Kleyber, eu prefiro fazer isso por dentro do sistema… importar um csv apesar de não ser o que eu queria, atende…
Jailton, valeu cara… vou dar uma olhada… eu também vi um que converte online… talvez eu jogue um link pra ele ou faça algum help indicando abrir nessa página ao invés de usar no meu programa… ou ainda eu mesmo faça algo em php em um servidor qualquer ainda fazendo um “marketezinho” dizendo que é uma ferramenta free…
Eu converter e mandar pro cliente pode dar m… as tabelas EMOP são pagas… corro o risco de, ao fazer isso, ser taxado como pirataria ou sei lá o que…
Eu quando comprei esses arquivos dbf no trabalho e pedia informação pro setor da EMOP que cuidava disso os caras não falavam NADA! Não existia dicionário de dados nem porcaria nenhuma… a tabela de elementares por exemplo, tem umas 4 ou 5 faixas de elementares diferentes… da faixa A até a B é serviço da C a D é material depois da E a F é serviço de novo e da G a H é material… e por aí vai… parece ser um arremedo de banco que foi se amontoando de informações ao longo do tempo… essa tabela só tem código e preço e o código é STRING!!! a tabela de materiais (que parte dela é serviços) têm código, descrição e unidade… é uma ZONA esses bancos… eu só obtive algum tipo de suporte quando o diretor resolveu comprar um programinha arcaico em Clipper que o responsável pelo setor sugeriu que comprássemos… aí ele passou a dar as informações que eu queria… esse programa custou 500 reais cara… e é uma BOSTA.
Eu fiquei tão p da vida com isso, que resolvi criar um software aqui pra gente pra fazer o cálculo de orçamento de obras… ainda to pensando se vou distribuir ele gratuitamente ou se vou cobrar mas se for cobrar vai ser um valor bem menor do que esse em Clipper… aliás, isso pode explicar porque eles ainda geram esses arquivos em dbf…
Infelizmente, esse programa está me dando mais dor de cabeça do que imaginava que ia dar kkkkk estou fazendo no meu tempo livre. Eu trabalho como funcionário público… comprei o ScriptCase do meu bolso pra poder trabalhar em projetos pessoais, nos meus horários fora do expediente.