Qual melhor sistema operacional pra instalar aplicativos gerados com Scriptcase?

Qual o melhor sistema operacional para instalar os aplicativos gerados com Scriptcase de acordo com seus recursos: Windows ou Unix/Linux ?

Php e MySql se dão muito bem sob o linux.

Pensei a mesma coisa.

Qualquer sistema que rode um servidor que rode PHP.

Por isso php é tão versátil e consequentemente o Scriptcase, hoje desenvolvo em ambiente Windows 8, acreditem se quiser e meus aplicativos estão em produção em um cloud linux Centos 6.

Abraços!!

Na verdade eu não gostaria de ouvir qual melhor sistema operacional para rodar o SC, por que isto vai do gosto pessoal.
O que gostaria de ver aqui é uma lista contendo os prós e contra de cada sistema operacional que cada um já usou com o SC.
Acho que assim seria mais útil para uma tomada de decisão.
Eu irei postar aqui alguns.
Peço desculpas a maioria não tem a ver com o SC. Mas quando se instala um O.S. você leva todo o pacote junto.

Opinião pessoal.
Melhor para servidor PHP+apache+etc
Sistema operacional: Gnu/Linux.
Distribuição: Debian ou Slackware.
Mas não sou xiita, uso windows server em alguns clientes.

Prós do Gnu/Linux:

  1. Licenciamento gratuito.
  2. Compiladores já instalados ou disponíveis sem custo na maior facilidade. Ex: Minha distro não tem o módulo dbase para php pré-compilado. Baixo os fontes do php e uso um phpize, ./configure, make && make install. Depois configuro no php.ini. Tenta fazer isto no Windows sem instalar um monte de coisa?
  3. O tempo de resposta para execução de scripts php no Gnu/Linux é mais rápido em alguns casos do que no Windows.
  4. Grandes bancos como oracle tem versões para Gnu/Linux. Não fico limitado ao “gratuito”.
  5. Se você tem experiência me Linux você sabe o que acontece “atrás das cortinas”.
  6. Pode contar com o suporte de uma comunidade ativa para ajudá-lo nas configurações / problemas que surgirem.
  7. Você monta o servidor e em “condições normais de temperatura e pressão” esqueçe que ele existe. Funcionará por anos sem parar. E lógico que assim como carros algumas manutenções básicas são necessárias, mas nada que tome o seu dia todo.
  8. As distros mais responsàveis tem um ciclo de lançamento mais lento, mas extremamente estavéis.
  9. Eu acho o gerenciamento de memória do Linux melhor que dos rivais.
  10. No shell terá mais recursos disponíveis para rodar o php em linha de comando junto com o Scriptcase.
  11. É mais fácil colocar o tomcat para rodar.
  12. Possui diversas ferramentas de monitoramento.
  13. Distro como a Debian tem mais de 29000 pacotes pré-compilados prontos para você usar. E para o mais aventureiros podem contar com versões debian com a testing. Sim! Já usei e uso em alguns servidores e nunca tive problemas. Eu sei o que estou fazendo.
  14. Não precisar reinciar a cada coisa instalada ou driver. Acho isto um saco no Windows
  15. Não fica de perguntado: você realmente deseja fazer isto? Ao executar um aplicativo por exemplo.
  16. O Scriptcase funciona bem.
  17. A configuração é facil do java para ser usado com o scriptcase.
  18. E etc, etc, etc

Contras do GNU/Linux:

  1. Nem tudo que funciona no Windows funcionará no GNU/Linux. Ex: algumas UDF´s para Firebird.
  2. O tempo de resposta para suporte da comunidade pode demorar.
  3. E necessário saber o que esta fazendo. A maoria das vezes não existe next, next, next e pronto esta funcionando.
  4. E preciso, em alguns casos, vencer as resistência da diretória, CPD, usuários e etc para conseguir colocar um servidor GNU/Linux para funcionar.
  5. O suporte pago pode sair mais caro que no mundo Microsoft.
  6. Você tem que aprender o que esta fazendo, nem sempre as receitas de bolo na internet funcionam.
  7. As vezes perde-se tempo a procura de “driver especiais”.
  8. Esqueça do c:\ , dir, type. Aprenda Shell é mais poderoso, mas terá que se acostumar com a mudanças até mesmo com a barra (/etc, /var).
  9. Existem algumas licenças dúbias como a do mysql.
  10. Você será visto como o esquisito nerd que usa o pinguim.
  11. Na maioria da vezes ouvirá: nosso suporte é somente para família Windows.
  12. Corre os risco de pacotes pré-compilados serem retirados da distro como foi o caso do sun-java. Quem atualizar a distro, por exemplo, pode ser pego desprevinido ao ver os relatórios no scritpcase não funcionarem mais.
  13. Se usar um distro mais conservadora irá ficar com pacotes velhos mais rápido do que imagina.
  14. compilar pode ser necessário as vezes.
  15. As funções printer do php não funcionam no GNU/Linux. -> http://www.php.net/manual/pt_BR/book.printer.php
  16. E etc, etc, etc

