Problemas na inserção de registros através de campos criado!

Gostaria de uma ajudinha, tenho 2 campos criados do tipo Date em um formulario “pessoa” ao tentar cadastrar uma nova pessoa, cadastrei sem preencher os 2 campos tipo data e ocorreu um erro, pois não esta aceitando nulo, ou seja, como posso definir no SC que os 2 campos data pode receber valores nulo? pois no meu caso nao é necessario o usuario informar esses 2 campos tipo data!
obg!

Se Eu entendi bem seu problema! No caso é só você não colocar obrigatoriedade no campo!

Daniel

certo, lembrando tmb que os campos do BD devem permitir NOT NULL

No BD esta definido como Null, mais como faço no SC pra definir ele como Null pois o cadastro de uma pessoa so é realizado quando preencho os 2 campos Date, tentei colocar no campo a opção “Valor definido: null” ocorreu um erro! e sobre o campo está como campo obrigatorio, realmente resolveria o problema, mais não posso definir eles como campo obrigatorio pois na análise que tenho ja estão definidos todos os campos que devem ser obrigatorio e esses 2 campos data não sera preciso preenche-los fica opcional para o usuario!

Agradeço muito se poderem mim ajudar!! obg

Antes de gravar os registros teste se eles estão em branco, caso afirmativo faça {campo} = Null;

George Carvalho

phsouza, ative o modo debug e poste o erro da inclusão…

Manda o debug… Está muito estranho, pois o SC importa as propriedades do BD, se vc colocou NULL no BD, ele precisa deixar vc gravar sem aquele campo… a não ser que vc nao tenh definido como Null

Erro que está causando quando tento inserir um registro sem preencher os 2 campos tipo Date

Query failed: ERROR: invalid input syntax for type date: “” <<<