Qual melhor sistema operacional pra instalar aplicativos gerados com Scriptcase?

Você tem que usar a PECL, para ativar o dBASE, mas tem que habilitar o pacote do PEAR:
Tutorial: http://hugosjrp.tk/2011/02/php-com-suporte-a-dbase/

Aqui é antigo mas é como usa os comandos em PT-BR:
http://phpbrasil.com/artigo/KTQGIVegwRHS/1/trabalhando-com-banco-de-dados-dbase

Eu a alguns anos atrás dava assistência em uma farmácia, os arquivos da ABCFARMA atualização de preços, índices vinha tudo em dBASE.

Eu já tentei usar esse tutorial mas parece que não existe o PEAR pra OS X… tentei usar o Port mas ele não achou…

A versão do php instalada no OS é a 5.5.31, já no scriptcase está a PHP 5.6.8 como eu faço pra compilar o dbase dentro do xampp? Dá pra fazer isso?

vou atualizar o php na máquina e ver se instalo com a opção --enable-dbase

Caso, você não conseguir tem essa ferramenta Free, de linha de comando, você pode criar um ‘bat’ ai ele já transforma o dbf tudo automático em csv, xls, sql.
http://www.dbf2002.com/dbf-converter/convert-dbf-to-csv.html

Valeu! Estou penando aqui mas uma hora vou conseguir…

Depois vou criar umas máquinas virtuais pra testar a aplicação em vários sistemas operacionais… talvez distribua o programa já com um xampp configurado pra usar o dbase… vamos ver se consigo fazer isso…

Provavelmente eu usei uma versão incompatível mesmo…

Pelo que vi, o Dbase no linux/os x parou no dbase-5.1.0 que é para php 5.4… só na versão Windows temos a 5.6… agora complicou. Parece que baixei a versão certa mesmo…

A versão do dbase 5.1.0 funciona em qualquer php já compilei ela no php 5.6
O que está errado é que quando dá o phpize ele esta puxando do seu php 5.5
Faça um php -v e veja que versão retorna.
O certo é atualizar o php 5.5 para php 5.6 ai irá trabalhar certo.

Eu detonei a versão anterior…

Em qual diretório eu tenho que jogar o dbase pra compilar?

Ou pode usar o DBF2SQL que converte as tabelas DBF diretamente em tabelas no MySQL, facilitando o trabalho.

Olha se fez a instalação do php corretamente. Pode descompactar em qualquer pasta e rodar o:
phpize && ./configure && make && make install dentro da pasta do dbase.
Pois ele irá pegar o php que esta instalado na máquina e não o que está no instalador do scriptcase.

É gente… simplesmente NÃO FUNCIONA! Estou na versão certa do PHP, com a biblioteca do dbase certa mas quando referencio ela no php.ini do xampp, tudo para de funcionar…

Realmente não sei mais o que fazer…

Eu compilei no diretório que possui o PHP 5.6.23, no meu computador e a versão do PHP do Scriptcase é a PHP 5.6.8… essa diferença já seria o suficiente para dar esse problema??? Eu não queria ter que fazer um downgrade pra 5.6.8…

Nunca usei ODBC no Linux/os x… isso resolveria o problema ou eu ficaria na mesma?

Poxa no Windows bastaria copiar a dll pra pasta do php e fazer referência à biblioteca no php.ini…

Opa… uma luz…

Eu ativei o dbase.so no php.ini e reiniciei o xampp novamente… só que ao invés de tentar entrar no scriptcase, rodei um script com o phpinfo… o php ESTÁ RODANDO só que apareceu estar mensagem:

Warning: phpinfo(): It is not safe to rely on the system’s timezone settings. You are required to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone ‘UTC’ for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /Applications/Desenvolvimento/ScriptCase/wwwroot/scriptcase/app/teste.php on line 2

Ao rodar o diagnóstico do scriptcase (que eu havia deixado aberto) ele mostra que o Zend parou de funcionar e que eu não tenho mais permissão de escrita no diretório…

Isso é coisa do Scriptcase mesmo… o PHP está ok!

Pelo visto, vou ter que fazer alguma “gambiarra” pro meu projeto sair como eu quero…

Antigamente tinha suporte ao DBF de boa no PHP ai tiraram, e tinha ODBC fácil para MS-ACCESS, tiraram também esta um drama usar no LINUX DBF e MS-ACCESS,

Imagina se você for depender de usar PHP em DOWNGRADE, ai futuramente vai ter e terá atualizações do SC e outras coisas, ‘seu sistema estará quebrado’, e não rodara em qualquer hospedagem.

