Quando você instala o Scriptcase, se usar o instalador padrão a IDE cria um banco de dados sqlite, onde ficam armazenados os fontes das aplicações.
Se você usar uma instalação manual, você pode apontar os fontes para um banco de dados da sua escolha.
Quando você altera as propriedades por exemplo de um campo em um formulário, a IDE faz um update em uma tabela para salvar essa alteração.
No meu caso os fontes do SC ficam armazenados no mysql (mais seguro).
Então a IDE não controla cada alteração realizada, quem fez, o que fez e quando fez, apenas faz um update no registro da tabela relacionada a área do editor de aplicação que o desenvolvedor está atuando.
O banco já cresce significadamente dessa forma, imagina se ele gerar registros específicos para controlar versionamento e controle de alterações nos fontes?
Você pode travar a aplicação para que outro desenvolvedor não mexa enquanto vc está trabalhando nessa aplicação. Em Aplicação/Configuração/Habilite-Desabilite edição por projeto.
Mas duvido que NM invistiria em uma alteração tão radical apenas para ter esse controle, sendo que a maioria das licenças são para desenvolvedores autônomos com acesso apenas para um usuário.
Estou nesse forum desde 2006, se foram 3 ou 4 vezes que ví esse mesmo questionamento, não reflete substâncialmente a justificar uma implementação desse porte.
Não entendo a razão de certas observações absurdas como as que vejo aqui, por isso sempre aconselho: Cuidado com falsos profetas.