[RESOLVIDO] ADONewConnection: Unable to load database driver '

No Momento que eu estava fazendo o Backup de todos os meus projetos, houve uma queda de energia brusca e logo em seguida retornou, eu chamei o SC de novo ai começou a aparecer essa mensagem…
"ADONewConnection: Unable to load database driver ‘’
Fatal error: Call to a member function Connect() on boolean in C:\Program Files (x86)\NetMake\v81\wwwroot\scriptcase\devel\lib\php\database.inc.php on line 333

eu procurei aqui no Forum e verifiquei que muitos já passaram por isso…após ler todos os problemas e todos aconselharam que eu salva-se a pasta …\devel e reinstala-se o SC 8 de novo foi o que fiz…copiei a pasta …\devel, removi o script case usando o revo, passei o cclean e reinstalei o SC 8.1 denovo. Após a instalação e copiei toda a pasta …\devel pra poder abrir os meus projetos… eis o resultado…
"ADONewConnection: Unable to load database driver ‘’
Fatal error: Call to a member function Connect() on boolean in C:\Program Files (x86)\NetMake\v81\wwwroot\scriptcase\devel\lib\php\database.inc.php on line 333

e agora o que fazer???

alguem conseguiu solucionar esse problema…

como poço voltar meus projetos??? alguem sabe???

veja na pasta backup do sc, tente usar o ultimo backup realizado nessa pasta.

http://www.terabyte.com.br/a-importancia-de-ter-um-no-break/

1 Curtida

Grande Haroldo, Boa Tarde

Obrigado por responder, antes de remover o scriptcase eu copiei toda a pasta antiga do netmaker para um HD externo… você diz pra restaurar os backups que estão dentro da pasta backup, certo? mas o pique aconteceu exatamente quando eu estava fazendo o backup de todos os projetos… eu te pergunto…posso restaurar esses backups dessa pasta???

E respondendo ao Jailton…rsrsrsrsr…Sim nós possuimos o Nobreak, acontece que o scriptcase está instalado em meu NoteBook, e meu nolte está com um problema na Bateria, ela não está mais carregando…aquela velha história…falta de grana pra comprar outra bateria…kkkkkkkkkkkkkk (vamos ver esse mês).

Somente uma dica.
Pode ser a base do Scriptcase que corrompeu ou está num estado inacessível.
Verifique ela primeiro.
Mesmo que acesse normal. Rode uma rotina de diagnóstico.

Boa Tarde Alexandre…Foi isso mesmo que aconteceu, foi a primeira coisa que fiz…na queda de energia corrompeu a base do SC é que estava bem no meio do Backup…estou numa sinuca de bico… são dezenas de projetos e o maior deles todos (233 aplicações) eu fiz umas alterações muito grande num dia anterior e preciso recuperar esse projeto.

Sua instalação usa que SGDB?

alexandre/Haroldo;

Dentro da pasta de backup do SC existe uma pasta chamada …\scriptcase. E dentro dessa pasta existe um arquivo chamado nm_scriptcase.db… essa base é a do scriptcase???

Faça um cópia deste arquivo para outro lugar.
Baixe o sqlite3.
conecte na base
sqlite3 nm_scriptcase.db
rode comando
pragma integrity_check;
Se depois de retornar ele mostrar OK sua base está boa/corrigida.
pode sair .quit
renomeie a original para nm_scriptcase.db.bk e coloque a boa/corrigida no lugar e tente executar o scritpcase.
Se após rodar o comando não aparecer OK.
Entre em contato comigo via PVT.

blza alexandre, vou fazer isso…

Alexandre, funcionou mas muita coisa foi perdida…por exemplo os templates HTML criados, vc sabe em que pasta eles ficam…?

Se você fez a correção na base onde houve a corrupção e voltou na mesma pasta onde houve a corrupção.
Sem alterar nada. Alterando apenas a base que sofreu a correção. Era para pegar tudo.
O pessoal com mais experiência pode dizer onde ficam os templates.
Alguém para ajudar?

Bom dia. Fica na pasta: public_html/scriptcase/devel/conf/scriptcase/tpl/

Desculpe a ignorância…

Estava realizando um backup, faltou energia e corrompeu o arquivo do qual estava sendo copiado?! não era para corromper a cópia???

Alexandre, diz ai, para quem usa o SC em host não corre esse risco, não é? Ou sim?

No Host na WEB não acontece isso, porque o PHP é ‘remoto’, quando você passa um comando para o PHP, mesmo que seu PC, o cliente desligue, saia fora do AR,
caia a INTERNET, pegue fogo, no momento exato que ele foi acionado, ele fica executando ele lá no HOST independente, sendo executado no HOST até ser finalizado,
porque o PHP é SERVER-SIDE.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Linguagem_server-side

Mas claro que para uma segurança maior o HOST deve ter um CRON para fazer este backup diário também, independente do usuário ter feito, no nosso
lá o BACKUP e verificação e optimização da base de DADOS é tudo, automático, fora o backup inteiro do HD espelho, feito todos os dias, e o cliente ainda
recebe um e-mail durante a madrugada, confirmando que execução foi feita.

