano B -> ID 256

Fulano A faz insert primeiro no banco fica 256
Fulano B faz insert depois no banco fica 257.
Mas para eles foi mostrado 256 no formulário
A bagunça esta armada. HEHEHEHEHEHHE

Entendi Alexandre, tem razão, mas como é só para visualizar o valor acredito que não deva ter problemas…mas nas consultas e relatórios vai sair certo. Boa observação…