Pessoal,
Tenho dois bancos de dados MS SQL Server 2014 aqui. Um de desenvolvimento e testes e outro de produção. Eles ficam em máquinas distintas, cada uma rodando sob Windows Server 2008.
No ambiente de desenvolvimento Scriptcase, apenas para o banco de teste, estou recebendo o seguinte erro ao configurar a conexão:
Falha na conexão.
Connection attempt failed: SQLSTATE[HY000] Unable to connect: Adaptive Server is unavailable or does not exist (10.131.0.16:1433) (severity 9)
Isso passou a ocorrer do nada. Talvez por atualização automática do banco de dados ou do S.O. na máquina de teste (e que ainda não atualizou na máquina de produção).
O curioso é que, se eu configuro o ambiente de desenvolvimento para acessar o banco de produção, o problema desaparece. Mas se eu volto para o IP do banco de teste, ele retorna.
Ou seja, tem algo diferente da máquina de banco de teste com o banco de produção.
Cheguei a encontrar num fórum da StackOverflow que eu deveria criar a conexão sem especificar a porta padrão 1433. Então fiz essa tentativa e funcionou, em princípio: se eu deixo 0 (ou branco) no campo PORTA, o Scriptcase confirma a conexão com o Banco e aceita salvar.
Porém, quando vou executar a aplicação (ainda no desenvolvimento), volto ao mesmo erro:
Ocorreu um erro durante a conexão com o banco de dados:
Connection attempt failed: SQLSTATE[HY000] Unable to connect: Adaptive Server is unavailable or does not exist (10.131.0.16:0) (severity 9)
Alguém tem alguma ideia do que poderia ser isso?