Prós do Windows server / workstation:

  1. Next, next, next, next e funciona.
  2. Mesmo que seja feita uma gambiarra ela funciona! Mal e porcamente mas funciona!
  3. Deixou de funcionar! format c: que voltar a funcionar.
  4. Conta com o suporte de uma empresa. Ex: Microsfot ao invés da comunidade.
  5. Há mais coisas para Windows que para GNU/Linux. Compiladores, ferramentas, monitoramento e etc
  6. Eu considero o melhor video game inventado para desktop. Pelo menos roda todos os meus for Rwindows.
  7. Foi nele que aprendi Pascal, então não deve de ser todo Ruim.
  8. Todo mundo usa ou usou.
  9. Você deixa o windows server configurado, sem instalar nada de novo, ligado e funciona durante muito tempo sem necessitar reiniciar. So as pequenas manutenções como também é feito no Linux.
  10. As funções printer funcionam perfeitamente. -> http://www.php.net/manual/pt_BR/book.printer.php
  11. O Scriptcase funciona bem.
  12. A configuração é facil do java para ser usado com o scriptcase.
  13. E etc, etc, etc

Contra do Windows server / workstation:

  1. Tem que reiniciar a cada instalação/update e etc.
  2. A tela azul da morte que nunca esqueço e já me perseguiu até no windows server.
  3. Travar no melhor do jogo.
  4. Ser fechado. Você não sabe o que acontece nos “bastidores”.
  5. Ter de dar permissão para tudo o que quer fazer na sua máquina. E como se estivesse em casa e falasse: Pai posso ir tomar água? Tem certeza que quer tomar água filho?
  6. O hardware sempre tem que ser o melhor para conseguir bom desempenho. Se prepare para enfiar a mão no bolso.
  7. O internet explorer e o Scriptcase não se dão bem. Nem na produção, nem no desenvolvimento.
  8. A microsoft gosta de criar seus próprios padrões. Que se dane a normalização. O normal são os padrões da Micosoft.
  9. Antivírus com Scriptcase, banco de dados, etc… Não combinam.
  10. Depois de formatar 193475469023489575347653052903458236897314521903 vezes ainda não funcionará do jeito que você espera.

E é isso ai.

Ótimo, era isso que eu queria saber: prós e contras. Parabéns!

Eu sou 99% a favor de uso do Linux neste caso, exceto pelo fato do printer, eu não sabia.

Existe mais alguma coisa (recurso) que existe no Scriptcase que não roda no Linux? Ou no Windows e vice-versa?

Aliás, existe alguma coisa importante que o Scriptcase necessita que funciona em um S.O. e não em outro?

Fui instalar o dbase com o phpize e o meu scriptcase PAROU DE FUNCIONAR!!!

Alguém sabe resolver isso? Segue a mensagem de erro:

[b][center]Zend Guard Run-time support missing![/center]

One more more files on this web site were encoded by ZendGuard and the required run-time support is not installed orproperly configured.
For the Web site user

This means that this Web server is not configured correctly to runthe files that it contains. Please contact the Web site’sadministrator/webmaster and inform them of this problem and give themthe URL you are trying to display to help them in diagnosing theproblem.
For The Site Administrator/Web Master

One or more files on your site were encoded with Zend Guard. Thismay be third party libraries that were provided to you by an ISV. Toallow these files to properly run you need to download and installone of the Zend guard run-time libraries. This is either ZendOptimizer or Zend Loader. The proper files can be downloaded fromhttp://www.zend.com/guard/downloads.This software is provided free of charge.

General Disclaimer: Zend Technologies is not responsible tothe configuration and setup of web sites using Zend Guard technology.Please contact your software vendor if these components were providedby an ISV or consult your Zend Guard Users Guide if these files wereencoded by your organization.[/b]

Carlos,
Acho que este assunto merecia outro tópico.
Isto não era para acontecer.
Já fiz estes procedimento e funcionou de boa.
Mas precisamos de mais detalhes.
Como o scriptcase está instalado: manual ou instalador?
quando fez o uso do phpize foi com a mesma versão de php?
usou o comando ? -> phpize && ./confgure && make && make install ?
Depois criou o .ini para ativar a extensão?
Qual distro está usando? e etc.

Eu achei que fosse mais ou menos como no Windows… bastaria jogar a DLL e ativar no php.ini e pronto…

Eu baixei o dbase-5.1.0, descopactei e usei o comando phpize que deu um erro no autoconfig… eu uso mac os x na versão Yosemite e tenho instalado o macports que consegue “portar” aplicativos do Linux pro OS… o OS é um sistema baseado no Unix também… quase tudo de linux funciona igualzinho nele…

Corrigi o erro no autoconfig usando um procedimento que vi na net e o phpize rodou corretamente… depois segui com o procedimento normal, usando o ./config depois o make e o make install… aparentemente rodou tudo bem… aí peguei o arquivo dbase.so, coloquei o diretório ext do Xamppfiles e editei o arquivo do php.ini pra ativar a biblioteca…

Pra minha surpresa, o scritpcase parou de funcionar depois disso… com esse erro que apareceu aí. Pesquisei na net e não achei nada informando como resolver isso.

