Problema com acentuação na sessão código do PDF

Meus caros,

O problema que estou tendo é o seguinte: quando coloco texto acentuado em [Report PDF -> Layout PDF -> Código] eu salvo e ele ele fica correto. Se sair da desta sessão/opção para outra qualquer, quando volto nela os caracteres acentuados são trocados por símbolos (comportamento típico de problema de charset). Vejam exemplos abaixo:

Coloco o trecho:
$this->Cell(60, 5, utf8_decode(“Razão Social”), “LBR”, 0, “C”);
$this->Cell(93, 5, utf8_decode(“Endereço Principal”), “LBR”, 0, “C”);

Quando quando vou para outro lugar no SC e volto nesta mesma sessão/local, está assim:
$this->Cell(60, 5, utf8_decode(“Razão Social”), “LBR”, 0, “C”);
$this->Cell(93, 5, utf8_decode(“Endereço Principal”), “LBR”, 0, “C”);

Já teste mudei o charset da aplicação ([Aplicação -> charset) e não resolveu. Testei os charsets ISO-8859-1, UTF-8 e Windows-1251. Parece que o problema tema ver com isso, pois quando usei UTF-8 os símbolos que ele inseriu no lugar dos caracteres acentuados mudou, mas todas as opções inseriram símbolos, o que significa que essa conclusão não me ajudou em nada.

Alguém sabe o que é preciso fazer para resolver isso?

Qual ambiente que isso ocorre? Isso me parece problema de configuração de ambiente!

FredKeyster,

Meu SC está instalado em um servidor Linux CentOS 6.5 Amazon. O único lugar onde dá problema com palavras acentuadas é na seção Código do Report PDF.

Faz o seguinte, tenta criar um PDF no blank , coisa simples mesmo usando o FPDF e no pdf coloca caracteres especiais e palavras com assentos. Se no blank acontecer a mesma coisa, o problema ta no servidor. Se o Blank funfar legal, ai o problema é no ReportPDF.

FredKeyster,

Na Blank não dá problema de acentuação no código. Apenas no Report PDF, sessão Código.
O seu não dá esse problema?

Não uso ReportPDF, na minha opinião é um atraso! Muitos aqui dominam e gostam isso é de cada um, mas prefiro o FPDF puro, pois me da opção de fazer o que eu desejar com relação a Layout.

Bem, o problema então não é seu servidor, é algo na rotina do ReportPDF, acho que será necessário você compartilhar um “passo a passo” de como você esta fazendo, isso pode ate ser um detalhe despercebido ou ate mesmo um Bug, não sei!

Erikson,

Eu considero esse problema um Bug do ReportPDF.

A acentuação dos campos não é problema.
O problema é no texto que digitamos.

Sofri muito com isso.
Solução, paliativa, que encontrei: Tirei os acentos. :>(

jorgepopel,

Pois é… e um problema antigo, por sinal, e sem correção até o momento.
O triste é que, tirando os acentos, fica feia a escrita. O que eu fiz foi criar atributos para receber os textos acentuados em algum evento e na sessão código do Report PDF eu coloco a variável com utf8_decode. Assim tenho um trabalhinho, mas imprimo acentuado.

Exato, meu amigo.
Um bom trabalhinho extra.

Tb pensei em resolver dessa forma que vc explicou. Mas a vontade é pouca. hehehe

Esse problema existe principalmente em aplicações migradas.

Me parece que co collate do banco de dados do SC esta diferente da aplicação (IDE SC).

Eu tenho corrigido indo direto no banco do SC.

Haroldo,

Eu instalei o SC de forma “default”.

Como faço para acessar o BD?

Haroldo,

Outra pergunta, além de como corrigir isso no banco SC: essa correção é do collate (apenas uma vez e está resolvido para qualquer aplicação PDF criada) ou do texto específico da aplicação (teria que fazer isso a toda aplicação)?

Senhores,
É notório que existem vários locais para configurar o utf8 no Scriptcase e ainda assim o problema persiste. Fica a dica para NetMake - Scriptcase dar uma atenção especial e simplificar a configuração do utf8 numa próxima versão.