Só se usar uma hospedagem WINDOWS e ODBC, ou converter os DBFs antes em CSV como já foi sugerido usando um ‘BAT’.
http://www.dbf2002.com/dbf-converter/convert-dbf-to-csv.html

Usando ODBC dBASE Windows com SCRIPTCASE:
https://suporte.scriptcase.com.br/index.php?/Knowledgebase/Article/View/244/26/criando-uma-conexao-no-scriptcase-para-arquivos-dbf-via-odbc

É Jailton… acho que vou por esse caminho mesmo, infelizmente… estou dando uma estudada para ver qual é a melhor opção mas acho que não vai ter jeito não… acho pena… não tinha que existir uma limitação como essas, pra um banco tão obsoleto…

Jailton, esse programa que vc passou parece ser legal… vou testar…

Só uma dúvida… como eu posso usar isso com o Scriptcase? Pensei em criar uma tabela de parâmetros para dizer o local de instalação desse executável e o local de saída dos arquivos csv… desse modo, eu poderia fazer o upload do arquivo dbase e usar uma chamada para carregar o executável e fazer a conversão… ou então simplificar tudo e dizer que o sistema só faz upload de arquivo csv e pronto… isso daria liberdade pro meu usuário de usar o conversor que ele quiser… aí nesse caso, eu poderia ter parâmetros de importação de cada arquivo csv (pro caso de alguma coisa mudar no futuro ou de algum software de conversão exportar algo ligeiramente diferente)… o que acha?

Talvez seja melhor abandonar a ideia de importar dbf e trabalhar apenas com csv… acho que isso pode simplificar minha vida…

Por acaso o amigo teria o serial dele? kkkk

Rapaz, isso está difícil viu? Só acho programas pagos… os que vi no SourceForge não funcionam direito…

Se vocês souberem de algum que realmente funcione e seja free, por favor, avisem aqui… eu realmente preciso disso…

Várias entidades governamentais emitem arquivos de importação de dados nesse formato tosco… (achei que só a EMOP fizesse essa nojeira, mas já me avisaram que o SUS também é assim…)

Carlos,

E se houvesse um programa que convertesse direto pra MySQL, te ajudaria? Tipo, convertesse os DBFs criando tabelas diretamente no MYSQL?

Tem essas ferramentas da White Town, dá pra ganhar dinheiro em cima, se for suporte mensal você mesmo converte isso e atualiza, ou repassa o custo $ de cada licença embutido no seu software para o cliente.
http://www.whitetown.com/products/ a White Town é ‘O Mundo encantado do DBF’ kkkkkk e são apps baratas.

Eu também concordo que esse suporte devia vir a dll nativa no php, para DBF, Ms-Access, SQL-Server, atualizados, mas os desenvolvedores eles focam mais em bancos livres e da comunidade quando vão fazer qualquer coisa.

Kleyber, eu prefiro fazer isso por dentro do sistema… importar um csv apesar de não ser o que eu queria, atende…

Jailton, valeu cara… vou dar uma olhada… eu também vi um que converte online… talvez eu jogue um link pra ele ou faça algum help indicando abrir nessa página ao invés de usar no meu programa… ou ainda eu mesmo faça algo em php em um servidor qualquer ainda fazendo um “marketezinho” dizendo que é uma ferramenta free…

Eu converter e mandar pro cliente pode dar m… as tabelas EMOP são pagas… corro o risco de, ao fazer isso, ser taxado como pirataria ou sei lá o que…

Eu quando comprei esses arquivos dbf no trabalho e pedia informação pro setor da EMOP que cuidava disso os caras não falavam NADA! Não existia dicionário de dados nem porcaria nenhuma… a tabela de elementares por exemplo, tem umas 4 ou 5 faixas de elementares diferentes… da faixa A até a B é serviço da C a D é material depois da E a F é serviço de novo e da G a H é material… e por aí vai… parece ser um arremedo de banco que foi se amontoando de informações ao longo do tempo… essa tabela só tem código e preço e o código é STRING!!! a tabela de materiais (que parte dela é serviços) têm código, descrição e unidade… é uma ZONA esses bancos… eu só obtive algum tipo de suporte quando o diretor resolveu comprar um programinha arcaico em Clipper que o responsável pelo setor sugeriu que comprássemos… aí ele passou a dar as informações que eu queria… esse programa custou 500 reais cara… e é uma BOSTA.

Eu fiquei tão p da vida com isso, que resolvi criar um software aqui pra gente pra fazer o cálculo de orçamento de obras… ainda to pensando se vou distribuir ele gratuitamente ou se vou cobrar mas se for cobrar vai ser um valor bem menor do que esse em Clipper… aliás, isso pode explicar porque eles ainda geram esses arquivos em dbf…

Infelizmente, esse programa está me dando mais dor de cabeça do que imaginava que ia dar kkkkk estou fazendo no meu tempo livre. Eu trabalho como funcionário público… comprei o ScriptCase do meu bolso pra poder trabalhar em projetos pessoais, nos meus horários fora do expediente.