REGRA DE NEGOCIO DE UMA APLICAÇÃO PARA CONTROLE DE ESTOQUE

Bom acredito que isso ja tenho sido duvida de muitas pessoas, qual a melhor forma de projetar meu módulo estoque, existem algumas questões como por exemplo produto inteiro ou fracionado, chega uma caixa que contem 20 un de um produto qual seria a melhor maneira de guardar essa informação? um vez que um produto se torna 2, por que posso vender tanto a caixa quanto o item fracionado.

é uma boa ideia eu deixar apenas meus registros de movimentação de entrada e saída? não ter um local com o total do produto?

O produto deve ter uma unidade padrão de estoque, a mesma informada no sped fiscal. Caso seja necessário você pode ter mais de uma unidade padrão para o produto mas deverá informar um código diferente ao produto para cada unidade.

A empresa define qual vai se a unidade padrão de determinado produto. Isso não significa que seu fornecedor deva emitir a nota fiscal na unidade padrão do seu estoque e que você seja obrigado e emitir sua nota de venda na mesma unidade padrão de seu estoque.

Para isso, seu sistema deve ter adaptação que atenda tanto na compra como na revenda do produto em unidades diferentes a da sua estocagem e ao dar entrada na nota e atualizar os estoque a conversão deve ser feita, o mesmo para a venda.

Exemplo:

Produto: Fio elétrico.

Você pode estocar em rolos de 30mts, mas vender em rolo ou em metros.
Se seu estoque contem 10 rolos, e você vendeu 15mts, seu estoque deve conter 9,5 rolos de fio. A unidade padrão de estoque não pode mudar, pois você formou a seu sped que em dezembro do ano anterior,
você tinha N quantidades em estoque do produto de descrição: Rolo de Fio Elétrico com 30mts.

Eu havia pensado em fazer desta forma mesmo, se eu nao me engano tem como eu criar um fator de conversão não tem ? sabe me dizer qual seria o calculo ?

Quando tiver já uma ideia de como fazer, exponha junto que a pergunta, assim não precisamos detalhar uma sugestão.

*A tabela estoque: id_Local, id_produto, saldo, data_ultima_movimentação é importante ser criada sim.

x quantidade da unidade alternativa equivale a y quantidades da unidade padrão.

1 caixa = 12 peças do produto X.

1,5 caixa = 1,5 x 12 = 18 peças

18 peças = 18 / 12 (que equivale a 1 caixa) = 1,5 caixas.

1 Curtida