Olá,
Venho do FlagShip/Linux (2000/2012), onde você têm que escrever tudo!
O Maker você utiliza uma estrutura “gráfica” para as suas funções, porém a geração do sistema não esta presa a uma linguagem!, porém como mencionado, o mesmo é mais lento para desenvolver!, mas há vantagens conforme a sua necessidade!
O SC é para PHP, então não temos algo “completo”, pois precisamos aprender o PHP para “completar”, porém na linguagem PHP, se precisarmos instalar nosso projeto em Java, como que fica ?, então a nossa necessidade e objetivo é o PHP, independente se definimos como nossa linguagem de trabalho, ou por ideologia, isto é indiferente!
Conheci o SC (jun/2012) através de um amigo (que usa o Maker). Estudei as vídeos aulas e li todo o WebHelp, e no mês de ago/2012 iniciei estudando os seus recursos (quando comprei). Em nov/2012 começei a migrar meu ERP que está em FlagShip/Linux, com aproximadamente 250 mil linhas de códigos e mais de 400 opções.
Até o momento já mudei 25% do sistema. Durante esta mudança, o que fui precisando de funções do PHP fui pesquisando na NET, onde encontrei manual do mesmo. Junto também verifiquei o que podia usar do SQL evitando assim processar retornos que poderiam estar resolvidos pelo BD.
Quanto ao SC, por enquanto, a única coisa que achei falta é de um melhor apoio no código que colocamos nos eventos, bibliotecas, …, pois para verificar o que fazemos de errado é necessário ficar utilizando o sc_alert() e cia para achar o erro. Neste quesito é muita perca de tempo. Quando temos um compilador, os erros são apontados, e não há perca de tempo que ficar com erro em tempo de execução que poderia ter sido analisado pelo SC (detentor de nosso código), porém isto favorece ao nosso conhecimento, pois temos que estudar muito mais.
Att,
Jocimar