Relacionamento N:N

Olá pessoal, gostaria de tirar uma duvida referente ao Relacionamentos N:N.

Tabelas:

ciclo
*codigo(PK)
*descricao

departamento
*codigo(PK)
*descricao

ciclo_dpto
*codigo(PK)
*ciclo (FK)
*dpto (FK)

Eu criei um form para cadastro de ciclo, um para departamento e um para ciclo_departamento

Só que não consigo relacionar isso no relacionamento N:N, estou tentando fazer isso no form do ciclo_depto só que não fica do jeito que eu quero. ja tentei de todo jeito.

Quero que fique o Ciclo e os varios departamentos

Exemplo
Ciclo
1 - Moldado

Departamento
1 - Serra
2 - Chapa

O ciclo 1 - Moldado (Texto) tem os departamentos 2- Chapa e 1 - Serra(CheckBox)

Desde já agradeço

Consegui fazer fazendo algumas modificações e dando uma garimpada legal aqui pelo forum, porém tenho tres problemas:
1 - Como posso fazer a validação para que o usuario não tente incluir novamente a mesma informação?
2 - Quando faço o include fiz um evento onBeforeInsert para fazer a inclusão, porém acredito que o scriptcase tente fazer o include quando clico no botão, e faz o meu include do evento porque ele retorna o seguinte erro:
o evento que coloquei foi esse
$exp={fk_depto};
$dpto = explode(";", $exp);
$contador = count($dpto);

for ($i=0; $i < $contador; $i++){

$ins="insert into ciclo_depto (fk_ciclo, fk_depto) values ({fk_ciclo},$dpto[$i])";
sc_exec_sql($ins);
echo $dpto[$i];

}
o echo foi só para ver se os dados estavam sendo passados corretamente

3 - Referente aos erros como faço para o sistema redirecionar de volta para aplicação em caso de erro? quando não habilito o debug ele deixa a tela em branco e sou obrigada a fechar a aba e abrir novamente.

Obrigada

esse select count(*) está vindo errado no WHERE
deveria vir >>> WHERE fk_depto IN (1,2,3)

mas esse codigo é o gerado pelo scriptcase, como posso ajustar isso?

Camila tenta fazer com o relacionamento N: N…
cria uma tabela na qual vai receber a ligação e no seu form vc chama ela…

esse codigo gerado pelo scriptcase tem algum erro no eventos , precisa analisar melhor.

eu tentei fazer mas ele não me deixa vincular a tabela no campo de lookup. as ligações não ficam corretas, mesmo eu seguindo os tutoriais da netmake, não sei se é porque o form é diretamente ligado a tabela, mas eu nao tenho como fazer isso em outro form, não é viavel pra mim

Nessa ultima parte ele não puxa o cod_depto que vinculei lá na frente

Faz através do comando select …

SELECT cod_depto , desc_depto FROM departamentos
coloca desse jeito para fazer o teste.

Vim pra atualizar a resposta, resolvi utilizando o frame do ciclo apenas sem criar um frame especifico pro ciclo_departamento ai chamando o relacionamento N:N apartir daquele frame