Possível bug em formulário inserindo registro duplicado

SIMULAÇAO DO POSSÍVEL BUG:

• Tenho um grid que tem o botão NOVO para criar novo registro
  • Tenho o formulário que está ligado com a grid
  • No formulário está marcado a opção “Retornar Após Inclusão” que é após incluir o novo registro o formulário fica no modo edição
  • Aconteceu que depois de fazer a inclusão e permanecer no formulário para edição eu cliquei com o click direito e cliquei em “Atualizar frame”
  • Aconteceu o seguinte: Foi inserido um novo registro igual ao que estava em edição sem passar pela validação (mesmo tendo alguns campos em branco que deveria ser validados)

Se proceder essa situação acho que pode ser um bug e grave nos formulário do scriptcase

ScriptCase: 9.6.010
Banco Dados: SQLServer

Passei por isso em 2017.
Desde então aboli aplicações do tipo formulário.
Falham em modo mult usuário, quando o mesmo registro é editado ao mesmo tempo em telas diferentes, pois executam sempre o Update em todos os campos da tabela usando os dados que estão nos campos da aplicação, em vez de fazer update apenas no campo alterado.
Re-exibir campos habilitados pelo console do browser.

Atualmente utilizo uma app de controle e todas transações no banco, assim como regra de negócios em uma camada com classes php.

O scriptcase poderia ter nas app controle um meio de escolher um tabela e poder importar os campos para não precisar de ficar criando os mesmos já ajudaria bastante!

Eu faço isso com uma app que inseri os campos direto na base do SC, mas é algo altamente arriscado.