Joni,
Vou ter contar um causo mineiro de um mineiro residente em Curitiba.
Por volta de 2004 eu hospedava nos Estados Unidos.
Datacenter, backup… tudo que tinha direito.
O problema foi que o estado que escolhi o datacenter era sujeito a furacões.
Veio um furacão e… Bem, depois de uma semana recebia a notícia que eles tinham conseguido recuperar tudo e migrado para um datacenter em outro estado.
Mas, logo após uma semana de desespero e de fazer tudo de novo. Não adiantava mais a recuperação por parte deles. Não é mesmo?
Depois disto sempre hospedei no Brasil, no meu escritório, até uns 4 meses atrás.
Quando a total falta de qualidade fornecida no Brasil pelos terceirizados: link internet, energia elétrica e etc. Me fizeram voltar para os Estados Unidos.
Então, a reposta é: Sim! Mesmo que vocês gaste $ 50.000,00 para ter segurança em uma cópia (backup). Ela pode ser corrompida mesmo em um host.

Por isto aplico http://www.scriptcase.com.br/forum/index.php/topic,13927.msg72803.html#msg72803 ítem 18:

18) Somente Jesus salva o resto de nos mortais fazem backup.
Faça backup diários da pasta do scritpcase e do banco de dados do scriptcase.
Para tornar o backup do scritpcase seguro faça estas 3 coisas no mesmo dia:
Use a rotina de backup do scriptcase.
Use exportar projeto. Sei que toma tempo. Mas já notamos que é mais seguro que a própria rotina de backup do Scriptcase.
Use copiar toda a pasta do scritpcase e seu banco de dados.
Achou difícil fazer isto? Liga não… Depois é fácil chorar no Fórum sobre como recuperar e ouvir um: Não tem jeito!

Para ter ideia da paranoia pessoal:

1. Tenho cada micro com 3 HD´s sendo um deles para backup.
  2. Meu micro além dos 3 HD´s ainda tem um HD externo de 1 TB para backup.
  3. Tenho um servidor somente para backup.
  4. Uso google drive e onedrive
  5. Faço backup do meus hosts das últimas 48 horas com HD em RAID que provê redundância.
    Observação: Ainda assim faço como 99,99% dos serviços de hospedagem, VPS, servidor dedicado e etc
    Não me responsabilizo pelo backup em contrato. Pois sei que pode dar errado.

6)Logo, oriento meu clientes a fazerem backup diário por sua própria conta.

Veja estes exemplos de contrato:

https://www.kinghost.com.br/contratos/hosting/f
9.5 A Contratada não está obrigada a realizar backup caso ocorra uma das condições abaixo elencadas:
a. A tabela possuir tamanho superior a 1 (um) Gigabyte.
b. O banco de dados possuir número igual ou superior a 1.000 (um mil) tabelas.
c. O banco de dados possuir tabela e/ou dado corrompido ou com qualquer tipo de erro que impossibilite ou dificulte a realização do backup.
d. Banco de dados access.

https://www.kinghost.com.br/contratos/revenda/j

VI.7.2 Não serão realizados backups caso ocorra uma das seguintes condições:
a. A tabela possuir tamanho superior a 1 (hum) GB.
b. O banco de dados possuir número igual ou superior a 1.000 (hum mil)
tabelas.
c. O banco de dados possuir tabela e/ou dado corrompido ou com qualquer
tipo de erro que impossibilite ou dificulte a realização do backup.
§1º Qualquer outra base de dados, além destas especificadas na presente
cláusula, não será objeto da realização periódica de backup.

https://www.hoost.com.br/termos-dos-servicos/

1. Da Política de Backups

O sistema de backups será acionado toda semana. Backups individuais e integrais dos dados de cada conta serão armazenados em nossos servidores.

Os backups de contas inativas ou canceladas serão mantidos por 60 dias após o cancelamento da conta, e poderão ser contratados pelo titular, incindindo nestes casos taxa de R$ 50,00 por requisição.

Nota: A Hoost Serviços para internet LTDA mantém sistemas de backup e toma as cautelas necessárias à preservação dos dados. Entretanto, não nos responsabilizamos em qualquer hipótese pela integridade dos arquivos de backup.

E eu poderia colocar tantos outros contratos, inclusive o meu.
Entenda! Se o risco não existisse… Então para que estas cláusulas?

Basta reconfigurar o caminho do banco de dados do ScriptCase através do arquivo config.php
Caso seja a instalação típica, não é necessário informar usuário e senha e deve-se inserir o caminho do arquivo SQLite e informar o Driver ( SQLite PDO ).

Sim Jailton, referi-me ao caso de acontecer no host mesmo, como relatado pelo Alexandre. E aliás Alexandre, em relação ao seu post: http://www.scriptcase.com.br/forum/index.php/topic,13927.msg72803.html#msg72803 ,como sempre muito detalhado, paira uma dúvida/pergunta em relação ao item 18. Mas vou fazer lá para não desfocar do assunto aqui tratado.

Srs;

Deu um Pouco de Trabalho mas consegui retornar todos os projetos 100%, mas no final tudo ficou resolvido, os templates, as bibliotecas criadas, as imagens criadas para os projetos, as rotinas tudo mesmo… Essa experiência pelo menos para mim serviu para eu saber onde fica armazenado todos os arquivos de um projeto criado com o SC…Agradeço ao pessoal que ajudaram O Haroldo o Alexandre o Jailton e a todos aqui no Forum… Muito Obrigado a Todos…

Carlos,
Ficamos contentes pelo seu sucesso em recuperar o sc.

O Alexandre é um rapaz empenhado, conhecedor e dedicado além de muito solicito.

E todos os outros também são de grande gabarito.

Mas fique atento para não passar por isso novamente.