Problemas com SC Estou em dúvida do produto para Fabricas de Software

Pessoal, bom dia !

Estou em dúvida se o Script Case serve para fábricas de software pela simples alteração de padrão a cada atualização. Na V5 era formado aplicações com um padrão e o dicionário também. Temos mais de 700 aplicações em um produto e na V6 mudaram o padrão com Caixa alta, nome, etc. Agora em ultima atualização ficou restrita a 30 caracteres o nome de campo no banco de dados. Para aplicações pequenas e utilização de um único banco de dados sendo utilizado até serve, porem para aplicações grande como ERP é complicado temos todas a definições e analises prontas e rodando, temos padrões elaborados. Como posso em uma alteração desta da NETMAKE ter que alterar todo o Banco e aplicações. Não sei qual o critério que os desenvolvedores possuem para sair alterando o padrão da aplicação e dane-se o usuário que trabalha com ela.

Já olhou a linha webdev/windev da pc soft?
Sempre fui curioso, mas pra mim é um pouco caro e a curva de aprendizado é longa.

Tá aí falou alguém que sabe o que esta falando.
Cara, eu sofri muito com SC, acho uma ferramenta fantástica, mas na minha opinião a NM tem contrato vitalício com alguma empresa grande que mantém ela e o projeto, porque realmente desde que existe SC acho que ela nunca se deu o trabalho de ouvir os clientes, ela simplesmente altera as coisas e boa, você tem que se virar pra acompanhar o bonde.
Pra desenvolver uma ferramenta igual o SC imagino que o grau de complexidade é extremo, eu mesmo não acredito que seria capaz de fazer algo minimamente igual, mas a complexidade é relativa, tem coisas que sabemos que poderiam ter sido feitas melhores e quando paramos pra analisar só nos restar deduzir que não foi feita melhor por mero capricho ou mesmo falta de conhecimento dos interesses dos clientes, quanto a isso eu nem preciso mencionar as aplicações que não servem pra nada na ferramenta.

Na minha opinião uma Fábrica de software pode sim utilizar uma ferramenta feito o SC, mas tem que ter a consciência de que ficará refém da ferramenta eternamente, eu particularmente vou esperar mais um pouco pra adquirir qualquer atualização, mas se buscar na internet não encontrará nada nem mesmo parecido ao SC, então como tudo na vida, usar ou não SC é uma escolha que deve ser feita após muita pesquisa.

Pra quem veio do GAS como eu, o SC ainda é um pouco melhor em vários pontos, mas o webdev ainda é um sonho futuro.
O sc parece uma colcha de retalhos, cada versão vão emendando coisas novas, úteis ou não, bem feitas ou não e, por vezes, alteram tudo e mudam o padrão anterior, e o desenvolvedor que se dane.

Acho que o lance é o programador não se prender a 1 ferramenta apenas, a 1 linguagem apenas. Senão acaba virando usuário de empresas como a NM.

Por várias vezes misturei GAS 2007 com SC com C# pra Windows Mobile…e por aí vai…
Quando nada disso se encaixar, arregace as mangas e mande ver no código.

Em se tratando de fábrica de software, acho que o correto mesmo é estabelecer em qual ambiente vai trabalhar (desktop win/mac/linux, web, mobile) e criar as suas próprias ferramentas, sem depender de ninguém. É claro que isso demanda mão de obra e investimento, mas não conheço nenhuma fábrica de um homem só.

windev e webdev são além do fantástico.

“… mas se buscar na internet não encontrará nada nem mesmo parecido ao SC…”

Não conhece o MAKER da Softwell ?

Trabalhei com o MAKER em uma empresa de desenvolvimento, quando sai da empresa pra trabalhar pra mim memso, procurei comprar a ferramenta, mas o preço é um absurdo, varia entre 10 a 15 mil. Ae acabei optando pelo SC, porém o MAKER achei bem mais fácil e produtivo.

Soube que em breve os desenvolvedores da plataforma Eclipse desenvolverá o framework baseado em Fluxogramas. Vamos ver no que da…

Alguns anos depois, podemos dizer que o Scriptcase continua uma colcha de retalhos, infelizmente, tenho a ferramenta e não uso, estou pesquisando outras ferramentas, webdev por exemplo, até o momento a se lamentar é que as que encontrei são melhores que o Scriptcase e por isto mesmo mais caro, acho melhor me aperfeiçoar em escrever código na unha mesmo.

Tenho sistemas rodando desde 2008, feitos no SC, e, posso garantir que estão bem maturados mesmo. No início encontrei dificuldades, porém, agora tenho muita facilidade em desenvolver na ferramenta, que me proporciona a possibilidade pra que meus códigos feitos na unha sejam implementados em tempo record e funcionem a contento.

Então… assunto bem oportuno dentro do fórum da NM.

Desde 2015 venho trabalhando com SCRIPTCASE. Pesquisei muito até fechar com a ferramenta e afirmo que não existe RAD mais rápido pata PHP.

RAD!!! Não confundam com framework.

Enfim, com seus defeitos e qualidades, são mais de 20 anos de mercado. Uma empresa sólida, comunidade forte e plataforma com tudo que se precisa para fazer um sistema do zero a 100% mais rápido que qualquer framework.

Se a ferramenta não atende a liberdade para trocar existe.
Ainda mais se não tens projetos robustos em produção com a ferramenta que não o deixa satisfeito.

Felipão,
Vantagens do Scriptcase: Não vi ferramenta ainda com um fórum como este, onde vale mais do que qualquer suporte.

1 Curtida

Roberto,

Eu comecei em 2006 e o que me garante sucesso com o Scriptcase é conhecer bem com o Scriptcase funciona internamente. Mas como sempre fala nosso amigo Kleyber: “A Melhor ferramenta é aquele que você conhece”. E eu complemento com uma frase que sempre digo e que para mim se tornou um ditado: “Conhecimento diminui limitações”.

Exato amigo Haroldo! Só vi fóruns assim no mundo open source. Tu és um grande altruísta do nosso fórum.

Sei que o tópico é velho.
Mas as opiniões continuam as mesmas?

Alexandre,

O Tópico não é tão antigo assim.

Acho que quando escrevi nesse tópico já estava na terceira garrafa de vinho. De lá pra cá não bebi mais.

Acho que quando escrevi nesse tópico já estava na terceira garrafa de vinho. De lá pra cá não bebi mais.

kkkkk