Resetar campo documento (Nome de arquivo)

Então, estou trabalhando em um formulário em que eu escolho se vou incluir no registro do banco um arquivo ou não, e me deparei com um problema, se eu escolher que quero incluir, fazer a escolha do arquivo, e depois escolher não incluir, o campo de upload continua com o arquivo la dentro, e mesmo que eu esconda o campo ele não perde o arquivo, ou até mesmo fazendo {UPLOAD_ARQUIVO} = ‘’ pra zerar a variável, quando chego no onValidate e tento dar um var_dump nessa variavel ele me mostra ainda o nome do arquivo.

e vai piorando, eu fiz gambiarras em javascript pra esconder o nome do arquivo ao lado do campo de upload quando escolhesse não mandar o arquivo, e mesmo escondendo tudo,e inserindo o registro, o documento é alocado no servidor e no registro do banco ele registra na coluna o nome do arquivo.

Vi que na hora de fazer o upload do arquivo no console ele faz uma requisição, e ele vai para uma pasta temporária, como eu faço pra apagar a possibilidade desse arquivo subir??

Tem que fazer o upload do arquivo de forma manual não pelo campo do é só mover o arquivo para o campo na Beforeinsert sob a condição de desejar ou não inserir o arquivo.