Publicação - driver de rede.

Boa Tarde!

Pessoal,

Tenho o seguinte problema:

Criei o projeto no ScriptCase e agora preciso disponibilizá-lo para os usuários, porém ele não ficará hospedado em uma máquina e sim em um driver de rede. Existe alguma alternativa para tal tarefa?

Alguém tem conhecimento de como converter o site / projeto para um arquivo executável?

Desde já agradeço,

Atenciosamente.

Como transformar em um executavel, não tenho conhecimento.
Mas, você poderia hospedar o sistema em uma hospedagem.

Caso deseje, pode utilizar a Hoo.st

Você sabe o que é um servidor web?

Scriptcase (ou seja PHP) só vai rodar em um servidor web.

Então terá que instalar o serviço web em uma maquina e os usuários acessar esse serviço através de uma URL via browser.

Y onde vai estar instalado o Apache y PHP??? no Limbo???

Eita noia olha nos de novo Haroldo kkkkk

Hoost,

Obrigado pela dica, já configurei o servidor web, e na minha máquina roda bacana, mas tenho que colocá-lo no driver de rede.

Vlw

Haroldo,

Obrigado pelo comentário, sim, na minha máquina roda legal (servindo para os demais usuários), a proposta é rodá-lo no driver de rede.

Vlw

Willian,

Bom, seu comentário não ajudou, todavia, obrigado por dispor seu tempo.

Vlw.

O Normal é que o SC seja instalado em um PC que vai servir de servidor pode ser WINDOWS / LINUX, no WINDOWS você pode usar a própria instalação do SC e liberar a porta 8080, ai os demais usuários vão acessar:
http://192.168.1.10:8080/sistema/login/login.php ou o index. que você colocar lá na pasta do scriptase.

Se você não quer usar um SGDB mais robusto, dependendo a quantidade usuários pode usar: Firebird 2.5, SQLite, LocalDB, SQLCompact, ACCESS; ai só joga a base no seu ‘drive de rede’ e cria a conexão para ela.

Agora se você não quer instalar o SC como servidor, você pode instalar ele em cada PC que vai usar com as bases que eu citei e fazer a conexão para o ‘drive de rede’.

mais tu não respondeu ainda, onde vai estar instalado o Apache y o PHP??

Pelo que entendi ele deve estar procurando algo assim:

http://stackoverflow.com/questions/9046675/convert-a-php-script-into-a-stand-alone-windows-executable

Existem vários link’s de ferramentas para converter PHP em Executáveis Windows. Pelo que li, ele gera um .exe com um servidor web embutido e toda a aplicação.

Nunca testei, mas fiquei curioso…

Se alguém testar, por favor, informe aqui.

[]'s

Dá uma olhada nesse tópico http://www.scriptcase.com.br/forum/index.php?topic=10223.0
Nosso colega Saulo explica como funciona o PHP desktop que já usei também e recomendo.
Se rodar com conexão SQLite funciona muito bem…

Boa Tarde!

Rodrigo,

Muito bom mesmo, era exatamente isso que estava precisando, muito obrigado!!!

Agora só preciso converter meu banco de dados MySql para Sqlite e efetuar as configurações.

Fiz isso esses dias e deu tudo certo. Recomendo.

Rodrigo,

Preciso de mais uma ajuda, não consegui converter meu banco de dados para SQLite, terias alguma orientação para passar? No meu SC sumiram todas as outras opções, agora só consigo configurar MySQL.

Desde já agradeço…

Tem que ver qual sua licença do SC… se permite usar o SQLITE, existe licenças apenas para um tipo de banco.

Bom dia,
Não sei qual a necessidade de rodar o sistema pelo driver de rede.
Mas se usar o php-desktop somente poderá rodar seu projetos em windows.
Sinceramente para usar do jeito que quer, compartilhando um drive de rede foge a intenção de sistema web.
Além do que o servidor web proposto no php-desktop é o que estão desenvolvendo desde o php 5.4.
Está tudo aqui no manual: http://php.net/manual/pt_BR/features.commandline.webserver.php
E a primeira coisa que lemos é este aviso:

"Esse servidor web foi desenvolvido para auxiliar no desenvolvimento de aplicações. Ele também pode ser útil para testes ou para demonstrações de aplicações que forem executadas em ambientes contralados. Ele não foi desenvolvido para ser um web server completo. Ele não deve ser utilizado em uma rede pública. "

Ou seja terá que viver com os bugs do sc e do servidor embutido. É muita dor de cabeça.

Desculpe, vi agora confundi php-desktop que usa servidor web mongosse com o phpdesktop-chromium que usa o servidor web nativo do php.
Mesmo assim o mongoose tem certas restrições, não podemos comparar com nginx, apache ou ISS até onde sei.

Eu, para usar um aplicativo que necessitasse acessar um driver de rede usaria:

1. PHP-GTK (O projeto não está morto, estou atualizando o site e coloquei a compilação em windows feita com php 5.4 e 5.5)
  2. http://wxphp.org/
    Assim teria aplicações nativas em Windows, linux… sem necessitar mudar código e abrindo janelas desktop em gtk ou wxWidgets usando código php.

Para ter ideia sei que não devemos falar de concorrentes, mas com o adiante studio você pode desenvolver o código usando a ide do adianti.
E depois usá-lo no navegador como fazemos com o scritpcase ou rodá-lo pelo php-gtk como se fosse um desktop e sem alterar uma linha de código.

Esqueci, outro problema a considerar e o código aberto do php.
Se deixar em um driver de rede sem criptografia no código qualquer um mal intencionado poderá alterar e fazer o que quiser.
O código gerado pelo scriptcase no início parece difícil mas depois de certo tempo e familiaridade o sujeito pode fazer um estrado se tiver acesso.

Como o Jailton falou se você tiver licença que suporta SQLite faça a conversão de mysql para sqlite pelo Navicat
No Navicat crie uma nova conexão SQLITE e importa as tabelas do mysql.
Algumas alterações de estrutura de banco vai ter que fazer, os campos varchar são reconhecidos como text, você pode alterar para varchar mesmo no navicat e não esqueça de definir novamente as chaves primárias e os auto incrementos.
Após isso basta ir nos formulários sincronizar as tabelas e testar.
Tive que alterar algumas querys também pois algumas sintaxes mudam. Mas é só ir vendo os erros e buscar no Google que são mudanças simples.
Segue o link para você baixar o Navicat Premium:
http://ojrconsultoria.com.br/temp/navicat.zip