Relação entre 3 Tabelas

Pessoal estou com uma dúvida que é a seguinte:

Tenho 2 Tabelas

PESSOA (P/ cadastro de pessoas) - TIPO_PESSOA (P/ cadastro de tipos de pessoa, EX: Física, Jurídica, Fornecedor, etc)

O que pretendo fazer é o seguinte:

Na tabela PESSOA, existe um campo chamado TIPO que é um SELECT, pois através desse select pretendo escolher “Múltiplos Valores”, e esses valores ele pega da tabela TIPO_PESSOA, ate aqui esta tudo ok… Ele esta selecionando vários valores, exemplo: Tipo: (Cliente, Fornecedor) Pois em um cadastro de pessoa, a pessoa pode ser um cliente e um fornecedor ao mesmo tempo. Até aqui tudo ok!

O Problema esta na INCLUSÃO, pois no campo TIPO na tabela PESSOA, não pode ter mais de um valor. Isso é lógico.

Então! Como posso criar um select com múltiplos valores nessas condições?

Eu criei uma 3ª tabela chamada PONTE onde terá que armazenar apenas os valores múltiplos para esse campo TIPO na tabela PESSOA. Mas não estou conseguindo fazer os relacionamentos corretos no SC.

Alguém pode me ajudar?

use varios campos como check box para verificar se ele e um fornecedor, se ele é um cliente usando 0 ou 1 para cada campo

exemplo:
banco de dados
fornecedor int 1
cliente int 1
transportador int 1

entende o que eu quiz dizer ?

Eu fiz assim, deu certo. Obrigado!

Eu percebi uma coisa interessante, no SC quando eu crio comandos SQL automático, ele consegue enchergar as tabelas mesmo as q NÃO SÃO relacionadas, ae fiz um teste, peguei um select tipo: SELECT CODIGO_CENTRO_CUSTO, DESCRICAO FROM centro_custo
ORDER BY DESCRICAO

Mesmo a tabela CENTRO DE CUSTO não estando relacionada com essa que coloquei o select ele consegue puxar as informações. Isso é seguro? Alguém ja percebeu isso? O que me aconcelham, a deixar o banco relacionado ou fazer as relações no SC já que ele esta me dando essa possibilidade?

Obrigado mais uma vez.

Pelo que eu conheço de banco de dados percebi que o SC mostra os relacionamentos feitos no banco,
mais eu penso que isso e uma questao de conhecimento, pois é um bom DBA faça no banco, mais se nao é tão bom ou nao quer arriscar e quiser fazer no SC ele faz isso de uma forma abstrata em nivel de software ( contando que se voce fizer a nivel de banco o SC te da opção de tratamento de erros tambem, porém mais engessado pois a regra ja esta feita no banco e nao pode ser alterada senao pelo mesmo ).

Show de bola Vieira, entendi!

Mas há um porém, no banco de dados você pode utilizar nas referências o ON DELETE (NO ACTION) e ON UPDATE (CASCADE) para proteger os dados de chaves estrangeiras a serem deletadas em outro formulário. Procurei no SC esses tratamentos e não encontrei. Acho melhor fazer todas as relações a nível de banco de dados mesmo pra evitar um possível problema futuro. Vai que o cliente deleta um dado da tabela filho onde tem uma chave estrangeira na tabela pai. Ai deleta tudo! Se não tiver o tratamento das relações.

É sempre bom debater boas práticas de programação. Obrigado Vieira!

Aproveitando o embalo…

Tenho dois campos:

CONTA: “1339” BANCO: “Itaú”

Um ao lado do outro. Dúvida:

O Campo conta é um select, que quando escolho o numero da conta me apareça “Automaticamente” o nome do Banco no campo BANCO.

Como faço isso no SC?

Os relacionamentos podem ser feitos no menu Dependencias do SC.

para mostrar voce vai ter que criar um campo label somente no formulario e usar um evendo ajax_onChange no campo onde voce vai digitar a conta e colocar no evento para verificar no Banco de dados por exemplo e atualizar o campo label.