Problemas de conexão com ORACLE e MSSQL SERVER

Bom dia a todos !
uso WINDOW 7 HOME, IE 8.0.7600…, SC5 5.0.14

Instalei o ORACLE XE 10g. Acesso nomal pelo prompt do DOS (SQLPLUS) e pela navegador IE a ferramenta admiistrativa. NÂO CONSIGO COM SC5 5.0.14
   Modelo do SGBD: Oracle 8.0.5 ou acima
   Servidor : //localhost/XE
   usuario: SYSTEM
   senha: ??????

mensagem: Falha na conexão.
ORA-12154: TNS:não foi possível resolver o identificador de conexão especificado

Instalei o MSSQL SERVER 2005. Acesso normal pelo “SQL Server Management Studio”. Com usuario de banco e senha.NÂO CONSIGO COM SC5 5.0.14
Modelo do SGDB : MSSQL Server
SERVIDOR: localhost\SQL_BELGADATA
banco: BDGCONTAS
usuario: sql_gcontas
senha : ???
mensagem: falha na conexão

. alterei no php.ini
. no diagnosis mostra que os banco estão habillitados

. Instalei o POSTGRES e funcionou normalmente a conexão
. Tenho aplicativo em VB6 e acessar normalmente o MSSQL SERVER
. Criei uma conexão ODBC no windows e consigo me conectar com o MS SQL com o dados acima
. Tentei usar nessa conexão ODBC no SC5 e NÃO Funcinou

Alguem teria uma pista?

Se tua versão for Profesional Edition, somente os BD abaixo estão liberados.
MySQL
PostgreSQL
SQLite
Interbase
Firebird
Access

http://www.scriptcase.com.br/site/comparison/comparison.php

Quando comprei o tipo era “Tipo da licença: Small Business Copper”
a qual pertence hoje ?

O problema é ambiente e nao licenca.

esse erro “ORA-12154: TNS:não foi possível resolver o identificador de conexão especificado” é do oracle e nao do scriptcase barrando o tipo de banco …

provalmente alguma coisa nos arquivos de tsname ou alguma variavel q precise levantar.

No sql server voce ta usando que drive no scriptcase?
Lembrem que desde o windows vista que a microsoft descontinuou ADO.

no Win7 seria melhor instalar o SQLSRV como tem ate um tutorial no manual se nao me engano e cria um ODBC usando o drive SRV e acessa normal pelo ScriptCase via odbc.

Boa tarde, Diogo

Como falei antes: eu consigo acessar o ORACLE pelo SQLPLUS (no prompt do DOS) com os passos: Tela capturada
C:\Users\henrique>sqlplus /nolog

SQL*Plus: Release 10.2.0.1.0 - Production on Wed Sep 29 16:21:50 2010

Copyright © 1982, 2005, Oracle. All rights reserved.

SQL> connect system/belga…@localhost/XE
Connected.
veja que conectou !
Por que nao consigo com SC5, utilizando os mesmo argumentos ?
usuario: system
senha : belga…
TSNAME : localhost/XE

Não quer dizer que seja o sc … provavelmente o SQLPlus roda com o usuario do windows com as variaveis do windows.
Sc roda com o usuario do apache/nobody que as vezes nao tem permissoes/schemas default.

Ja tivemos varios problemas dessa natureza… nao sei te precisar melhor o que seja … mas … da uma olhada no google, vou tentar pesquisar algo.

Ok diogo, te agradeço !

Não entedi a questão do usuario do apache “NOBODY” se eu informa usuario e senha para conexão com o banco.

Seguinte … usuario qdo roda um sqplus da vida, por exemplo, no perfil de segurança do windows e variaveis e tudo mais … esta logado no windows como administrador(por exemplo, ou qq outro usuario que vc tenha digitado no login do windows).
Quando voce acessa um banco de dados ou aplicativo através do servidor web, PHP, ASP qualquer linguagem, o usuário que esta rodando esse serviço é o usuario que esta rodando a aplicação APACHE(na aba serviços do windows) ou IIS(IUSR_nomedamaquina).

Acontece de quando voce roda o SQLPlus conseguir acessar e via php nao. Talvez necessite de mais informações no tsname.

Tem o exemplo também do SQL Server quando você instala com windows autentication voce acessa normal com o usuario logado, mas via PHP não cosnegue pq o usuario que roda o apache não é o usuario logado no windows… so um ex pra vcs saberem :-p

E aí… Belgadata, solucionou o problema?

Ola Belgadata ,

Estou desenvolvendo uma solução usando o sc5.01.0018 com Oracle XE 10g, sem problemas

Verifique se no info.php aparece as informações do OCI

Abraços

William Scardua