Qual mensagem pode ser usada num botão PHP?

No meu form tenho um Botão PHP que atualiza uma tabela.
Nessa tabela existe um campo chamado {atualizado}
Preciso fazer o controle da atualização ou não da tabela. Algo como:

if ({atualizado} == 'S') { sc_error_message("Essa entrada já foi Lançada."); }

Esperando que o processamento seja interrompido.

O ideal seria:

if ({atualizado} == 'S') { sc_confirm("Essa entrada já foi Lançada. Confirma o recálculo?"); }

Mas ocorre que nenhuma das mensagens aparece. Deve ser “Aquela história do escopo da macro”.
Qual a mensagem que eu posso usar?

a segunda é mais indicada, eu acho.

Amigo Haroldo,

Realmente a segunda é a mais indicada, só que nenhuma mensagem aparece. É como se não existisse aquele comando.
Parece que o escopo dentro de um Botão PHP, é como a ilha do Lost: completamente deslocado das regras do programa.

Se não me engano na propriedades do botão já existe a opção de confirmação.
Ela é executada antes do código, e no caso de confirmação apenas.

Na V5 usávamos o sc_confirm.

Realmente tem uma opção de confirmação, mais é antes de executar a rotina no botão PHP.

Jorge,

Realmente nenhuma dessas mensagens vai funcionar, o botão PHP é um script separado da APP, pode verificar que sempre que você usa o botão PHP ele manda para outra tela com um botão de OK para voltar.

Notei isso.
Tanto que os campos da tabela, no formulário, se “atrapalham” na utilização, precisa usar variáveis globais.

Então seria melhor usar um botão de ligação com uma blank do que um botão PHP?

Dependo do que quiser fazer, se for algo simples o botão PHP serve e é mais rápido, também tem a vantagem de não adicionar mais uma APP no projeto.
Agora dependendo da rotina prefiro sim usar a blank.

O botão Run na grid também tem estas limitações quanto ao uso de mensagens através das macros disponíveis do scriptcase.

Tenta assim, foi o unico jeito que consegui. Isso dentro do proprio código do botão run.

?>
<!DOCTYPE html>
<html>
<head>
<title>Tutorial de Alert em JavaScript - Linha de Código</title>

<script>
alert("Eu sou um alert!");
</script>
</head>
<body>

</body>
</html>

<?php

A sc_confirm é apenas para validar a execução do botão ou não, funciona igual a opção que tem no campo para confirmar ou não a execução do botão.

Precisei também fazer isso esta semana, só com essa parte do código esta dando certo:
?>

<?php