Quais os bugs não solucionados da versão 7.1?

PessoALL,

Abri este tópico para que se possa colocar todos os bugs da versão 7.1 que ainda não foram resolvidos, assim ajuda não só a mim, que ainda não atualizei, como a outros que estão querendo atualizar e não sabem o que ainda tem de errado. Se acharem interessante, então postem aqui os problemas.

Bom, entendo que como não houve respostas até agora, não devem existir problemas na V7.1… então deixa pra lá.

Kleyber,

Acredito que seria interessante que neste fórum fosse aberto algum “link” para que seja feito relação dos bug’s.
Porém, que não seja para discussão e sim mantido para ter a relação dos bug’s da última versão disponível.

Att,

Jocimar

Jocimar,

A idéia que expus era exatamente essa.

Bom, entendo que como não houve respostas até agora, não devem existir problemas na V7.1... então deixa pra lá.

Acho que o pessoal tá juntando. Vai faltar espaço. hehehe

Eu, particularmente, estou preparando uma relação de problemas que me atrapalham, e muito, que de repente não sejam bugs, mas mau uso da ferramenta (principalmente por falta de documentação melhor).

[]s
Jorge

Kleyber,

Entendi a sua idéia, mas acho que não deveria ser um tópico no fórum, e sim uma “página” onde fosse mantida / divulgada, sem a interação da UniMake.
Exemplo:
www.dominio.com.br/scriptcase
Versão atual:
Formulário
Consulta
Só que temos que fazer para orientar-nos e não para expor as pessoas, pois a Unimake pode querer tirar do ar por “manchar a sua imagem”, entende ?
A partir desta página, poderíamos “informar” a UniMake sobre o que estamos aguardando!, e no conteúdo da página poderia ter:
Quando houver a solução do bug, então poderíamos divulgar a data e versão em que foi resolvido, e permanecer com esta informação pelo menos uns 15 dias e depois eliminar o conteúdo da página.
Falou-se em sindicato, então poderia ser iniciado assim, e depois com o tempo quando aumentar, então sim criar o sindicato com fins específicos de reclamação de bug’s.

Att,

Jocimar

Jocimar,

Exatamente por não podermos criar um link, abri um tópico para que a Netmake “enxergasse” todos os problemas que estamos passando de uma só forma. Imagine um usuário do SC 7.0 vendo um problema da 7.1 aqui, outro acolá… ele fica meio perdido, concordas? Eu não vi outra forma de tentar juntar tudo a não ser criando um tópico nesta seção de BUGS. Se você tiver uma idéia melhor, vai ser bemvinda.

Kleyber,

Sinceramente, acredito que um tópico no fórum irá ficar poluído!
O melhor mesmo seria um domínio fora daqui do fórum para esta “divulgação”, e aqui no fórum quando divulgado um bug, o mesmo poderia ser enviado para o mantenedor da página.
Nesta página haveria um breve resumo do problema e apontando para o link daqui do fórum com o detalhamento postado por nós.

Att,

Jocimar

Nos ja temos uma area de bugs aqui. Ja fizemos experiencias com Forum externo tb.

Haroldo,

A minha idéia é: nada de novo fórum, e sim apenas um página para mantermos a relação de bug’s
O único problema é a manutenção, pois pelo que acompanho este fórum, a quantidade de problemas não é pequena, e os tópicos novos só vem aumento sem solução, então, isto eu entendo que seja “macarronada”, pois ficar lendo no fórum estes bug’s e muitas vezes no final descobrir que é problema de uso correto da ferramenta.
Um novo tópico que abre-se como bug acaba virando em RESOLVIDO, e caso não seja resolvido e seja experimentado por outros do fórum e veja que é realmente um bug, então o mesmo vai para página de bug’s
Então, do meu ponto de vista esta relação é para consulta sem interação, pois isto têm que ficar neste fórum.

Att,

Jocimar

Eu ja ofereci aqui um sistema para registrar bugs, sugestoes, etc, mas falta união para as coisas rolarem aqui.

Haroldo,

Foi o que percebi quando entrei neste fórum!
Vejo que há pessoas que sempre estão ajudando, mas sabemos que isto é por tempo determinado!
Vou dar mais uma idéia:
Separar o tipo de Bug, e dos membros aqui existente, cada um poderia mencionar o que poderia “manter” na relação de bug’s, pelo duas pessoas para cada tópico, e estes manteriam esta relação após os testes do relatado aqui no fórum (incluindo o link daqui do fórum).
Também entendo que estas “duas” pessoas para cada tópico poderiam ser trocada em período programa, assim mais pessoas passariam pela experiência de comunidade.

Att,

Jocimar

Comecei a montar um sistema para registrar os bugs, sugestões, etc… Posso liberar, e ir implementando conforme algumas regras que eu tinha sugerido no passado.

