Fiz um cadastro de fotos porém gostaria que as fotos fossem redimensionadas…
para quando eu consultar elas aparecere nu tamanho definido, o SC tem esse recurso?
vc pode apresentar a imagem no tamanho que desejar, mas redimensionar seu tamanho em disco o sc não faz, mas é possível fazê-lo manualmente.
certo entao, como eu faço para apresentar no tamanho que desejo…
gostaria que ele definisse uma proporçao 800px x 600px como eu faco?
No próprio campo do sc você defini o tamanho da imagem, e se vai manter o aspecto ou não.
O campo tem que ser do tipo Imagem de Arquivo.
Gustavo, eu postei um código aqui faz tempo, que redimensiona as imagens jpg automaticamente. Não achei meu tópico original mas achei outro que o código foi copiado. O código funciona perfeitamente.
http://www.netmake.com.br/forum/index.php?topic=1904.msg6705#msg6705
Rodrigo,
Muito interessante a sua dica.
Outra dica muito interessante foi apresentada pelo nosso colega Higor Vaz… veja o script de exemplo abaixo:
$sql_imgMenu = “SELECT clientes_img FROM clientes cl,usuarios u WHERE c.clientes_id = u.clientes_id”;
sc_lookup(data_imgMenu,$sql_imgMenu);
if (isset({data_imgMenu[0][0]})) // Imagem encontrada…
{
$varImg=base64_encode({data_imgMenu[0][0]});
{imagem} = “”; // 63 é o tamanho em pixel da imagem, você pode alterá-la…
}
else // Imagem não encontrada…
{
{imagem} = ‘Imagem não Encontrada.’;
}
Estou com problema de apresentação de imagens na V6 e estou usando o exemplo acima para solucionar os meus problemas.
Quando o SC disponibiliza a visualição de uma imagem (banco de dados) antes ele salva a imagem em disco, criando um arquivo temporário, aleatório, na pasta tmp, mas o SC não está fazendo isso e não é por falta de permissões (já fiz testes e vou postar um vídeo em breve)… o pessoal da NM insinou que era problema da biblioteca gráfica, mas não é. O script apresentado pelo colega lê a imagem no banco de dados e a coloca em uma variável de memória, ao invés de salvá-la no disco - mão na roda! Com isso podemos configurá-la com qualquer tamanho (no exemplo acima ela está com 63 pixels).
Vale a dica.
Esse vai pros favoritos! Dica excelente!
No meu código, a ideia era diminuir as imagens cadastradas pelos usuários, que chegavam do campo com a câmera lotada de fotos (sistema tipo censo) e todas com 5MB por foto. Como ninguém tinha o cuidado de diminuí-las antes de inserir no sistema, fui forçado a fazer isso. Já nem lembro mais como fiz, foi logo quando comecei a mexer no SC, não programava uma linha de php, montei a rotina catando trechos na net.
Quanto ao seu problema com as imagens, será mesmo que não é nada no ambiente? Tenho trabalhado com imagens tanto em banco como em arquivo e ainda não tive nenhum problema. Meu ambiente é linux, debian 6 no laptop do SC e o servidor (Alexandre Bühler) tb é debian.
Posso até fazer algum tipo de teste em máquina virtual se vc quiser, windows e linux, pra tirarmos a prova dos 9.
Com certeza não é problema de ambiente porque como variável ele mostra a imagem numa boa. Hoje a noite vou montar o vídeo e postar.
A NM fazendo e a gente limpando, quer dizer, contornando. kkk
A solução do Higor realmente é muito boa! E como não há I/O em disco pra gravar a imagem temp., com certeza há um pequeno ganho em processamento.
não esqueçam de destruir essa variável logo em seguida, pois o consumo de memória é grande.