Sobre os aplicativos Mobile e seus Milhões em sua aquisição é o seguinte!
Hoje existe um mercado muito amplo com relação a desenvolvimento. No vale do silício as empresas de desenvolvimento foram criadas em garagens de casas e em apartamentos universitários. Com isso muita gente começou a criar aplicações interessantes. O Facebook foi um deles, onde hoje é a rede social mais usada no mundo. O Facebook Provou que para se ter um produto bilionário não precisa nascer em uma empresa de grande porte.
Consequência disso foi um desencadeamento grande de pequenas empresas de desenvolvimento no Vale do Silício, onde mais tarde se tornou com um nome popular de Start Up. A mais ou menos 3 anos, o conceito de StartUp no Brasil cresceu muito. Existem aplicativos inovadores como o EasyTaxi que é aplicativo brasileiro e esta fazendo sucesso no exterior.
Mas falando sobre “ouro digital”, e focando em dois aplicativos onde temos o Instagram e o Whatsapp. Ambos foram comprado não porque eram “inovadores” e sim porque estavam de uma certa forma “incomodando” os gigantes (Facebook, Google, Yahoo, etc). Ou seja, se você tem uma ideia que vai incomodar um desses gigantes, pode ter certeza que eles vão comprar nem que seja pra colocar na gaveta deles.
Um exemplo brasileiro.
Há uma multinacional, que hoje é a maior da America Latina e salvo me engano a 3ª maior do mundo em Gestão de Software ERP. A TOTVS é exemplo disso. Antes, em SP existiam empresas como Datasul e Microsiga, duas gigantes do seguimento onde brigavam por espaço e clientes. Um funcionário de uma dessas empresa (programador) teve uma ideia de “juntar” elas e transformar em uma só. Assim nasceu a TOTVS. E todas as pequenas empresas de software nesse seguimento foram compradas. Pois estavam incomodando.
Se você tem uma ideia, e que é atrativa pra um determinado nicho. Vá em frente mesmo que seja uma ideia “clichê”. Pois tanto como o Instagram quanto o Whatsapp suas ideias foram calcadas em ideias já existentes, ou seja, redes sociais. O sucesso de cada um deles foi seus diferenciais onde se tornou atrativo ao público (massa em escalabilidade) e que chamou à atenção dos gigantes.
Sobre o preço:
Hoje o preço de um software não é mais em pacotes de horas de desenvolvimento e sim baseado na importância do benefício que trará para quem comprar. De acordo com esse “Nível” de benefício (satisfação) que trará a seus usuários é que será o valor do software.