Haroldo,

Eu, em particular estou tomando conhecimento disto hoje, pois entrei no fórum em ago/2012, quando iniciei o uso do SC.
Não tenho conhecimento de como funcionaria, então seria interessante aproveitarmos para por em funcionamento conforme sua experiência no SC e informar a todos nós das condições de uso/funcionamento do seu sistema.
Não há melhor forma de criar a união dos bugs do SC sem centralizar isto fora do fórum, mas como comentei antes, o detalhamento do problema iniciar aqui no fórum.
Vejo que no decorrer das semanas que irão passar isto ficará muito bom mesmo!

Att,

Jocimar

Eu acho que pra gente manter algo assim não é viável, os detentores da ferramenta que tem que ter esse tipo de controle, sem falar que como é uma ferramenta RAD que roda em qualquer tipo de ambiente com várias opções de banco de dados e configurações será quase impossível para nós controlarmos o que é realmente bug e o que mal uso ou falta de experiência com a ferramenta, e pra falar a verdade bugs reais na ferramenta existem alguns sim, mas percebo que a maioria dos problemas reportados “bugs” aqui são por configuração incorreta, inexperiência, etc…etc…etc.

Toda a ideia é válida e bem vinda, mas como todas as outras tentativas anteriores acredito que essa também não irá vingar visto que poucos colaboram e muitos trabalham, e nesse meio de poucos que contribuem me incluo por vários motivos.

E viva a solidariedade!!!

Concordo com o Saulo. Vejo que o que poderia ser feito é desmembrar o fórum de bugs em vários outros subfóruns bem categorizados, dessa forma, facilitaria tanto para controlar quanto para ler e rever o que foi concluído ou não. E definirmos regras para marcação dos tópicos do fórum como resolvido ou não, como com ícones ou mudança do título mesmo.

Vejo que a questão de evolução da ferramenta, realmente acarreta muito das vezes problemas de compatibilidade, e assim como quando desenvolvemos e requisitamos aos nossos clientes aperfeiçoamentos de seus equipamentos, vejo que a NetMake também faz o mesmo, porém, o erro é que não está nos avisando quais componentes devem ser atualizados na hospedagem.

Hospedagem, mais uma vez volto a dizer, não vejo a hospedagem comum como um parâmetro para desenvolvimento de sistemas como fazemos, a solução é VPS, onde nós possamos centralizar nossos sistemas para vários clientes em um único servidor, e nesse sim, mudando a versão do ScriptCase e mudando os requisitos, temos que atualizar os sistemas do servidor.

Não vejo outra forma.

• Corrigido a frase “fórum de bugs e vários outros subfóruns”

Concordo 100% com o Endrigo, no aspecto abaixo:

Vejo que a questão de evolução da ferramenta, realmente acarreta muito das vezes problemas de compatibilidade, e assim como quando desenvolvemos e requisitamos aos nossos clientes aperfeiçoamentos de seus equipamentos, vejo que a NetMake também faz o mesmo, porém, o erro é que não está nos avisando quais componentes devem ser atualizados na hospedagem.

Com relação a esse outro aspecto, não tenho profundo conhecimento.

Hospedagem, mais uma vez volto a dizer, não vejo a hospedagem comum como um parâmetro para desenvolvimento de sistemas como fazemos, a solução é VPS, onde nós possamos centralizar nossos sistemas para vários clientes em um único servidor, e nesse sim, mudando a versão do ScriptCase e mudando os requisitos, temos que atualizar os sistemas do servidor.

Jorge

Jorge, na questão de hospedagem comum, você fica limitado a certa quantidade de banco de dados, memória, configuração fixa de PHP, componentes, versão dos mesmos sem poder alterar. Em um bom VPS você gerencia e controla TUDO, mas TUDO mesmo. Quer mudar a versão do PHP, você muda, quer adicionar um novo componente de impressão de PDF que o ScriptCase começou a trabalhar, você acrescenta. Seu cliente nem sente a mudança, quando ele abrir o sistema novamente, já vai estar com tudo funcionando. Fora as questões de largura de banda e múltiplas sessões abertas e fluxo de informações como no caso de disponibilizar uploads de imagens e outros tipos de textos ou documentos, hospedagem comum, pelo menos para mim, não serve para sistemas com um bom fluxo de informação, e fora que no VPS posso dimensionar vários bancos para vários clientes em um mesmo VPS, fora a questão de backup automatizado que pode ser criado e instalado nesse VPS, apontando para outro servidor ou FTP, ou o próprio serviço de backup que alguns VPS tem.

PessoALL,

Quando abri este tópico não imaginei que iria dar tanto “pano pra manga” rsrsrsrs, mas na verdade eu queria simplesmente saber o seguinte: Eu uso o SC 7.0 em produção e não tenho problemas até o momento, então eu poderia migrar para a 7.1? Foi por causa desta pergunta que abri o tópico; para que eu não seja pego de surpresa migrando a versão e me aparecer algo que funcionava e agora não funciona mais.

Kleyber,

Acredito que o melhor seria se você fizesse testes em um ambiente separado de homologação com um serial trial na versão 7.1, assim você testaria seu sistema com as funcionalidades que você usa, aqui neste tópico dependendo de como fossem reportados os bugs, acho que não te ajudaria tanto, pois teria que separar como já foi dito por bugs, configuração errada, uso incorreto, erro apenas para um tipo de banco de dados.