Preciso saber PHP?

Boa tarde, no scriptcase existe algo do tipo que calcule dois campos, mas sem inserir códigos. Exmplo: CampoA + CampoB = CampoC. Outra ferramenta faz este “trabalho”, o maker da softwell. Para poder criar sistemas em scriptcase, onde existam cálculos (estoque, contas a pagar, caixa, etc) é necessário saber PHP?

Obrigado,

1 Curtida

Companheiro Boa Tarde,
O scriptcase é uma ferramente framework que utiliza php com linguagem de programação, que algumas coisas ele faz bem sem a necessidades de se conhecer o PHP, porem para calculos mais elaborados ele aceita o código puro e nesses casos é necessario o bom conhecimento de algoritmos e da sua linguagem.

Att Arquimedes

Eu acredito que mesmo o maker fazendo o cálculo para você é interessante saber o básico do php, html e javascript.
O resto é como o Arquimedes falou. Cálculos mais elaborados irão requerer mão na massa. Boa sorte

Nada de qualidade é criado sem saber a linguagem nativa da ferramenta, isso acontece muito com o Joomla, Wordpress, Magento, Maker Mobile, etc…

Por isso vemos tantos sites porcos, pessoas que fazem sites por R$ 100,00 usando joomla e se acham um máximo, pessoas fazendo loja virtual magento com template padrão, pessoas que fazem sistema web por R$ 300,00 tomando o mercado de pessoas sérias, com aplicações horríveis.

E é isso ai, como um velho amigo meu dizia, “Maldita inclusão digital”.

O problema não é quem faz, e sim quem compra. O cara que faz é apenas um cara que fez o produto com o conhecimento que tinha na solução seja qual for ela, se o conhecimento dele é limitado o produto será limitado, se o conhecimento dele é amplo o produto gerado será de melhor qualidade o problema é que muitos clientes só pensam no valor do investimento e não na qualidade do programa, ou as vezes quando percebem que a solução adquirida é ruim acabam gastando duas vezes.

O problema paulo é que o usuário não sabe o que é a parte interna, ou seja produtos bonitinhos temos vários por ai, até o cliente perceber que o produto não é funcional, já levou um rombo e os pseudo-programadores levam a culpa e destroem a moral dos programadores sérios. O mesmo acontece com empresas que contratam funcionários que se dizem programadores e o cara não sabe nem o que é um array.

Claro tem as exceções, pessoas inteligentes e contratantes expertos, mas é a minoria.

Concordo com o Robert e o Paulo, por isso as vezes me vejo mesmo depois de um projeto concluido, sempre mexendo em alguma coisa, nunca estou completamente satisfeito com o que fiz, sempre acho que tem como melhorar mais e mais.

Ainda bem que ele não sabe a parte interna, já imaginou se ele ele visse por exemplo que um control login da vida com dois campos e um submit o scriptcase gera 7 arquivos e mais de 6 mil linhas de código, ele não comprar nada feito em scriptcase, mesmo você dando o código para ele. KKKK

kkkkkkk. Boa observação.

Mas o que eu quis dizer com ver o código é saber o que se passa por trás.

xD

kkkkkk… o novato só queria uma resposta… Sim ou Não…
aí a galera aproveita e desabafa…kkkkk…massa…

seguinte amigo… eu não manjo nada de php…acreditem…mas fiz um sistema de gestão completo com o SC.

nota-se… eu entendo muito das regras de negócio que desenvolvi…mas tb conheço SQL, IFs e Elses da vida… em sumo…lógica…

PHP vc tem que conhecer mas não precisa ser o Mega, Ultra, Super programador para trabalhar com SC…(meu caso)

o que eu aprendi de códigos mesmo além da faculdade foi nos últimos 8 meses trabalhando com SC… mas quando o caldo engrossa o SC não resolve pra vc… aí entra o conhecimento das linguagens compatíveis com o SC…e lógico a ajuda dos experts aqui do fórum…

Uma dica: preocupe-se em faze-lo funcionar de acordo com as regras e bons costumes de programação… depois vem as flores…a parte em que vc tenta deixa-lo com um visual legal…pois o SC é bem feinho…
flow…
e sim…estude PHP…etc

Se você tem tempo para estudar PHP e ficar com conhecimento mediano da linguagem eu recomendo que compre sim o SC, pois minha avaliação foi exatamente essa durante os 20 dias trial, fiquei uma média de 16 horas fazendo forms e testando aplicações e ainda tive muitas surpresas.

