Problemas no Quicksearch

Caros amigos

Hoje me deparei com um problema bem estranho. O quicksearch nao estava encontrando os registros.
A tabela tinha poucos campos, e o quicksearch estava configurado corretamente, mas nao encontrava o codigo desejado, mesmo que eu estivesse vendo o codigo linhas abaixo.
Entao eu descobri o motivo, e gostaria de compartilhar com voces, pois acho que outros passaram pelo mesmo problema.
Quando o campo de busca possui um lookup associado, o quicksearch se perde.
Por exemplo, digamos que no lookup do campo de busca exista um
select descricao from conta where codigo=’{codigo}’
O lookup está configurado para mostrar ambos os valores.

Isso já é o bastante para confundir o quicksearch.

Basta retirar o lookup do campo, e o mecanismo de busca volta a funcionar.

Para contornar o problema eu criei um campo virtual para a descricao, e nele eu uso o lookup.

Não sei se isso é algo que deva ser corrigido pela netmake, ou se é algo que precisaria estar bem documentado para que a gente nao perdesse horas preciosas tentando descobrir o que há de errado.

De toda forma, fica a dica : Muito cuidado ao usar quicksearch em campos com lookup associado.

1 Curtida

E. Consultas uso raramente lookup em campos. Prefiro trazer tudo que preciso no SQL principal, inclusive replico campos como data no SQL trazendo no formato dd/mm/aaaa e os escondo na consulta do para o usuário pesquisar a data e trazer os registros.

2 Curtidas

Eu uso como o Haroldo, faço tudo no select antes de iniciar faço o select com inner join ja com os campos que vou precisar e todas as tabelas, assim a pesquisa funciona normalmente, e vai ter apenas o que vou precisar nesta consulta sem necessidade de carregar dados desnecessários

2 Curtidas