Problema com conexão MSSQL Server no linux com a versão 5.2.0018, 19 e 5.2.0020

 Meu scriptcase estava na versão 5.1.0018 e fiz atualização manual para a versão 5.2.0018 e agora por dentro do ambiente de programação do scriptcase quando vou em editar a conexão MSSQL Server me informa o seguinte erro: 

[center]Falha na conexão.
Query failed.

[/center]
E logo abaixo a mensagem:
[center]Extensão / módulo mssql.dll no php.ini deve estar habilitado.
MS-SQL Server devem ser instalados na mesma máquina
.
[/center]
O interessante é que quando eu vou em /var/www/scriptcase/prod/index.php ou no prod atualizado para a versão 5.2.0018 de minha aplicação publicada que esta no mesmo servidor e vou em editar conexão o erro de conexão não ocorre.
Meu servidor que esta o scriptcase é um linux debian lenny com apache2+php5.2.13+zend3.3.9.
Ontem entrei em contato com o suporte da scriptcase mas fiquei muito decepcionado, afinal eles queriam de qualquer forma que eu configura-se o freetds para acesso a obdc, mas não acho necessário isso pois o acesso ao MSSQL Server já esta sendo carregado pela lib mssql.so dentro de meu php.ini, não havendo necessidade de acesso via odbc, tanto que nos prods onde a configuração do acesso ao MSSQL Server é o mesmo dentro do ambiente do scriptcase esta funcionando, só dentro do ambiente de programação que não esta.
Voltei para a versão 5.1.0018 e estou informando aqui o que me parece ser um bug, pois a mensagem como mostra acima é como se falta uma dll windows, mas meu ambiente é linux.

Acabei de testar com a 5.2.0019 e a mesma coisa, já voltei para a 5.1.0018.

Amigo, e venho lutando há um bom tempo para ter um servidor Linux rodando com Scriptcase, mas percebi que o tempo de manutenção desse servidor acaba consumindo o desenvolvedor.

No diagnosis do Scriptcase apareceu a opção do SQL Server habilitada ?

Aparece habilitada sim, abaixo copia do diagnosis:

[table][tr][td]Ambiente
OK PHP: 5.2.13-0.dotdeb.1
OK Zend: 3.3.9
OK Sistema Operacional: LINUX ALBERTO_TST 2.6.26-2-AMD64 #1 SMP SUN JUN 20 20:16:30 UTC 2010 X86_64
OK Servidor WEB: Apache/2.2.9 (Debian) PHP/5.2.13-0.dotdeb.1 with Suhosin-Patch mod_ssl/2.2.9 OpenSSL/0.9.8g
Java: on
ScriptCase Devel: 5.2.018
ScriptCase Build: 9
ScriptCase Prod: 5.2.018
Bases de Dados
Problema COM
Problema DB2
Problema Ifx
Problema Informix
OK InterBase
OK MsSQL Server
OK MySQL
Problema Oracle 8
OK ODBC
Problema Oracle
OK PostGreSQL
OK SQLite
Problema SyBase
Extensões
OK ZLIB
OK GD
Ambiente ScriptCase
OK Diretorio do php.ini: /etc/php5/apache2/php.ini
OK zend_optimizer.license_path: /var/www/scriptcase/conf - scriptcase.nm
Dados:
NMeki …
OK Permissão de Escrita no ScriptCase
OK Permissão de Escrita na Sessão
OK Acesso a Internet - Socks
OK Permissão de Executar ZendId
OK ZendId MD5: a36ec418098eca2e32065c31fd137484
OK ID: I:RQCG …
OK Popup: OK
OK GD - 2.0
OK /var/www/scriptcase
ScriptCase Instalado
Tabelas
OK sc_tbapl
OK sc_tbati
OK sc_tbcmp
OK sc_tbconex
OK sc_tbevt
OK sc_tbprj
OK sc_tblog_apl
OK sc_tblog_cmp
OK sc_tblog_evt
OK sc_tbrep
OK sc_tbrep_fields
OK sc_tbrep_tables
OK sc_tbsess
OK sc_tbusu
OK sc_tbtrans
OK sc_tbversao
Ambiente ScriptCase
OK Campos Sem Aplicação: 0 [/table]

Infelizmente parece que tem coisas que não tem solução.

Essa mensagem :
Extensão / módulo mssql.dll no php.ini deve estar habilitado.
MS-SQL Server devem ser instalados na mesma máquina.

Fica numa caixa amarela, é uma mensagem padrão só como uma “dica”, um “alerta”
Pode notar que assim que você muda de tipo de conexão aparece outra mensagem.

Onde esta instalado o SQL Server ? e qual a versão dele ?
Quando você publica, você publicou em outra maquina ou foi no proprio linux tambem?

O meu banco do SQL Server é o MSSQL-Server 2000 e esta instalado em um servidor com Windows 2003 Server Standart, eu publico na maquina que esta instalado o scriptcase que é meu developer e no servidor de produção que é outra maquina, fazendo um teste nas duas maquinas o prod faz a conexão normalmente o problema é só por dentro do scriptcase mesmo, por dentro do ambiente de desenvolvimento, e por causa desta falha na conexão eu não consigo gerar os fontes dos aplicativos que acessam a base do SQL Server.

Apenas para constar eu decidi fazer um teste com as versões anteriores por isso baixei as versões 5.2.0001 até a 5.2.0017 e fui atualizando na sequência do 1 para frente e descobri que até a versão 5.2.0011 não ocorre o erro que relatei acima e da versão 5.2.0012 já começa o erro como descrevo, nós estamos com a versão 5.1.0018 há um bom tempo e só agora decidimos fazer a migração para a versão 5.2 inclusive começamos com a 5.2.0018, mas pelo menos descobri com este teste que o problema não é com a versão 5.2 mas sim da versão 5.2.0012 pra frente.

Caro Antloufer,

Aparentemente o erro aparenta ser problema da conexão, que foi modificada, do scriptcase.
Irei solicitar que o desenvolvedor responsável, re-examine o modulo de conexão mssql.

Mas deixo claro, que o scriptcase não foi testado e homologado usando o modulo php5_mssql em ambiente linux. Por isso a empresa não garante continuidade do funcionamento após atualizações.

O operador do suporte lhe forneceu a informação correta, pois atualmente só o modulo freetds (ODBC) esta homologado e possui total auxilio do suporte em sua instalação.

Informação visível no webhelp do framework:
http://downloads.scriptcase.net/downloads/v5/manual/pt_br/webhelp/manual_mp/82-Tutoriais/11-mssql/12-mssql_linux.htm

Atenciosamente,
José Arteiro Teixeira Cavalcanti.

Muito obrigado pela atenção, abri um ticket no suporte da netmake e me falaram que estão verificando o caso, mesmo assim vou ver esta configuração com o freetds.