Mas se você não tem tempo e nem tem conhecimento mediano de PHP e programação, não recomendo adquirir a ferramenta, é uma ótima ferramenta porém com uma curva de aprendizagem de uns 90 dias dedicados a estuda-la, sem conhecimento prévio de PHP ou mesmo programação em geral essa curva de aprendizagem pode passar de 1 ano fácil.

Isso mesmo. Comecei nessa base.
Fiquei 20 dias com o SC trabalhando umas 6 horas por dia nele… para ver o que eu com pouco conhecimento seria capaz de fazer.

fiz tudo que tinha nos vídeos… estudei um pouco de php e relembrei meu tempo de faculdade…
Resultado…comprei a ferramenta… e olha que eu estava negociando com a maker all…desisti…pois o SC foi mais eficiente.

eu não consegui fazer 1 form seque no maker all…

Curva de aprendizado 90 dias, a menos que você seja um Saulo da vida, 10 dias. xD

Agora para ele que não sabe php talvez o maker da softwell seja melhor pois lá a programação é gráfica com fluxogramas, eu não gostei muito pois como sei php para mim é muito mais fácil escrever logo o código do que desenhar um fluxo, por exemplo uma expressão simples aritimética $a=$b+$c; lá eu tenho que gerar um fluxo onde o primeiro nó é o resultado ai tenós filhos com os operandos e operadores, achei mais lento desta forma imagine um calculo maior com outras lógicas e loops. Fora que ele é bem mais caro.

a NM precisa fazer apenas 2 coisas para espancar o maker all.

1º - Fazer um documentador automático igual a do maker all
2º - ao criar um campo dentro do SC ele criar o campo dentro do banco…

No mais só melhorar o visual para plataformas mobile…

O Robert é impressão minha ou você me chamou de lerdo…??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eita…!!

Olá,

Venho do FlagShip/Linux (2000/2012), onde você têm que escrever tudo!
O Maker você utiliza uma estrutura “gráfica” para as suas funções, porém a geração do sistema não esta presa a uma linguagem!, porém como mencionado, o mesmo é mais lento para desenvolver!, mas há vantagens conforme a sua necessidade!
O SC é para PHP, então não temos algo “completo”, pois precisamos aprender o PHP para “completar”, porém na linguagem PHP, se precisarmos instalar nosso projeto em Java, como que fica ?, então a nossa necessidade e objetivo é o PHP, independente se definimos como nossa linguagem de trabalho, ou por ideologia, isto é indiferente!
Conheci o SC (jun/2012) através de um amigo (que usa o Maker). Estudei as vídeos aulas e li todo o WebHelp, e no mês de ago/2012 iniciei estudando os seus recursos (quando comprei). Em nov/2012 começei a migrar meu ERP que está em FlagShip/Linux, com aproximadamente 250 mil linhas de códigos e mais de 400 opções.
Até o momento já mudei 25% do sistema. Durante esta mudança, o que fui precisando de funções do PHP fui pesquisando na NET, onde encontrei manual do mesmo. Junto também verifiquei o que podia usar do SQL evitando assim processar retornos que poderiam estar resolvidos pelo BD.
Quanto ao SC, por enquanto, a única coisa que achei falta é de um melhor apoio no código que colocamos nos eventos, bibliotecas, …, pois para verificar o que fazemos de errado é necessário ficar utilizando o sc_alert() e cia para achar o erro. Neste quesito é muita perca de tempo. Quando temos um compilador, os erros são apontados, e não há perca de tempo que ficar com erro em tempo de execução que poderia ter sido analisado pelo SC (detentor de nosso código), porém isto favorece ao nosso conhecimento, pois temos que estudar muito mais.

Att,

Jocimar

O modo debug do scriptcase é muito limitado, não passa de um var_dump ou echo de comando sql. Debug de verdade tem que ter breakpoint e o modo de executar onde você vai observando código e estado das variáveis passo a passo.

Estude 80% de SQL e 20% Php e terás um bom desempenho no SC! Mas o principal é saber e dominar a “Regra de negócio” do sistema que você pretende fazer, não adianta ser um Mega Programador se não entende sobre “Processos”.

Abração!

kkkkkkk Foi mal me expressei errado era pra dar o ar contrário. =/

É o sono.