Problema para gerar aplicações - Faz somente 5 e para

Olá pessoal,

Hoje tive que fazer uma pequena manutenção em um projeto e alterei a conexão com a base de dados.
Depois disto, fui no edição expressa e atualizei todas as aplicações para a nova conexão.
O problema que estou tendo é que quando mando gerar todas as aplicações, devido a mudança da conexão, ele faz somente 5 aplicações e depois para. Não faz mais nada.
Estou usando a versão 8.1.005, ou seja, a última.
Alguém tem alguma ideia do que pode ser?
[]'s

Vejam o que aparece no log de erros do Apache:

[Mon Aug 24 11:50:45 2015] [error] [client XXX.XX.XXX.XXX] PHP Fatal error: Call to a member function Close() on a non-object in /var/www/scriptcase8/devel/lib/php/database.inc.php on line 3300, referer: http://XXXXXX.XXXXX.com.br/scriptcase8/devel/iface/generate_parallel.php

Parece que o problema está na conexão com o Banco de Dados.
Isto não ocorre em somente 5 aplicações, que são as que consigo gerar o fonte novamente, nas demais, nem entrando na aplicação, verificando em SQL que a conexão está correta, se mando gerar dá o mesmo erro:

PHP Fatal error: Call to a member function Close() on a non-object in /var/www/scriptcase8/devel/lib/php/database.inc.php on line 3300,

Testei a conexão e tudo parece normal.

Fiz um teste com o SQL Builder e também o acesso é normal.

O que será que aconteceu???

Tô parado, sem conseguir terminar uma alteração mínima que tenho que fazer.

Pessoal,

Quase 4 horas tentando ver o que fazer para funcionar e nada ainda.

Já reiniciei até reiniciei o servidor, por desespero.

Mudei permissão, criei outras conexões, usei o SQL Builder, o Database Builder, tudo funciona, menos gerar as aplicações.

O erro que aparece no popup quando mandar gerar é este:

ocorreu um erro ao realizar a conexão com o banco de dados. Connection attempt failed: invalid data source name | Script: /var/www/scriptcase8/devel/compat/nm_select.class.php linha: 420

Não sei mais o que posso fazer para gerar a aplicação e o pior, o cliente liga de hora em hora para saber se vai demorar para colocar no ar a alteração que tinha que fazer.

Já tinha visto várias reclamações quando ocorrem problemas, mas deste tipo, de não conseguir gerar nada, eu nunca tinha passado.

Não vou nem abrir outros projetos com medo de dar o mesmo problema.

No servidor, o arquivo com o erro é este:

-rwxrwxrwx 1 root root 172116 Ago 19 14:37 database.inc.php

Ou seja, ele foi atualizado na semana passada, na última atualização para a versão 8.1.005.

Como é um arquivo do Scriptcase, está codificado e nem dá para ver o que ocorre na~linha 3300, onde está o erro.

Um detalhe que não informei. O ambiente.

Servidor Linux
Ubuntu 12.04
PHP: 5.4.44-1+deb.sury.org~precise+1
Servidor WEB: Apache/2.2.22 (Ubuntu)
ScriptCase Devel: 8.1.005
ScriptCase Build: 50
ScriptCase Prod: 8.1.005
Banco MySQL

Já tentei MySQL PDO, Transaction e Non Transaction.

Se alguém tiver uma dica, por favor, coloque aqui.

Maurelio,

O banco de dados que a sua app abre, está no computador “escutando” ?
No meu caso aqui tenho que iniciar o BD, pois não deixei automático ao iniciar o linux, e se gerar os fontes sem iniciar o serviço do BD que as app’s acessam dá erro.

Olá Jocimar,

Sim, está no mesmo servidor e está rodando sem problemas.
Consigo abrir pelo PHPMyAdmin, ou pelo SQL Builder e pelo Database Builder.
Ou seja, o acesso aos dados está normal.
Foi alguma coisa que deu na atualização que causou isto.

Fiz um teste criando uma aplicação nova com uma tabela do banco e a mesma gera sem erros.

Somente as aplicações que já existiam estão com o problema, só que são 49, ou seja, é impossível e inviável eu ter que recriar todas as aplicações.

Estou o dia inteiro parado tentando fazer funcionar e nada.

Nas app que estão dando erro ao gerar os fontes, funcionam de forma isolada pelo SC ?

Legal pessoal, obrigado pelas dicas, mas ainda não funciona.

Clark, fiz a atualização da 8.1.004 para a 8.1.005 na quarta ou quinta-feira passada. Foi uma atualização normal.

Jocimar, mesmo editando a aplicação e mandando gerar os fontes ou executar ela sozinha, direto, dá o mesmo erro.

Não. Eu criei uma nova conexão com outro nome.
Já tentei criar outra e não adianta.
O teste da conexão informa que está normal.

Já tentei fazer isto e nada.

Sim. Já limpei o temp do SC.
Tá bem complicado…

Pessoal,

Entreguei a toalha, tentei de todas as formas entender e fazer funcionar mas não teve jeito.

Então tive que restaurar o backup da semana passada.

Feito isto tudo voltou ao normal.

Só resta refazer o que já havia feito, mas … não tem jeito.

Agora mudei o meu backup automático de semanal para duas vezes no dia.

O backup é uma cópia zipada da pasta do Scriptcase e também das bases de dados.

Pelo menos assim o estrago será bem menor.

Obrigado a todos que tentaram ajudar.

[]'s