pessoal ultimamente estamos vendo uma grande procura por profissionais que trabalham com scriptcase e php para atuarem como freelancer. Bom recentemente uma empresa entrou em contato comigo para saber se eu estava interessado em trabalhar como freelancer em um projeto com eles usando a ferramenta scriptcase e também programação em php, tenho conhecimentos em programação php e também em scriptcase, já fiz projetos bons, mas tudo isso na empresa em que trabalho, mas eu não sei quanto cobrar para trabalhar como frelancer, vocês sabem quanto esta em média a mão de obra de um freelancer em um projeto de porte médio?
Caro Onilson,
Existem muitos fatores que influem no desenvolvimento de uma aplicação. E uma das mais difíceis é quantificar quanto pagar ao desenvolvedor, conseqüentemente quanto cobrar pela aplicação. Grandes empresas criaram métodos próprios para isso, mas sinceramente entendo que esse processo é meio empírico - e meu entendimento passa pelo princípio de que existe uma fase de abstração que é muito difícil de se quantificar. A UNISYS desenvolveu, há muitos anos, processos próprios chamados de Pontos de Função, publicou livros e isso norteou muitas empresas no trato destas questões - é um processo matemático muito interessante.
Veja, estou falando de desenvolvimento… escrever códigos (php, java, python, etc, etc) são tarefas extremamente importantes, mas são consideradas terciárias no desenvolvimento - regras de negócio, casos de uso, estudos de casos, etc… possuem um grau de importância muito maior.
Se você tem capacidade de participar de um projeto (pequeno, médio ou grande) em todas as fases do seu desenvolvimento saiba que você é um profissional CARO e o mercado está disposto a pagar um bom preço por você (freelancer ou não é muito mais uma questão de direitos trabalhistas do que de subordinação ou comprometimento com o contratante - por mais skill que você possua, desenvolver 2,3 ou 4 sistemas ao mesmo tempo é uma façanha que poucos conseguem - eu estou fora desse grupo - e a tendência de quem acha que pode é fazer um monte de lambança e acabar se queimando no mercado).
Enfim, a questão importante aqui é O QUE EU REALMENTE ESTOU APTO A FAZER? Quando você tiver essa resposta, procure ver o que o mercado está pagando a profissionais que possuam as mesmas características suas.
Forte abraço e um Feliz Natal!
Existem duas formas:
Por demanda: exemplo para desenvolver um relatório simples, ou um módulo completo, para tal você precisaria ter toda documentação do projeto em mãos para definr um tempo estimado para conclusão do trabalho.
Por hora: para tal teria que comprovar as horas trabalhadas, geralmente feita no local da contratante, esta tem menos riscos.
Como calcular?
Estipule um valor justo mensal, leve em consideração não só sua experiência tecnica, mas sua vivência em negócios, divida por 240, e utilize como valor hora para calcular o custo de desenvolvimento.
*Nota: Administre bem seu tempo e estipule uma quantidade de horas dias de trabalho como free, seja sistemático nos horários e tente sempre iniciar na mesma hora do dia. Nunca pegue dois trabalhos free lance ao mesmo tempo e procure receber o proporcional ao trabalho entregue depois de entregue nunca antes.