Repositório de códigos - controle de versionamento

Ola, pessoal!

Estou com uma dúvida. A empresa na qual trabalho é baseada todano framework do Scriptcase, e um problema bem recorrente, é quando um desenvolvedor está mexendo na mesma tela de outro companheiro.

Existe a possibilidade de trabalhar o Scriptcase com controle de versionamento de códiogos - tipo GIT?

Não. Mas é possível gravar a app enquanto desenvolvedor mexe o outro não consegue.

Em breve o SC vai adicionar esta funcionalidade, tenha a certeza disso. É só uma questão de tempo!!!

Espera sentado então, para não cansar.
Os fontes do SC são armazenados em banco de dados não em scripts texto.
2 ou mais desenvolvedores em uma mesma app estão salvando alterações nos mesmos registros associados aos fontes dessa aplicação.
O único controle que você pôde ter é uma cópia da app em um tempo anterior.
Mas controlar versionamento, quem fez, quando fez e o que fez no mesmo fonte? Só quem desconhece como o SC trabalha internamente para dizer isso.

2 Curtidas

Haroldo, poderia, por gentileza, me explicar melhor essa funcionalidade, mestre?

Quando você instala o Scriptcase, se usar o instalador padrão a IDE cria um banco de dados sqlite, onde ficam armazenados os fontes das aplicações.
Se você usar uma instalação manual, você pode apontar os fontes para um banco de dados da sua escolha.
Quando você altera as propriedades por exemplo de um campo em um formulário, a IDE faz um update em uma tabela para salvar essa alteração.

No meu caso os fontes do SC ficam armazenados no mysql (mais seguro).

Então a IDE não controla cada alteração realizada, quem fez, o que fez e quando fez, apenas faz um update no registro da tabela relacionada a área do editor de aplicação que o desenvolvedor está atuando.

O banco já cresce significadamente dessa forma, imagina se ele gerar registros específicos para controlar versionamento e controle de alterações nos fontes?
Você pode travar a aplicação para que outro desenvolvedor não mexa enquanto vc está trabalhando nessa aplicação. Em Aplicação/Configuração/Habilite-Desabilite edição por projeto.

Mas duvido que NM invistiria em uma alteração tão radical apenas para ter esse controle, sendo que a maioria das licenças são para desenvolvedores autônomos com acesso apenas para um usuário.

Estou nesse forum desde 2006, se foram 3 ou 4 vezes que ví esse mesmo questionamento, não reflete substâncialmente a justificar uma implementação desse porte.

Não entendo a razão de certas observações absurdas como as que vejo aqui, por isso sempre aconselho: Cuidado com falsos profetas.

3 Curtidas

@moderadores este tipo de agressão direta a membros do fórum está dentro de alguma nova regra ?

Solicito que a moderação tome alguma atitude de uma vez, visto que é reincidente este tipo de comportamento.

4 Curtidas

Sou relativamente novo com a ferramenta e no fórum, me registrei no inicio de Outubro, e já vi esse usuário com TimeOut 3 vezes, sempre por destratar os colegas do fórum, não tem medidas de exclusão de conta do mesmo? Pois parece que não aprende a seguir regras básicas

10 Curtidas

Talvez realmente não seja a solução perfeita, mas entendi a dificuldade.
Essa opção para desabilitar a função de edição vai nos ajudar bastante. Brigadão pela ajuda, viu.

2 Curtidas

jejeje, voltamos a cair na mesma. Briga e briga, separado sempre do objetivo do fórum…
O que se é certo que o colega Haroldo independentemente de qualquer influencia contribui grandemente ao desenvolvimento da ferramenta.

2 Curtidas

Exatamente ! O Haroldo não ataca ninguém, ele faz discussões no âmbito técnico.

E é sem duvidas uma das pessoas que mais contribui para que se tenha qualidade neste fórum.

@InfinitusWeb é um cara do bem. E entendo que quem o trata de forma mal educada o faz por falta de educação e respeito para com as boas pessoas e bons profissionais.

2 Curtidas

Boa tarde.

Baseado nas regras de convivência do fórum e seguindo as ações de punição definidas, informamos que o usuário " periodicosbrasil" foi banido permanentemente deste fórum por reincidência do descumprimento das regras.

Atenciosamente.
Moderação.

5 Curtidas

Só tem que ficar caro de olho se ele não voltou com outro nome …

1 Curtida

Não adianta nada banir um membro desrespeitoso se ele simplesmente cria outro perfil e volta a dançar com suas gracinhas no fórum novamente.

4 Curtidas