[RESOLVIDO] Adicionar campo virtual no filtro da grid

Pessoal,

Tenho uma grid de consulta e adicionei um campo virtual que não faz parte da tabela na qual a grid é baseada. Coloquei esse campo virtual no filtro avançado do sc, só que quando filtro por ele, ele simplesmente não filtra.

o campo é “estado”

image

essa é a tela de filtro e o campo que adicionei para refinar as informações, porém não funciona.

image

Na opção de campo na área de filtro, estou usando essa query

SELECT distinct c.estado
FROM cliente c
inner join pedido p on c.id_cliente = p.cliente_id_cliente_fk
where estado <> ‘’
ORDER BY estado;

Enfim, o que preciso é que quando eu filtre o estado de PE, a grid só apresente quem é de PE.

Alguém pode me ajudar?

Evento onvalidate do filtro mova o valor desse campo para uma global.
Evento onscriptinit da consulta aplique o where utilizando esse campo se não for vazio através da macro sc_select_where(add)

Rapaz, vou tentar aqui. Como sou iniciante, talvez minha limitações não permitam eu atingir esse raciocínio, mas vou tentar de qualquer jeito. Muito obrigado.

@InfinitusWeb Eu entendi o que você sugeriu, só que essa macro passa uma cláusura where dinamicamente para um campo da tabela, só que esse campo “estado”, ele não faz parte da minha tabela principal da consulta. O campo que tenho lá que é chave pra tabela onde tem o estado, é o campo cliente_id_cliente_fk.

Então crie inner Join no sql principal com a tabela ligada
Aí nem precisaria do campo virtual no filtro

Seria a melhor opção, mas se eu tivesse criando a aplicação agora. Já tentei fazer isso outro dia. Quebrei a aplicação, perdi os campos por causa dos alias.

Não deveria perder os campos.
Então usa a macro sc_select_where com um subselec

cliente_id_cliente_fk in (select id_cliente from cliente where estado = ‘[var_edtado]’)

1 Curtida

É exatamente aqui onde estou. Vlww

Vc não é tão iniciante assim.
Que bom que achou o caminho.