Resetar campo documento (Nome de arquivo)

Então, estou trabalhando em um formulário em que eu escolho se vou incluir no registro do banco um arquivo ou não, e me deparei com um problema, se eu escolher que quero incluir, fazer a escolha do arquivo, e depois escolher não incluir, o campo de upload continua com o arquivo la dentro, e mesmo que eu esconda o campo ele não perde o arquivo, ou até mesmo fazendo {UPLOAD_ARQUIVO} = ‘’ pra zerar a variável, quando chego no onValidate e tento dar um var_dump nessa variavel ele me mostra ainda o nome do arquivo.

e vai piorando, eu fiz gambiarras em javascript pra esconder o nome do arquivo ao lado do campo de upload quando escolhesse não mandar o arquivo, e mesmo escondendo tudo,e inserindo o registro, o documento é alocado no servidor e no registro do banco ele registra na coluna o nome do arquivo.

Vi que na hora de fazer o upload do arquivo no console ele faz uma requisição, e ele vai para uma pasta temporária, como eu faço pra apagar a possibilidade desse arquivo subir??

Tem que fazer o upload do arquivo de forma manual não pelo campo do é só mover o arquivo para o campo na Beforeinsert sob a condição de desejar ou não inserir o arquivo.

Obrigado pela Ideia Mestre Haroldo, eu deixei o campo de upload como um campo virtual, e um de texto pra fazer exatamente isso que você me falou, mas ainda assim na minha versão do Scriptcase 9.9.024 (10) ( Não sei se as outras após ja tem essa opção) o campo de upload não tem um onchange, então como vou saber que o campo mudou pra colocar o nome do arquivo no campo de texto?

Até que daria pra fazer a validação direitinho pelo campo de texto e mandar o arquivo da temp pra pasta certa, mas sem saber quando o campo adiciona algo não estou conseguindo.

Você no fala em comparação de campos no tópico original. Ou seja, você só fala de inclusão.

Campos upload de arquivo não possuem eventos ajax mesmo. A comparação deverá ser feita comparando o os conteúdos dos arquivos.