O sistema que estou fazendo é de orçamento de obras… ele precisa importar dados em dbase… queria fazer isso por dentro do sistema para as tabelas do mysql… é um procedimento simples fazer isso… não entendi como isso pode ter detonado o scriptcase…

Desculpe vou responder apenas aqui…

Você acha que eu deveria reinstalar o Scriptcase? Ia aproveitar o final de semana para fechar essa parte do código… Esse erro me travou todo agora…

Mas se retirar a referência ao módulo dbase volta a funcionar?
Pois deveria!

É isso que está me deixando louco! Eu retirei e ele continua a não funcionar… mantém essa mesma mensagem de erro do Zend Guard…

A única alteração que fiz foi colocar o arquivo dbase.so no diretório e alterar o php.ini… já apaguei o arquivo e desfiz a alteração no ini e NADA!

Estou baixando uma versão atualizada do SC e vou tentar reinstalar…

Será que isso ocorreu porque minha versão é pra MySQL e eu tentei ativar uma biblioteca dbase? Eu só vou trabalhar com MySQL… acho meio louco eu precisar comprar uma versão que tenha suporte pra dbase só pra poder importar arquivos num formulário blank… se ele travou por causa disso é brincadeira… eu não pretendo gerar nada pra escrever em dbase… só queria ler os arquivos pra poder importar por dentro do meu sistema… estou escrevendo tudo “na mão”…

Acabei desinstalando e reinstalando completamente o Scriptcase e ele voltou a funcionar…

Não entendi nada!

Agora pinta o problema… eu PRECISO acessar o dbase via formulário Blank… será que vai dar craca de novo se eu tentar configurar o php.ini???

COMPROVADO!

Tudo funciona até que eu pego o arquivo dbase.so, jogo no diretório ext em Xamppfiles e faço referência a ele no php.ini…

Aí quando faço isso e restarto o xampp dá craca e o Zend trava… pelo menos dessa vez o Scriptcase voltou a funcionar depois que removi a referência no php.ini

Alguém já conseguiu fazer isso funcionar?

CArlos a versão do php é a mesma?
Onde está compilando o módulo dbase.

Somente mais um detalhe.
Sabe que quando o php acessar o .DBF será de maneira exclusiva.
Ninguém mais pode acessar ou corrompe o DBF.
Do manual do PHP: http://php.net/manual/pt_BR/intro.dbase.php
Aviso
Não há suporte para índices ou campos memo. Não há suporte para travas também. Dois processos do servidor web comcorrentes modificando o mesmo banco de dados normalmente irá arruinar o banco de dados.

Nós recomendamos que você não use seus arquivos dbase como seu banco de dados de produção. Escolha ao invés um servidor SQL real; » MySQL ou » Postgres são escolhas comuns com o php. O suporte ao Dbase esta aqui para permitir a você importar e exportar dados para e a partir do seu banco de dados web, porque o formato é normalmente entendido por planilhas e organizadores do Windows.

Eu sei Alexandre… não vou usar essa porcaria não…

Estou fazendo um sistema de orçamento de obras e preciso usar tabelas da EMOP… são tabelas comprados do governo estadual do Rio que dá todos os preços de composições de custos… são 5 tabelas, TODAS em dbase, sabe-se lá porque… poderiam disponibilizar isso em txt… INFELIZMENTE tenho que importar esses arquivos pro sistema.

Só preciso dele em leitura… depois vou verificar se o arquivo que está sendo importado é válido e depois trato os dados, informando se o que estou importando é serviço ou material e a versão da tabela que estou importando… eu trato isso na importação e já jogo os dados no banco MySQL… até porque, a organização dessas tabelas em dbf também é INSANA, mal feita e LENTA pois usa string como chave do banco…

INFELIZMENTE, não tenho escolha… eu tenho que usar dbase… a não ser que a EMOP tome vergonha na cara e utilize algo melhor que dbase para gerar os dados.

Sobre a versão do dbase, você pode me indicar a certa então? Eu REALMENTE preciso disso…

Obrigado!

Bom eu tinha compilado ele no diretório que um post num fórum indicou, dentro do ext do php que eu tinha instalado no notebook já… deveria ter jogado em algum diretório do scriptcase?

Não é versão do dbase.
Entenda:
Por exemplo, scritpcase rodando com versão do php 5.6.23
Logo, tenho que baixar os fontes da PECL DBASE 5.1.0 -> https://pecl.php.net/package/dbase
E compilar na mesma versão de php, ou seja, com os fontes do php 5.6.23.