Leandro,
Não sei se ainda está com o problema mencionado ou se já descobriu um contorno que resolva.
Achei seu post porque passei ontem pelo mesmo problema e fiz n pesquisas e testes sem sucesso. Mesmo fazendo o que sugeriram de criar um campo imagem HTML com link para o formulário de edição temos o problema de que continuaremos não tendo botão algum sem ter registros no detalhe (o que acontece logo que inserimos o mestre).
De tudo que testei, a melhor solução que encontrei e a que estou adotando a partir de agora para casos assim é a relatada abaixo:
Vamos supor o cadastro de Pedido e Ítens com exemplo, para facilitar o entendimento.
A única modificação que precisa fazer na grid é colocar um variável na cláusula WHERE do SQL (Ex.: id_pedido = [var_id_pedido]).
Ao invés de criar uma relação Mestre/Detalhe com a grid, crie um botão no formulário Mestre com uma ligação para o grid dos detalhes. Nos atributos da ligação ele vai pedir valor para a variável criada na grid (var_id_pedido) e você atribui a ela o campo do Pedido que faz a ligação. Importante: caso o atributo de ligação seja um campo cujo valor seja criado apenas ao inserir no banco (auto_increment, sequence) marque para habilitar o botão apenas na atualização, pois durante o insert você ainda não terá o valor nesse campo.
Pronto!
A única perda é que não terá a grid de ítens do pedido apresentada logo abaixo do pedido, mas com trabalhinho consegue fazer ficar assim também. Eu não me dei ao trabalho porque achei melhor da forma como ficou.
Você ainda tem a vantagem de nem precisar criar a grid, caso não queira, abrindo já direto o form com a navegação habilitada e o botão novo.